quarta-feira, 1 de julho de 2009

Audiência Pública para debater Fretados

Ontem eu estive em reunião com o Secretário Municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, para discutir o anúncio feito por ele de proibir a circulação de ônibus fretado em São Paulo. O que ouvi não foi boa notícia, porque o secretário afirmou que não há “Plano B”, ou seja, ele irá encaminhar o projeto para a Câmara Municipal para sair primeiro como Portaria e depois como Lei, proibindo o fretamento na área de rodízio.

A meu ver nós temos muito que corrigir nesta Portaria. Quando chegar a Câmara Municipal faremos Audiência Públicas com os usuários do fretamento, com os empresários e membros do Poder Público para chegar a um acordo.

A sugestão do secretário trará consequências ao trânsito da cidade. Eu li hoje nos jornais que a população já está preparada para tirar o carro da garagem para ir ao trabalho. Um estudante deixará de pagar a faculdade para comprar um carro! Tudo porque é extremamente complicado ir ao serviço.

Eu sou favorável a regulamentação do transporte fretado desde o princípio. Quando era gerente da GET 1, em 1997 – região central da CET – eu já falava com os donos das empresas de fretado sobre a circulação na Av. Paulista. Você sabia que, em comum acordo com eles, demos a opção de passar pela R São Carlos do Pinhal? Ao invés de passar pelos grandes corredores de tráfego, poderíamos sugerir rotas alternativas que não desviassem do roteiro dos passageiros, agradaria a todos e não atrapalharia o trânsito.

Isto é uma longa discussão que teremos na Câmara Municipal e a sua opinião é muito importante! Participe! Envie e-mails, blogadas, twitadas...Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

25 comentários:

Mayla disse...

É uma pena que não exista o tal Plano B, em compensação os usuários terão que ter um Plano B rapidinho. Não é novidade que muitos deixam de estudar para conseguir trabalhar. Não é novidade que todos se revoltarão com essas modificações. Qual será a vantagem de pegar um fretado que deixe as pessoas na Imigrantes? A maioria trabalha no Centro, Paulista...essa é a realidade! Claro, São Paulo está parando, mas quais devem ser as soluções? Os ônibus tem andado com uma faixa “esse ônibus tira 20 carros da rua...” , bom, cálculo rápido, que sejam 10 carros ao vez de 20 , que sejam 5 carros, que diferença faz tirar um ônibus fretado e colocar 5 carros na Rua? Mais acidentes? Mais transtorno? Mais caos? Mais despesas (para Todos!). Parece que essa história toda é para causar polêmica e caos.

Douglas disse...

Sr. Vereador,

Em que mundo o Prefeito Kassab e o Secretário de Transportes vivem ? Falaram ontem na TV que o transporte público de SP é o melhor do estado, é desumano enfrentar um metro/ônibus no horário de pico.

A propósito, o nós usuários/donos de linha que podemos fazer de concreto para reverter essa situação ?

Sapo's Links Page disse...

Caro Vereador

A Camara já não deu o aval para o Prefeito? Aida existe alguma maneira de se reverter esse processo?

Celso disse...

Concordo em regulamentar o transporte de fretados em São Paulo.
Sou usuário deste tipo de transporte e a empresa de fretamento que utilizo possui ônibus novos e que com certeza poluem menos que 20 ou 30 carros.
O fato é que São Paulo quer arrecadar o dinheiro que hoje vai direto para essas empresas, isso é natural e aceitável. Porém, existem outras formas disso ser feito, pedágios exclusivos para ônibus e inspeção veicular.
Tudo bem que este custo iria ser repassado direto para os usuários, mas seria uma forma de não impactar na vida destas pessoas.
Se isso realmente acontecer, acredito que não irei mais trabalhar em São Paulo, o custo para eu vir de carro da minha cidade seria muito grande.

Uma forma mais inteligente, e parece que isto está em falta, de melhorar o trânsito seria a implantação de corredores de ônibus nas principais avenidas e marginais. Com isso, os motoristas que estão parados no trânsito iriam ver os ônibus levando metade do tempo para realizar o mesmo trajeto. Será que isto é tão díficil de implantar e de pensar?
Será que um motorista gostaria de ficar 2 horas parado em um congestionamento, sendo que um usuário do transporte público levaria 1 hora?
As pessoas iriam continuar indo de carro ou passariam a utilizar transportes mais rápidos e menos desgastantes?

É lamentável perceber que as pessoas que deveriam estar pensando no povo, não estão dando a mínima para o problema que uma medida desta, totalmente sem fundamento e mal planejada seja colocada em prática.

Pensem um pouco mais e façam alguma coisa decente!

Caio Cesar Moreira disse...

Eu já li diversas notícias sobre fretado, mas queria poder agir. O que nós podemos fazer contra isso?

Concordo com os demais. Sou usuário de fretado e com certeza o fretado substitui no mínimo 20 carros, para mais.

Quem usa fretado é porque não tem outra alternativa. Eu resido em Santo André, de transporte público eu teria que pegar 1 ônibus, 2 trens e duas baldeações de metrô. Não vou pagar meu fretado e ainda por cima ter que pegar mais transporte público, embora a contragosto, vou utilizar meu carro.

Algo importante que deve ser mencionado, é que embora o transporte de São Paulo se destaque dos demais municípios, ele ainda tem muito a desejar. Ser o melhor dos piores não significa nada.

Se a causa fosse realmente o meio ambiente deveriam fazer inspeções nos fretados ao invés de proibí-los, além disso, o fretado polui muito menos do que 20 carros - isso sem considerar que aqui na Zona Sul os carros são na maioria SUVs, Caminhonetes, entre outros veículos a diesel.

Estou completamente indignado e descrente do futuro desse país, é uma falta de respeito enorme. Talvez precisássemos ser mais revoltados e unidos para pedir mudanças.

Anônimo disse...

Caro Vereador,

Vossa Excia tem fé suficiente, pois sei que é devota de San Rafael, a dialogar com o Secretário Municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, para discutir o anúncio feito por ele, da proibição à circulação de ônibus fretados em São Paulo? O dito secretário se manifestou à TV, ao ser indagado por um repórter, que o transporte em São Paulo é o melhor do Brasil.Seria o mesmo que a parteira que assistiu o nascimento dele dissesse sou a melhor parteira do Brasil,das minhas mãos só 20% de natimorto 80% vingam.
Outra coisa que o jovem calvo não se apercebe é que ele é Secretario de Transporte, portanto é seu dever garantir um transporte coletivo digno a quem trabalha, e não responsável por transito, ele deve deixar aos responsáveis e quem entende do assunto, quem ao menos estudou . Na campanha de quem o nomeou, o senhor lembra? Ele dizia “Qui Sabe”, será que não esta sendo traído, ou é um recurso para chamar atenção da Mídia? Estou cadastrado no seu Site, no mandato on-line, se o digníssimo vereador, que foi apoiado por figuras célebres aqui da Mooca,quiser, envio diversos problemas de transportes, aqui do bairro da Mooca e adjacências, para ocupar o tempo do secretário com soluções.Não esqueça, com os motes de sua campanha Vossa Excia também é responsável.
Gratos
Rubens

Sapo's Links Page disse...

Hoje tive que usar o transponte público para vir trabalhar, Expresso até o Jabaquara e Metrô e fiz essas contas:

Passagem de Ônibus R$ 16,77 (Ida e Volta - R$ 33,54) - Não tem desconto para compra antecipada, eu perguntei na bilheteria
Passagem do Metrô R$ 2,55 (Ida e Volta - R$ 5,10) - 50 viagens - custo da recarga - R$ 112,50 - custo da viagem R$ 2,25

Fazendo a conta para 20 dias úteis temos R$ 772,80 contra R$ 405,00 da UELP ou R$ 380,00( Não sei se é esse o valor correto) da Afrebas/Aebs.

Observações, para quem não mora no trajeto do ônibus que vem da Ponta da Praia será necessário se deslocar até a rodoviária de Santos, que irá custar mais caro.
O tempo de viagem (para mim, até o metrô São Bento) deu o mesmo 1:40 aproximadamente, hoje eu pequei o metro relativamente vazio, porém eu cheguei na estação 9:30.

Aí continuei a fazer mais contas
Carro:
Aqui no centro os estacionamentos custam R$ 120,00 ou R$ 130,00 mês
Pedágio R$17,80 (calculando 20 Dias R4 356,00)
Gasolina por dia aproximandamente 85 Km ida e volta 170Km (consumo carro gasolina 11Km/L) aproximadamente 16 litros dia R$ 38,00.
Isso em 20 dias R$ 1.236,00 aproximadamente

Abraço
Alexandre

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caros amigos o secretário enviará a Câmara Municipal uma Portaria para ser discutida e aprovada. Neste momento todas os questionamentos, manifestações públicas, debates, serão realizados. É importante a participação de todos. As mensagens serão enviadas ao nosso Prefeito para que ele possa saber exatamente o que a população pensa sobre o assunto. Abs, Vereador Ricardo Teixeira

Anônimo disse...

No meu fretado há uma moça com problema nas pernas. O fretado pega ela em São Bernardo do Campo e a deixa no mesmo local ao final da tarde. É muito cômodo para ela pois ela não consegue se locomover com muita facilidade. Se ela tiver que ficar pegando transporte público (ela não tem carro adaptado), ela será prejudicada.

Unknown disse...

É realmente um absurdo, queria que o cara que aprova isso, pegasse todos os dias da linha vermelha até a linha verde do metrô no horário de pico, pra ver se ele não iria optar pelo fretado, mas eles não sabem o que é isso, eles conhecem o motorista deles e helicoptero....naõ enfrentam a realidade do dia a dia.
E não pensam também que as pessoas que pegam fretado não vão pegar o transporte público (que é um show de horror diga-se de passagem) nós vamos colocar mais carros nas ruas e aumentar só um "poquinho" o transito de São Paulo, que é uma bobagem mesmo....quase não temos transito néh? Francamente.

Cicera disse...

Caro Vereador,
Ontem recebi um e-mail da vereadora Mara Cristina Gabrilli, que me disse estar recebendo muito e-mails sobre os fretados (ao meu ver ela não gosta de ser incomodada), que este é um decreto e que praticamente nada pode ser feito. Esta foi minha resposta a ela.
Cara Vereadora,

Todos os itens que a Sra. me enviou sei. O que não sei é para que saio
da minha casa no dia das eleições para votar em pessoas que não podem
fazer nada pela população. Para termos estas leis autoritarias não
precisariamos dos senhores que em outros momentos não fizeram nada
para mudar estas leis. O Sr. Prefeito deveria legislar sozinho, quem
sabe assim sobraria mais dinheiro para uso publico. A Sra. ou os seus
companheiro já usaram metro ou onibus coletivo no horario de pico, é
claro que não usam os carros oficiais pagos pela população. Só posso
dizer o seguinte como pago o fretado tambem posso tirar o meu carro da
garagem e ser mais uma para poluir a nossa cidade. Quando a Sra. tiver
uma resposta mais convincente me envie.

Cicera

a população quer uma resposta ou uma indicação do que deve fazer, será o caso de irmos ao ministerio publico contra esta lei ou so seremos ouvidos quando pararmos a Av. Paulista???

Cicera

Douglas disse...

Todos nós usuários somos a favor de uma regulamentação dos fretados, não proibição e imposição.

Douglas disse...

Compilei alguns problemas da possível proibição dos fretados:

1 - Perda de emprego dos motoristas dos fretados, gerando mais desemprego em tempos de crise.
2 - Aumento da jornada de trabalho dimuindo a (pouca) qualidade de vida, uma jornada que leva em média 1h30m vai levar mais que o dobro.
3 - Risco de se chegar atrasado no trabalho e consequentemente a perda de empregos dessas pessoas.
4 - Falta de segurança / conforto nos transportes públicos com ou sem horário de pico.
5 - Falência das empresas de fretamento.
6 - Perda de produtividade das empresas, pois os funcionários vão chegar atrasados e cansados no seu local trabalho.
7 - Aumento agressivo do número de carros (com uma só pessoa).
8 - Aumento da poluição ao meio ambiente.
9 - Estudantes que trabalham na capital e moram longe do local de trabalho vão ser prejudicados por perderem aulas

Esses foram os itens que lembro de cabeça

Douglas disse...

Compilei alguns problemas da possível proibição dos fretados:

1 - Perda de emprego dos motoristas dos fretados, gerando mais desemprego em tempos de crise.
2 - Aumento da jornada de trabalho dimuindo a (pouca) qualidade de vida, uma jornada que leva em média 1h30m vai levar mais que o dobro.
3 - Risco de se chegar atrasado no trabalho e consequentemente a perda de empregos dessas pessoas.
4 - Falta de segurança / conforto nos transportes públicos com ou sem horário de pico.
5 - Falência das empresas de fretamento.
6 - Perda de produtividade das empresas, pois os funcionários vão chegar atrasados e cansados no seu local trabalho.
7 - Aumento agressivo do número de carros (com uma só pessoa).
8 - Aumento da poluição ao meio ambiente.
9 - Estudantes que trabalham na capital e moram longe do local de trabalho vão ser prejudicados por perderem aulas

Esses foram os itens que lembro de cabeça

Aline Yukari disse...

Essa questão precisa de mais que discussão, pois há muitas pessoas inseridas nessa realidade dos fretados: usuários, motoristas afetados pelo congestionamento (que vai aumentar com esta medida falada ao povo às pressas) e inclusive (e cabe ressaltar este item), o meio ambiente.

Como transformar em Lei algo tão presente em nossas realidades sem a consulta do povo? Francamente, é uma decepção poder ler e ouvir essa notícia sem poder fazer nada. Para tanto, como usuária de fretado, proponho-me a tentar agir de qualquer forma junto aos interessados em vetar esse "plano 0" do Secretário Municipal de Transportes, que irracionalmente lança esse tipo de decisão. Assino em baixo do que os colegas disseram até agora.

Unknown disse...

Já decidi que vou de carro! e não vou dar carona pra ninguém...até que um gênio proiba circular sozinho no carro. Ai compro um moto, até que um gênio proiba as motos. E por ai vamos levando a vida, contra esses gênios.
E não esqueçam os nomes desses "separatistas"! logo logo pensarão em cargos maiores e dependerá dos votos das pessoas "de fora" da cidade de SP.

Unknown disse...

Caro vereador Ricardo Teixeira:
Como o senhor bem sabe, moro em Santos e trabalho em São paulo há 18 anos, tendo trabalhado mais de treze anos na CET, sendo quatro deles sob seu comando e neste tempo todo me utilizo deste tipo de fretamento. Sabemos bem que o sistema de fretamento hoje se encontra desregulamentado, sem nenhum controle e, em algumas situações, utilizando coletivos em péssimo estado de conservação e gerando muita poluição. Sabemos, também, que cabe à prefeitura a regulamentação do transportes coletivos nas vias de São Paulo. Cabe, no entanto, levantarmos algumas questões que, ou não foram vistas, e portanto ainda não conmtempladas, ou simplesmente ignoradas: várias empresas se utilizam desse sistema de transporte para seus funcionários que se encontram dentro do setor proibido (vamos ficar somente com uma, a Siemens, que possui um parque fabril na região da Lapa). Além de não poder circular para recolher seus colaboradores, nem mesmo os que moram fora da área poderão chegar ao local de trabalho?
Assim, tantas outras empresas e empregados são beneficiados pelos fretados. E em relação às empresas que estão fora da área, poderão realizar embarque e desembarque ou serão obrigadas aos mesmo pontos determinados?
A síntese de portaria divulgada no site da secretaria nada fala sobre esses pontos.
Quero parabenizá-lo pela iniciativa de intermediar as conversações entre os usuários dos fretados e a secretaria, pois acho que tal assunto está sendo tratado de maneira leviana, autoritária e irresponsável por parte do detentor do cargo que coordena as atividades de planejamento e fiscalização do sistema.
Saudações caiçaras
Silvio Cezar de Carvalho Araujo

André disse...

