segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Chuvas de janeiro

Todos nós acompanhamos pelo noticiário da TV, rádios e jornais, o drama das chuvas neste mês de janeiro. O mês começou e terminou debaixo da água – literalmente para algumas famílias.

Cenas duras de se ver. Eu visitei algumas famílias atingidas pelas chuvas. Muitas ainda estão morando dentro de suas garagens, enquanto em outros locais a água ainda ocupa o espaço térreo da casa.

A primeira coisa que fazemos é achar um culpado: no caso o Prefeito. Realmente o poder público tem sua parcela, no entanto, não podemos esquecer que nós também ajudamos a causar tantas enchentes. Quando a gente joga papel no chão, latinha de cerveja, bituca de cigarro, entre outros, contribuímos para o entupimento das bocas de lobo, dos córregos e dos piscinões.

A gente pode até xingar o prefeito, mas vamos começar a olhar nossas atitudes. Além disso, este mês de janeiro choveu demais! Quase batemos o recorde de 1947. Em uma época que tínhamos mais verde e menos asfalto. Falando nisto, a gente está matando cada dia mais a natureza. Quando removemos uma árvore ou quando destruímos um pedaço das poucas áreas de proteção ambiental de São Paulo, tudo ajuda para que as enchentes atinjam mais pessoas. Naquela região do Pantanal, por exemplo, era a antiga Várzea do Tietê, ou seja, um lugar por onde o rio passa. Ao invés de deixarmos o curso do rio tomar seu caminho, invadimos seu espaço e a consequência sentimos nestes meses de dezembro e janeiro. O poder público estava errado em não vigiar, mas quem foi para lá e iludiu outros moradores para irem também, cometeu o mesmo erro.

E tem ainda um pessoal que deposita entulho no que resta de mata em São Paulo. Milhares de multas foram emitidas. Teve um descarregamento recente em que 10 caminhões foram apreendidos. Mais lixo, mais cheias.

A previsão é de mais chuva agora em fevereiro. Fica aqui uma pergunta: “o que podemos fazer para causar menos enchentes?”. No meu site www.ricardoteixeira.com.br, no blog, no chat e no twitter a gente pode debater ideias e propor soluções. E no meu e-mail ricardoteixeira@camara.sp.gov.br você também pode enviar sua opinião.

Participe! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Nenhum comentário: