quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dengue: ameaça para São Paulo

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde dos 96 distritos da capital, três correm risco de surto de dengue e outros 29 estão em alerta. É algo assustador, pois a dengue pode matar se não for diagnosticada a tempo.

Nesta época de muitas chuvas – chegamos a ter quase 50 dias chovendo sem parar – é bastante propício para a proliferação das larvas, já que água parada é o criadouro do mosquito.

A água parada a gente pode encontrar nas calhas das casas, nas garrafas pet e de vidro e nos pneus. Por este motivo é extremamente importante manter as calhas limpas, as garrafas e os pneus guardados em local coberto e bem longe das chuvas.

Além disso, outros locais ideais para virar criadouro são: caixas d’água destampadas, piscinas e vasos – tipo xaxim. Nestas férias fez muito calor e é natural que muita gente montou aquelas piscinas de plástico para a brincadeira da criançada. Porém é preciso ficar atento com a água parada. De um dia para o outro tudo pode acontecer.

A Prefeitura está fazendo a parte dela enviando agentes de saúde casa a casa verificar os problemas e aplicar os produtos químicos para acabar com as larvas. No entanto, a gente também tem de fazer a nossa parte. Se vir um terreno sujo, com mato e cheio de água, ligar para a Subprefeitura, denunciar e exigir uma limpeza rápida.

Ao mesmo tempo limpar as calhas e outros objetos com escovas e esfregar bem para eliminar os ovos do mosquito Aedes Aegypti.

Se cada um fizer a sua parte, a Dengue não será uma ameaça para a Mooca e para nenhum outro bairro da cidade de São Paulo.

No meu site www.ricardoteixeira.com.br, o debate sobre a Dengue continua. O que você está fazendo para ajudar a acabar com o mosquito?

Participe! Dê sua opinião!

Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

2 comentários:

Anônimo disse...

Precisamos reeducar a população, em todos os sentidos!!!!!!!!!!!Urgente!!!!

Anônimo disse...

Trabalho em uma empresa dentro da USP, e o Grupo de Cipeiros, estão fazendo um trabalho importante de varreção nos 14 prédios, como prevençao ao Mosquito Aedes Egypit. Estamos recolhendo lixos, colocando areia nos pratos dos vasos com plantas, limpando calhas,os jardins externos e suspensos.
Está sendo um trabalho, cansativo porém já estamos tendo resultado positivo, e estamos satisfeitos com isto, porque os funcionários estão colaborando. Nós estamos pensando em elaborar ou conseguir folhetos explicativos sobre a "Dengue" e como se prevenir.
Estamos dando nossa contribuição junto a sociedade.
iecavalcanti@hotmail.com