Rotas alternativas é uma ótima idéia, em vez da Consolação pq não Angelica ? sempre tem uma rota alternativa.
Vetaram a idéia de colocar um transporte diferenciado de maior valor porque ?? pq talvez poderia ofender as pessoas que não pudessem pagar ? Mas o executivo tem que andar expremido num metrô ou onibus lotado ?? Todos tem direito à conforto, afinal todos pagam pela passagem, seja ela trem, metrô ou onibus.
O que parece é que alguem está de olho na fatia do quantia paga nos fretados pelos usuarios
Temos mais é que tirar os carros da garagem.
se falam que onibus fretado pega outras faixas e param em lugar proibido, então que eduquem, que façam leis para isso. Simples

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caros amigas e amigas estou muito contente desta discussão aqui no Blog. A portaria ainda não foi para a Câmara e nem foi votada. Por isto, neste meio tempo temos de levantar todas as hipóteses e levar ao conhecimento do nosso Prefeito Kassab. É realmente importante tudo isto porque fortalece o nosso poder de cidadão participante da política na cidade. Vamos continuar levantando propostas, rotas alternativas e pedir a regulamentação do setor! Abs a todas e a todos!!! Ver. Ricardo Teixeira

Rafael Mordente disse...

Sou usuário de fretado pois moro em Santo André.

Gostaria de saber onde foi feita a pesquisa que o sr secretário afirma ter feito ? Não respondi e nem fiquei sabendo de ninguém respondendo.

Esta medida esta sendo adotada para que haja um acrescimo de receita à SPTRANS e assim o sr prefeito conseguir manter sua campanha de eleição com relação ao preço da passagem ?

Douglas disse...

Link contendo "elogios" a qualidade do nosso transporte público:

http://www.reclameaqui.com.br/119766/cptm/situacao-dos-trens-da-cptm/

http://www.reclameaqui.com.br/241075/cptm/o-trabalho-prestado-pela-cptm/

http://www.reclameaqui.com.br/128713/cptm/cptm-super-lotacao/

http://www.reclameaqui.com.br/80843/cptm/vagoes-do-desespero/

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u372663.shtml

adriana disse...

acho que deviam abaixar o imposto dos helicopteros para podermos comprar e ir trabalhar como o kassab...
ou falando sério: criar regras aos fretamentos do tipo, cadastro das linhas, fazer inspeções regulares pq realmente tem uns cata jeca por aí que é triste de ver. Mas não precisa proibir. Como faz quem trabalha no centro, vai ter que descer na marginal, atravessar o rio a nado para ir até a paulista, por exemplo? e outra coisa o transporte público já tá um caos, gente pendurada na porta...onde eles vão colocar tantos usuários de fretados. e liberar as marginais para os fretados, só pode ser piada, né? a coitada da via já tá congestionada, imagina todos os bus andando nela...senhor tem dó! pensa...sem noção!

Catarina disse...

Como alguém pode falar que o fretado para em local que não pode e atrapalha o transito se o transito já está parado? E os tranportes públicos, lotaçoes principalmente, que param em qualquer esquina para pegar passageiros? Vão ser proíbidas também por isso?

Acho que todos deviamos lutar, vamos todos sair no mesmo horario sozinhos nos carros e ver qual vai ser o record que a cidade vai bater de transito.

Até onde eu sei os políticos como representates do povo deveriam tomar decisões para beneficiar o mesmo e não prejudicar, e não são apenas os usuários de fretados que seram prejudicados. Quem pega o transporte coletivo comum vai ter que conviver com uma maior lotação, com mais empurra-empurra e atrasos.Quem usa carro vai conviver com muitooos carros a mais, mais transito, mais stress... É impossível compreender como o infeliz que criou esse decreto acha que não vai afetar a população, só se for a população de políticos, que com certeza não sofrem com transitos de helicopteros e tem a sua discposição carros e avioes gratuitos.
Todos seram afetados.
Acorda bando de ignorantes autoritários.

marco disse...

Sr Vereador, existe algum estudo do impacto ambiental que esses ônibus causarão nas avenidas?
Já existe congestionamento em todas elas, com mais uma frota de ônibus, o que acontecerá com a população que mora ou trabalha nessas vias que limitam o acesso de fretados? O projeto parece voltado só à uma regulamentação para o centro de são paulo, porém na verdade "joga" o problema para outras regiões. Seria mais inteligente projetar novas interligações mais distantes da cidade do transporte publico com os ônibus fretados sem que esses trafegassem na cidade.

Anônimo disse...

Segue o meu apoio.

no meu ponto de vista a ideia do prefeito e aumentar o ganho dos consorcios que fazem o transporte publico e arrecadar mais com Zona Azul e multas.