domingo, 2 de agosto de 2009

Por que eu sou a favor dos ônibus fretados?

Há muito tempo eu venho conversando com vocês sobre o fretamento em São Paulo e o quanto isto é bom para a cidade.

Um ônibus fretado tira das ruas 20 carros. O trânsito e o ar que respiramos agradecem por isto.

Além do mais, o investimento neste tipo de transporte pelo Poder Público é “zero”, já que são os passageiros que bancam 100% da tarifa.

Eu defendo os ônibus fretados desde o início. Eu fiz várias reuniões com entidades do setor e com o secretário de transportes para chegarmos a um acordo bom para todos. Eu fui gerente de operações da GET 1da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – em 1997 e desde aquele tempo eu já pregava e implantei a primeira a regulamentação da categoria na Av. Paulista.

O fretamento precisa de lei específica. Se acabarmos com o sistema os passageiros migrarão para os veículos ou vão tentar se espremer dentro do metrô- foi exatamente o que vimos nesta semana. Filas e transtornos causados aos usuários que usam os ônibus fretados.

Já nas próximas semanas eu debaterei na Câmara pontos estratégicos para o fretamento:

1)Pontos de parada: devem ser diferenciais para os ônibus fretados. Não dá para estacionar em frente a garagens e atrapalhar a vida de quem não tem nada a ver com o assunto;
2)A Prefeitura deve criar estacionamentos para os fretados, próximos ao local de trabalho dos usuários. Ninguém deve ser penalizado – nem o passageiro e nem os moradores no entorno.
3)Os itinerários devem ser diferenciados do transporte coletivo.
4)Todas as linhas de fretados devem estar registradas na Prefeitura. Assim, o sistema será muito mais transparente.
5)Os ônibus devem ter GPS. Assim, será possível a fiscalização dos clandestinos e permanência dos legalizados.

Estes são somente algumas sugestões para que o fretamento trabalhe junto com o transporte público. Os ônibus fretados não podem acabar!

Se você tiver mais ideias, participe! Dê sua opinião!

Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

7 comentários:

Cristófalo disse...

Caro vereador, o ônibus fretado é um transporte coletivo, mas é particular.

Tudo que envolve a prefeitura juntamente com o transporte fretado, aparentemente não dá certo. Parece que existem interesses contrários a facilitação desse serviço.

Em vez de envolver a prefeitura para criar locais de paradas, e dificultar mais ainda a regularização, poderia-se pensar em as próprias empresas que fornecem o serviço de transporte efetuar convênios com estacionamentos particulares, tipo Multipark, Estapar e outros, mediante contrato da própria empresa com o estacionamento.

Esse valor seria irrisório para o serviço prestado, pois serviria só para embarque e desembarque, podendo ser facilmente rateado entre os usuários.

Por exemplo, para os trabalhadores que se dirigem à Paulista e Consolação, poderia ser contratado uns dois estacionamentos na São Carlos do Pinhal e um na Consolação, e algo parecido na volta.

Acredito que essa seria uma solução viável, e não aumentaria mais do que uns R$10,00 à R$ 15,00 reais para cada usuário. Hoje, para os usuários que utilizam metrô para completar o trajeto, há um aumento de aproximadamente R$ 120,00, mais os transtornos de horários, superlotação, asédios e falta de segurança.

Abraços

Fábio Cristófalo da Silva

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caro Cristófalo, esta foi uma excelente ideia! Muito obrigado! Vamos debater isto com os outros usuários e chamar também os empresários e donos de estacionamento. Parabéns! Continue participando! Abs,Vereador Ricardo Teixeira

Wagner Mariño de Abreu disse...

Prezado vereador, sou usuário de fretado intermunicipal. Sou completamente a favor da regulamentação desse tipo de transporte, porém, quero considerar alguns pontos importantes que desinformados não prestam atenção, são eles:

01) os ônibus são carros altos o que significa que seu trajeto deve considerar as árvores, fios e faixas/placas de sinalização da via que vão ter que utilizar.

02) os ônibus não conseguem virar em qualquer esquina o que requer vias largas.

03) com absoluta certeza os ônibus causarão problemas em ruas pequenas e domiciliares até pelo seu peso e força de motor.

O que considero plausível:

01) regulamentar as avenidas e ruas largas para esse tipo de veículo que, como disse a promotora, é de transporte COLETIVO e determinar vias paralelas as principais para trânsito exclusivo de carros e motos.
Não estou dizendo para proibir a circulação de carros e motos nas principais, estou dizendo para deixar alterantivas para esses veículos que tem muito mais facilidade de trânsito e prejudicam menos as residências.

02) Definidas as vias por onde se pode circular, a fiscalização ficará muito mais fácil dispensando até mesmo a colocação do aparelho GPS, até porque, imagine como será quando o carro usado precisar ir fazer manutenção e mandarem um reserva para fazer a linha, como faremos? o gps será um aparelho móvel que poderá se perder e quebrar ou será fixo que nos obrigará a comprar para toda a frota da empresa de ônibus?

Outra consideração: os motores eletrônicos dos atuais ônibus poluem, aproximadamente, 11 vezes menos que os motores dos ônibus que não são eletrônicos, portanto, o impacto ambiental tem de ser bem menor.

Consideração social: da forma como está, o senhor já pensou se todos os municípios apelarem para o preceito da isonomia e começarem a restringir os ônibus ou até mesmo os carros de São Paulo, por exemplo? Imagine Campinas ou Sorocaba restringindo os veículos das outras cidades e criando bolsões para vc estacionar e usar o transporte local, como o senhor se sentiria?

No meu modo de pensar, e desculpe a sinceridade, a seguir por esse caminho nossos políticos estão apenas promovendo uma futura desobediência civil e Deus sabe lá o efeito que isso pode trazer para o nosso país. Espero que exista algum bom senso para impedir esse tipo de coisa.

Abraços.

Wagner Mariño de Abreu

Douglas disse...

Tenho mais algumas sugstões:

1 - Obrigar o Prefeito e o Secretario de Transportes a utilizar o transporte público de SP (é claro, em horário de pico), pois é o melhor do Brasil, isso geraria uma economia aos cofres públicos, ai o dinheiro do contribuinte poderia ser empregado em coisas mais úteis e por tabela tiraria dois carros de circulação das ruas de SP, lembrando que próximo ao Gabinete do Prefeito é bem servido de transporte público, o automóvel é desnecessário (que por sinal e um Toyota Corolla bem luxuoso).

2 - Proibir a utilização de helicóptero da PM por pessoas com cargos políticos, para isso tem o transporte público, que é o melhor do Brasil, talves do mundo (sic).

3 - Proibir uma pessoa de ter múltiplos cargos que podem levar a "conflitos de interesse", tem gente que é Secretino de Transportes e Presidente da CET (onde os números podem ser manipulados conforme o devido interesse, vide os 70% de melhora no trânsito)

Qual vai ser a próxima Kassabice ?

A já sei, proibir os planos de saúde particular para obrigar o cidadão a usar o SUS, que deve ser o melhor do Brasil.

Paulo Lopes disse...

Bem.. tenho algumas sugestões também.

A primeira delas:

SUSPENDER IMEDIATAMENTE AS RESTRIÇÕES

Em seguida abrir o debate do assunto, levando-se em consideraçáo os interesses de TODOS (inclusive os usuários).

O que não dá, é discutir o assunto sofrendo as penalidades das restrições..

É o mesmo que SER PRESO SEM ANTES TER SIDO CONDENADO..

ISSO É DITADURA !

Gabriel disse...

Ricardo Teixeira (PSDB) Votou a favor do projeto de restrição
"Sou favorável à regulamentação e não a restrição. Os fretados ajudam e não prejudicam, só que do jeito que está é uma bagunça, pois não tem fiscalização. O que proponho: ônibus entrar na Zona de Restrição e poder fazer uma parada. Sou favorável que não andem nos corredores, mas num trajeto desenhado pela Secretaria. Se eu fosse usuário, viria de carro e não usuária o transporte público do jeito que está. A partir de agosto vou propor debates com usuários de fretados, empresas e o poder público para discutirmos o assunto e referendar o estudo. Vou sugerir a redação de um Projeto-Lei específico para o fretamento na cidade. Portaria é algo transitório e São Paulo precisa de legislação definitiva para o tema."
NÃO ENTENDI!!!!!!

Anônimo disse...

Fazer o que o prefeito e o incompetente deste secretário fizeram seria o mesmo que a Secretaria Municipal de Saúde resolver executar (literalmente) os que contraíram a gripe suína para não contagiar outros!Se não se acha uma maneira de conter o vírus matamos o hospedeiro???? É assim que funciona??