quinta-feira, 2 de julho de 2009

Reunião com Fretados

Enquanto todos estavam assistindo ao jogo do Corinthians, nesta quarta-feira, dia 01 de julho, eu estava em reunião com os associados da ASSOFRESP para falar sobre a proposta do Secretário Municipal de Transportes Alexandre de Moraes, que proibirá a circulação dos ônibus fretados dentro da área de rodízio a partir do final de julho.

Durante a reunião nós discutimos contra-projetos, sugestões e até as manifestações que os usuários pretendem fazer caso os fretados deixem de trafegar.

Os motoristas e empresários estão preocupados com o que está por vir, mas estão fazendo mobilizações para que o problema seja discutido amplamente com a população.

Eu apoio o setor. Já está mais do que claro que devemos priorizar o transporte coletivo em detrimento ao individual. O ônibus leva 40 passageiros em uma só viagem. Imagina se cada um deles pegasse seu carro para ir trabalhar? O fretado é a maior carona solidária que existe. As pessoas falam muito em dividir um carro com mais quatro amigos, rachar a gasolina e ir ao trabalho juntos. Um ônibus transporta dez vezes mais do que isso. É menos carro na rua, portanto menos poluição e menos trânsito.

A gente tem de discutir o assunto a exaustão. Eu sugeri muitos pontos para regulamentação na reunião. Mas, é o pessoal que está na rua e vive o dia-a-dia do fretamento que pode falar melhor sobre o tema.

E você o que pensa sobre o assunto? Quais propostas para regulamentação você sugere ao secretário municipal de transportes?

Participe! Envie sua opinião! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

8 comentários:

Cristiane Paião disse...

A meu ver, esta lei é insana. Não faz o menor sentido, e chega a ser até irracional.

Não é preciso ser especialista em nada para saber que já não cabem mais carros nas ruas de São Paulo, que já não há mais espaço algum para aqueles que utilizam diariamente os ônibus, trens e metrôs existentes na cidade, e que obviamente, não iremos chegar a lugar algum com esta "brilhante" idéia do nosso prefeito.

Vamos chegar mais tarde no trabalho, vamos pagar mais caro pelo nosso transporte, proque muitos de nós, além de pagar o fretado, porque dependemos dele, porque não há transporte público nos lugares em que moramos, teremos que pagar ainda outro transporte que complemente nosso trajeto até o trabalho.

Se a cidade já está um caos "só" com os carros que já estão nas ruas, "só" com as pessoas que já utilizam diariamente esse transporte publico vergonhoso, ridículo, que temos a nossa disposição, imaginem só quão pior tudo isso irá ficar a partir do dia 27, quando esta legislação "brilhante" entrar em vigor.

É preciso, no mínimo, avaliar com seriedade e respeito a realidade do cidadão paulistano, e elaborar uma saída mais viável para a resolução desse trânsito caótico que temos em São Paulo, porque esta solução, definitivamente, não é a melhor.

Anônimo disse...

Bom dia estive na reunião e achei importante as idéias passadas por vc vereador Ricardo.
Acredito que se o secretário colocasse ao menos mais dois pontos na Alameda Santos, e mais dois na São Carlos do Pinhal, já facilitaria bastante (é uma proposta perante o itinerário vindo da zona leste ).
É minha proposta já que não tenho como falar pelos motoristas de outras rotas.é importante cada um dar sua opinião!!
Penso que temos que acreditar e não desanimar, assim mostraremos nossa união e nossa garra perante este problema.
Espero que as propostas sejam levadas ao secretário e prefeito e os mesmos pensem um pouco na população, já que ele nem mesmo sofrem com o trânsito.O Kassab usa helicóptero, por isso tem se importa com o sofrimento da população.
Sou psicóloga, analiso comportamento e fico indignada como uma pessoa tão inteligente como os políticos, podem ser ao mesmo tempo tão cruéis e indiferentes qd se fala sobre o sofrimento da população.
Agradeço seu apoio e continuamos na luta!
Um abraço.
Roberta.

Renata Sousa Archangelo disse...

O Sr. Kassab realmente não imagina a realidade do trabalhador, o desespero que é pegar ônibus na Z. Leste, e depois ter que pegar o metrô, o quão é difícil e humilhante ter que se espremer entre as pessoas que já se encontram lá dentro, ou se frustrar várias vezes tentando entrar, ficar pendurado na porta do ônibus quando ele já está andando, esperando que as pessoas que já estão lá dentro se ajeitar para que você possa pelo menos se espremer entre as pessoas que estão a sua frente e a porta do ônibus, mas acho que não adianta dizer, nem fotografar, nem implorar a este senhor que não mexa na única opção que muitos encontraram para chegar em segurança ao trabalho, pois enquanto estaremos nos espremendo, porque não teremos como pagar o fretado mais a condução para complementar o percurso, ele chega em segurança de helicóptero a prefeitura.
Sr. Kassab lembraremos disso nas próximas eleições, e nas que virão após também, seu nome estará marcado na lista negra de muitos para sempre!!!!

Anônimo disse...

Bom,

Uma pessoa que acha q 48.000 pessoas a mais no transporte público nao fará diferença percebe-se o nivel de inteligência q ela tem, nem de números eles entendem que dirá do que é bom ou não é para população.

É lamentável assistir ao noticiário e ver tanto prefeito como secretário falando desse assunto como sendo um grande feito pra humanidade!

Sinceramente fico decepcionada com nossas autoridades, e principalemnte qdo aparentam nao estar nem ai para população.

Agora penso: tantas coisas importantes para pensar, educação pública hoje está pessima... segurança, saúde....

E nosso querido prefeito chegando de helicópetero que nos tirar o único modo confortável que temos para nos locomover ao nosso trabalho???

Onde isso vai parar??? PAREM ESSE HOMEM PELO AMOR DE DEUS!!

Anônimo disse...

Sr. Vereador,
O problema dos fretados é falta de fiscalização.
O Sr. Prefeito, ao invés de destacar centenas de fiscais para multarem os fretados que descumprirem a ZRMF, porque não os manda, desde já, fiscalizar os onibus piratas, aqueles que não tem condições de tráfego, os que param em filas duplas, etc.
Mas para ele, é melhor proibir, não é?
Os problemas são pontuais, vamos resolvê-los juntos!
Se a proibição realmente acontecer, todos os trabalhadores irão sofrer, não somente nós, usuários de fretado, mas também os coloegas do "maravilhoso" transporte público, pois iremos entupi-los ainda mais. Os usuários de automóveis, pois iremos entupir as ruas com nossos carros.
Já sofremos bastante, acordamos de madrugada, chegamos em casa tarde à noite. O que ele quer mais?
Por favor, ajude-nos.
E obrigada por nos ouvir e defender nossa causa

Douglas disse...

O que eu penso é o seguinte:

A melhor solução deve ser discutida em uma reunião entre todos os vereadores, representantes dos fretados, o Prefeito e o Secretário de Transportes para que todos possam chegar a um acordo.

Anônimo disse...

Peço por favor ao Senhor Ricardo Teixeira que repasse esse pedido ao Sr.Alexandre e ao Gilberto Kassab:
Não vivemos em uma democaracia?Assim como votar é um direito do povo, escolher como ir ao trabalho tb deve ser.
Como criar e defender uma portaria(por enquanto portaria), onde mais de 80% da população está contra a mesma?
Vcs se importam com a população só quando se este as vésperas da votação não é mesmo?
Peço que repensem tais restrições e cedam mais alguns pontos de paradas, para que milhares de pessoas não fiquem desempregadas e nem sejam prejudicadas.
Vamos ver se Kassab tem motivos para realmente estar onde está ou foi um grande erro da população colocá-lo lá como prefeito.
Continuamos juntos nesta luta.
Obrigada vereador Ricardo Teixeira por nos apoiar, se continuar ao nosso lado, terá muitos votos somados à sua candidatura, com certeza.
Um abraço.
Roberta.

Anônimo disse...

Sou usuário de ônibus fretado na cidade de São Paulo e gostaria de dividir a minha opinião com vocês a respeito da nova regulamentação anunciada pelos Srs. Gilberto Kassab e Alexandre de Moraes.

As medidas são ilegais e baseadas em números fraudados.

O art. 47 da Lei Municipal nº 14.933/09 remete ao poder executivo uma regulamentação DENTRO DE SUA COMPETÊNCIA. A secretaria de trasportes é competente para restringir a circulação dos fretados em determinada área da cidade? NÂO! Ora, se assim não fosse, não precisaria de lei autorizando o rodízio (Lei Municipal nº 12.490/97), bastaria uma portaria da secretaria dos transportes.

Em sua explanação sobre a regulamentação, o Sr. Alexandre de Moraes disse que são 1000 ônibus fretados (ou 45 mil passageiros) que acessam a área de restrição. Segundo ele, desse montante, 100 ônibus são provenientes das rodovias Castelo Branco, Ananhguera e Bandeirantes. Esse número (que pode ser conferido no site da prefeitura municipal) é risível! Segundo informações, somente da cidade de Campinas saem 250 ônibus fretado em direção à São Paulo. Imagine a soma com as cidades de Jundiaí, Barueri, etc.

Porém, mesmo que tomassemos como verdadeiros esses números apresentados, vemos que a medida não resultará em nenhuma melhora no trânsito.

Vamos considerar que 90% dos usuários desses fretados (numa projeção extremamente otimista) concordem com as medidas e utilizem a integração com o metrô e ônibus. 10% dos usuários (ou 4500 pessoas), insatisfeitos, passaram a ir de carro ao trabalho. Serão 2250 carros novos circulando, aplicando uma média de 2 pessoas por carro. Isso significa que as medidas importarão em uma troca de 1000 fretados por 2250 carros, isso sem contar as novas linhas de ônibus circulares que foram anunciadas. Isso importará em melhoria do trânsito? É CLARO QUE NÃO!

Enfim, disso tudo, só posso concluir uma coisa: os Srs. Gilberto Kassab e Alexandre de Moraes, bem ou mal intencionados, desejam AUMENTAR A RECEITA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE TRANSPORTE (seja metrô, ônibus ou trens), despejando um contingente de novos usuários no sistema.

No fundo, eu acho que eles pensaram: pôxa vida, se esses usuários de fretados pagam uma nota em serviços privados, que paguem um pouco para a gente! VAMOS DIVIDIR ESSE BOLO COM A GENTE!

Obrigado pela atenção,

Luis Skinner.