terça-feira, 15 de junho de 2010

São Paulo com mais enchentes

Eu acho que a gente nunca vai esquecer o final de 2009 e o começo de 2010, devido as fortes chuvas que alagaram a cidade. Choveu muito. Houve recordes históricos de chuvas. Hoje, 15/06, a notícia que saiu no Jornal Folha de São Paulo não é das melhores. Segundo um estudo intitulado “Vulnerabilidade das Megacidades Brasileiras às Mudanças Climáticas”, a previsão até 2030 é que 20% do território de São Paulo estará sujeito a enchentes e 11% com risco de desabar.

O aquecimento global é o grande vilão da história, porém não é o único. A expansão desenfreada da cidade também ajuda a enlouquecer o tempo. As pessoas acabam indo morar em encostas, margens de córregos e rios, aterrando estes locai e suprimindo o curso normal da água. Quando chove, vira aquela loucura.

Há uma solução para isto? Melhorar a nossa urbanização. Não promover construções irregulares, aumentar os espaços de áreas verdes, enfim, transformar a partir de agora a cidade em que vivemos.

A Prefeitura vem começando a fazer isso, com a construção de parques lineares ao longo das margens dos córregos a fim de evitar invasões. Isto ajuda muito. Agora a gente também tem de fazer a nossa parte e tirar o concreto da nossa vida.

Plantar árvores, preservar as áreas verdes existentes. São atitudes simples, mas que podem, sem dúvida, criar um outro futuro para nossos filhos e netos.

E você o que pensa sobre o assunto? Você acha que as mudanças climáticas são fruto do aquecimento global ou a urbanização ajuda neste processo?

Participe! Dê sua opinião!

Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Nenhum comentário: