quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Politização das enchentes

Nos últimos meses a gente tem visto muitas chuvas atingindo São Paulo, as cidades vizinhas, o Rio de Janeiro e o sul do país. Verdadeiros temporais que causaram muitos transtornos.

Em São Paulo eu venho acompanhando de perto o trabalho da Prefeitura e do Governo do Estado. Eles têm feito de tudo para amenizar os danos e continuar levando dignidade para as pessoas. Buscam respostas na engenharia, nos serviços e na legislação brasileira para encontrar a melhor solução.

No entanto, o que a gente infelizmente tem visto é a politização das enchentes, ou seja, políticos tentando angariar votos em meio a desgraça alheia. No momento da chuva quem estava no local ajudando os moradores? A Prefeitura. Quem passava as noites acordados acolhendo quem estava necessitado? A Prefeitura. E agora alguns políticos apareceram – depois de quase tudo resolvido – para “brigar” por melhorias?

A gente não pode jamais usar a política para si mesmo. Quando os bairros mais atingidos estavam em calamidade eu conversei com comerciantes da região, fui em igrejas e associações para pedir a união de todos a fim de auxiliar aquelas pessoas. E é isso que a gente tem fazer! Temos de nos unir para irmos atrás das respostas no momento do problema.

Em São Paulo choveu muito. Janeiro foi o mês mais chuvoso da história. Em lugares mais “chiques” sem áreas de risco, totalmente urbanizados, aconteceram problemas de deslizamentos. Quando eu vi que na Pompéia desabou uma casa fiquei surpreso e até me perguntei: Mas lá não tem encosta? Lá não é periferia? Pois é, até gente com mais condições financeiras sofreu.

Agora a gente tem de continuar na luta para ajudar São Paulo a enfrentar as chuvas. Não jogar lixo no chão para não entupir os bueiros. Ainda hoje vi uma senhora jogando uma latinha de refrigerante pelo vidro do carro. Isto é um absurdo! Não adianta limpar as bocas de lobo se o pessoal vai atrás sujando.

Se cada um de nós fizer a nossa parte, a cidade vai passar por estas chuvas muito melhor do que entrou. De nada adianta misturar política com tragédia. Não é assim que vamos ajudar São Paulo.

E você o que pensa sobre a politização das enchentes? Entre no meu site www.ricardoteixeira.com.br e dê sua opinião.

Participe! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Nenhum comentário: