terça-feira, 18 de agosto de 2009

São Paulo e as ciclovias

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado planejam a construção de quase 60 km de ciclovias até o final de 2010. É um marco na gestão pública em benefício ao meio ambiente.

Na cidade de São Paulo o meu amigo Walter Feldman, secretário dos esportes, pretende entregar no final de agosto uma ciclovia que ligará os Parques do Povo, da Bicicleta e do Ibirapuera, em um total de 5 km. O trecho funcionará aos domingos, por dois meses, em caráter experimental. A proposta depois é expandir o projeto para 22 km e interligar nove parques na cidade. É uma ideia genial, porque fará com que as pessoas acostumem-se a utilizar a ciclovia e ao Poder Público verificar como será sua atuação com os ciclistas.

O investimento vale a pena. Pequenas viagens podem ser feitas de bicicleta. Este meio de transporte não polui e o usuário ainda faz uma atividade física – tão primordial nos dias estressantes de hoje. De acordo com dados da pesquisa Origem-Destino do metrô, cerca de 304 mil viagens são feitas por dia em bicicletas.

As obras começam pela periferia (exatamente onde a bicicleta é muito utilizada). As três regiões contempladas são: Grajaú, Zona Sul, Jardim Helena, na Zona Leste e Jardim Brasil, na Zona Norte, totalizando 45 km de ciclovias. Os serviços já começam em dezembro.

Já no Governo do Estado a construção das ciclovias será ao longo da Marginal Pinheiros ao longo da linha da CPTM , entre as regiões do Parque do Povo, nas estações Itaim Bibi, Villa Lobos e Pinheiros. Serão mais 7,5 km de pista para bicicletas.

Ao mesmo tempo a CPTM inaugurou recentemente o 15 bicicletário nas estações, que agora oferecem mais de 4 mil vagas para estacionamento de bicicletas.

O investimento em transportes alternativos é primordial em uma metrópole como São Paulo. Não dá mais para colocar tantos carros nas ruas, porque poluem demais e causam grandes congestionamentos. O transporte coletivo de massa também está saturado em diversas regiões. E a bicicleta vem como uma sugestão para percorrer aquele caminho até o mercadinho, a farmácia, a escola, enfim, caminhos rápidos ajudando a melhorar o ar que respiramos.

O que você acha das ciclovias? Faltam investimentos? Quais locais você sugere para que seja implantado o sistema?

Participe! Dê sua opinião!

Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

4 comentários:

Anônimo disse...

PRECISAMOS DE MAIS AREAS DE LAZER NA CIDADE DE SÃO PAULO, E AS CICLOVIAS SÃO UMA ÓTIMA IDEIA.
TODA SÃO PAULO PRECISA DE CICLOVIAS, ALÉM DE SER UMA MANEIRA DE SE LOCOMOVER E TAMBÉM UMA ALTERNATIVA EFICIÊNTE PARA A SAÚDE.

Anônimo disse...

NÃO ESQUEÇAM DA NOSSA TÃO ESQUECIDA ZONA LESTE!!!!

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caro amiga ou amigo anônimo a Zona Leste será contemplada nesta primeira fase com uma ciclovia no Jardim Helena, próximo a estação de trem São Miguel. Um abraço e continue participando. Vereador Ricardo Teixeira

Anônimo disse...

COMO VC VEREADOR TEM A CARA DE PAU DE COLOCAR DECLARAÇÕES COMO SE TIVESSE PREOCUPADO COM A POPULAÇÃO, E TIROU A MÁSCARA NA VOTAÇÃO A FAVOR DOS FRETADOS!!
FOI ÀS REUNIÕES DA ASSOFRESP SÓ PRA COLHER INFORMAÇÕES, INFORMANTE, PAU MANDADO, MARIONETE, ISSO É O QUE VC É.
NÃO FOI HOMEM DE CUMPRIR O QUE DISSE NA FRENTE DE CENTENAS DE TRABALHADORES EM REUNIÃO NA ASSOCIAÇÃO!!
VOCE FOI O MAIS FALSO DE TODOS.ESPERO QUE NUNCA PRECISE DE VOTOS DA POPULAÇÃO, POIS COM CERTEZA MILHARES DE NÓS NÃO VOTARÃO EM VC!!!!PUXA SACO DO KASSAB!!!!!!!!Quero ver se vai publicar esse comentário, seu egoísta!!!PÉSSIMO!!!!!!!!!!!!!
ROBERTA.