terça-feira, 27 de abril de 2010

Chips nos carros até 2014

Há muitos anos eu falo sobre este assunto, mas parece que agora, finalmente, sairá do papel: instalação de chips nos veículos para melhorar o trânsito, a fiscalização e o controle da frota.

Esta matéria ganhou resolução do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran – recentemente e estabelece que até 2014 toda a frota de veículos do Brasil deve estar com chip. Aqui em São Paulo o processo já está bastante adiantado e antes deste prazo nossos veículos estarão com chip. Isto acontece porque o assunto é discutido aqui desde 2007 e neste ano a Prefeitura realizará as Audiências Públicas para debater o tema e lançar edital de licitação do projeto.

Cabe adiantar que a instalação deste chip não terá nenhum ônus aos proprietários dos veículos, mas trará uma série de facilidades sem tamanho. Primeiro porque neste chip haverá os números de placa, chassi e código do Renavam. Ao passar pelas antenas instaladas pela cidade, uma central identificará irregularidades como falta de licenciamento, atraso no pagamento de IPVA, multas sem pagar e, principalmente, placas clonadas.

Além disso, vai auxiliar no combate ao furto e roubo de veículos, porque haverá condições de localizá-lo com muito mais rapidez e até prender quem praticou o furto. E tem mais: o preço do seguro, por consequência cai, já que as seguradoras terão de pagar menos pelas indenizações. E não é só roubo de carro não. Também tem a questão dos seqüestros relâmpagos. Ao notar um movimento estranho, a Polícia poderá identificar que algo diferente está acontecendo e conter o assalto.

O chip é uma tecnologia que já deveria ter sido implantada há muito mais tempo. Só haverá ganhos com isto. Não sei o porquê de tanta demora. É importante que São Paulo está na frente neste caminho. É imprescindível a adoção dos chips. É uma ação realmente compensadora.

E você o que pensa sobre o assunto? Você concorda com a implantação dos chips? Escreva para mim! Dê sua opinião!

Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Um comentário:

Emerson disse...

Caro Ricardo

Entendo o lado da seguranca, mas é uma afronta a privacidade dos cidadaos.

Vimos nos EUA os ataques de 11 de setembro serem utilizados como justificativa para remocao de varias liberdades individuais e um grande aumento do estado policial.

Parece que o Brasil irá dar um pulo e se tornar rapidamente o maior estado policial do mundo

http://blog.antinovaordemmundial.com/?p=829