quarta-feira, 21 de abril de 2010

Estradas paulistas são melhores

Recentemente houve um ranking com as melhores estradas do Brasil e o resultado: das 16 melhores rodovias do país, 15 são do Estado de São Paulo e, destas, 14 são de concessão. Ou seja, o modelo adotado pelos paulistas foi considerado superior. Isto tem impacto mundial, pois estas informações são repassadas a outros países e nossa gestão de rodovias é exportada para o mundo todo.

No início o Estado de São Paulo foi muito criticado por conta deste tipo de concessão e por causa dos altos valores dos pedágios. É claro que os valores podem ser revistos, porém quem ganhou com a concessão fomos todos nós. Nossas estradas tem custo alto, mas também tem segurança, pistas novas, asfalto lisinho, segurança 24 horas, câmeras de monitoramento em praticamente todo o trecho, investimentos diários. Se não fosse pela iniciativa privada, não teríamos a Nova Imigrantes, a pista da Bandeirantes – única no Brasil que suporta com segurança a velocidade de 120 km/h – viadutos, acessos, enfim, toda infra estrutura necessária para atender bem o contribuinte.

E o melhor: só paga quem usa a rodovia. Antigamente o dinheiro dos impostos era dividido com as rodovias, ou seja, mesmo que eu nunca tivesse pego uma estrada, eu pagava pela manutenção dela. Hoje em dia, isto não acontece.

Porém quando olhamos as estradas federais, o mesmo não acontece. O pedágio pode ser barato, porém só serve para tapar buraco. A gente não vê investimentos em duplicação de rodovias, recapeamento, estrutura de pontes e viadutos. A tão sonhada pista dupla em trecho de serra da Régis Bittencourt ficou para depois de 2013. Será que sai? Além disso, tem um trecho da Fernão Dias que está interditado desde março por conta de uma encosta ter cedido e afetado a estrutura de um viaduto e as obras de reparo vão durar mais de seis meses. Imagina uma rodovia ficar fechada tanto tempo?

O comportamento do Governo Federal com relação a esta concessão foi extremamente demagógico e eleitoreiro, no entanto, vem demonstrando ser falho. Fez uma propaganda falsa de melhorias a baixo custo, mas o que vemos são promessas. Nada de seriedade e responsabilidade com o cidadão.

É importante a gente ponderar sobre a questão dos pedágios. O barato pode sair muito caro e o modelo adotado pelo Estado de São Paulo vem demonstrando a superioridade e o acerto dos Governos Paulistas nesta questão.

Abs,

RT

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