terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mototáxi

Nos últimos dias os jornais, emissoras de rádio e TV estão falando sobre a regulamentação da profissão de mototaxista. As opiniões são contraditórias: muitos são favoráveis a medida e outros contra.

No entanto, antes de tomar qualquer decisão, temos de discutir o problema. Não adianta ser contra ou a favor se não tivermos informações que sustentem as opiniões.

Recentemente eu fui a um programa de rádio e os ouvintes disseram ser contra porque vai aumentar o número de assaltos. Ou seja, todo motociclista tem fama de “ladrão”. Ninguém discutiu a questão da segurança ou locais que permitem a circulação da mototáxi. Tem muita gente honesta e pai de família que trabalha com moto. Ser contra por um pré-conceito não é correto.

Outras pessoas são contrárias porque as motos causam muitos acidentes. As ocorrências acontecem nas Marginais. Eu também sou contrário a circulação de motos por ali. A via é adaptada para uma velocidade de até 90 km em alguns trechos e é um perigo um motociclista perder o controle e morrer – principalmente correndo deste jeito.

A minha proposta protocolada para discussão na Câmara Municipal é adaptar a mototáxi por distritos, ou seja, analisar região por região a implantação do sistema. O que vale em Parelheiros ou em Itaim Paulista, pode não valer para Perdizes, por exemplo. Simplesmente dizer que São Paulo não comporta mototáxi sem discutir com a população é um erro!

A cidade de São Paulo não se resume a Avenida 23 de Maio ou as Marginais. Quem mora lá em Engenheiro Marsilac (na Zona Sul) ou lá na Av Beira Rio (quase na divisa com Ferraz de Vasconcelos) deve ser ouvido. A Prefeitura não trabalha somente para os moradores do centro expandido. A gente batalha por melhores condições, também, para quem mora em regiões carentes e não tem tantas opções de transporte público.

Eu pretendo realizar Audiências Públicas para ouvir os especialistas médicos, os motociclistas, os usuários, os jornalistas, o Poder Público, enfim, discutir a exaustão um Projeto-Lei para a cidade. Eu quero chamar todo mundo que já utiliza a mototáxi para falar dos prós e contras. A gente tem de ouvir a população, porque ela é quem conhece a questão de perto.

No meu site www.ricardoteixeira.com.br, você encontra a proposta que eu encaminhei para discussão. Você pode dar sua opinião sobre o projeto e sugerir mais artigos ou a mudança deles. Ou simplesmente ser contrário a ideia.

No blog, no twitter e no chat, o debate é diário.

A sua opinião é muito importante! Participe! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

2 comentários:

Florent Guignard disse...

Olá Sr Teixeira,

Sou estrangeiro morando em São Paulo.

Parabéns pelo seu blog e por encarrar assuntos polémicos.

Referente aos mototáxi, não seria (teria sido..) bom por exemplo permiti-los porém com exclusão das vias de mais de 50 km/h?

At,

Florent

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caro Florent, mas está é a ideia. A proposta é levar para a periferia, nos locais em que há escassez do transporte público. A mototáxi funciona como alimentador do sistema. Aproveite o blog, o site e o twitter e dê sua opinião. Você mora em São Paulo e em todo direito de falar sobre a cidade. Não importa se é estrageiro. O fato é que você tem amigos nesta cidade e participa ativamente do dia a dia dela. Um abraço, Vereador Ricardo Teixeira