segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Desrespeito no trânsito

Neste final de semana eu fiquei pensando sobre os perigos de andar de moto no centro expandido de São Paulo e de quem será a culpa por isso?

Os motociclistas correm como “loucos” ziguezagueando os carros, desrespeitando a sinalização e sempre vemos um deles “estendido” no chão. Uma parte da culpa é nossa por querer sempre que a encomenda chegue rápido ou que a pizza venha no horário. Muitos ganham por entrega, então quanto mais serviço, mais salário no final do mês.

A outra parte da culpa é das autoridades de trânsito que não fiscalizam o descumprimento da legislação. No Código de Trânsito Brasileiro está bem claro que o motorista deve manter a distância segura na frente, atrás e ao lado dos veículos. Quando a moto trafega entre os carros não mantém esta distância. Já é um desrespeito do CTB.

Além disso, o índice de velocidade é assustador. Nas Marginais os motociclistas “voam”. A consequencia: duas mortes por dia no trânsito de São Paulo.

Por que ninguém faz nada para acabar com isso? Por que temos de conviver com a mortalidade de jovens, já que a maioria dos condutores de motos são garotos de 20 a 30 anos?

Será que existe algum lobby atrás disso?

E você o que pensa sobre o assunto? A culpa é nossa por querer tudo rápido ou da falta de fiscalização?

Participe! Dê sua opinião!

Seja Vereador Junto Comigo

Abs,

RT

Um comentário:

Cristófalo disse...

Vereador,

Este é um problema meio que descomunal em nossa cidade, mas de difícil resolução. Veja bem...

Sou motociclista há mais de 10 anos e motorista há 29 anos, tenho hoje 47 anos de idade.

Sempre utilizei os corredores, nunca fui fechado por nenhum carro, assim como nunca tive nenhuma queda. O quase acidente que eu tive foi justamente quando estava transitando na via normal, ocupando o espaço de um carro, e o carro que vinha atrás chegou a bater na minha traseira.

Existe uma grande diferença entre MOTOCICLISTA e MOTOQUEIRO.

Eu, como motocilista, sei perfeitamente que o maior problema é a falta de conhecimento da dinâmica dos veículos de 4 rodas pelos motoqueiros, visto que muitos nunca dirigiram um automóvel, e são totalmente diferente da de 2 Rodas.

A grande vantagem da motocicleta é poder transitar entre o caótico trânsito da cidade e chegar ao destino em menor tempo, mas infelizmente muitos motoqueiros não aproveitam essa oportunidade de maneira responsável.

É muito fácil conseguir uma habilitação de moto, assim como também é muito fácil adquirir uma.

Entrando em uma loja, se sai pilotando uma moto por meros R$ 150,00 por mês.

Acredito que todo motociclista deveria ser obrigado a tirar a CNH de veículo de 4 rodas, juntamente com a de 2 rodas, para pelo menos eles terem uma noção de como um carro tem pontos cegos, e entender como ele se porta no trânsito.

As próprias aulas de 2 rodas são uma vergonha, não ensinam nada, assim como a de 4 rodas.

Muitas vezes eu até tento trafegar na via junto aos carros, quando aparecem aqueles bando de motoqueiros buzinando e correndo nos corredores, mas percebo que os motoristas se sentem incomodados de ter um veículo pequeno à sua frente, e vivem parando colado em nossa traseira.

Um outro problema é que se as motocicletas não trafegarem nos corredores com o trânsito lento, deixa de existir a razão de ser utilizada.