terça-feira, 30 de junho de 2009

Fretados: é preciso regulamentar

A notícia sobre a proibição dos ônibus fretados me pegou de surpresa, já que estávamos conversando com o Secretário Municipal de Transportes para tentar encontrar uma solução boa para todos.

A opção agora dada pelo secretário somente fará com que aumente o trânsito na cidade de São Paulo. De acordo com dados das empresas de ônibus fretado, 75% dos usuários possuem carro e somente utilizam o fretado pela comodidade de ir lendo, conversando ou tirando uma “sonequinha”. Estas pessoas não vão utilizar o já saturado transporte coletivo. Imagina quem sai da Zona Leste e vai para a Zona Sul! Todos sabem o quanto o sistema público é demorado e cheio de gente.

Caso algumas pessoas optem por usar o fretado, descer nos pontos de desembarque e completar a viagem com ônibus ou metrô gastará 46% a mais do seu orçamento somente com transporte público. Dificilmente isto vai acontecer e veremos mais e mais congestionamentos. Em matéria recente nos jornais de São Paulo houve a redução de velocidade no trânsito em 16% no último ano. Isto porque já trafegávamos a 20 km/h...agora como será?

Eu não apoio esta proposta do secretário e vou propor ao Prefeito Kassab a criação de uma lei específica para o setor, conforme a Lei do Meio Ambiente prevê no art 47, aprovada no mês passado. A portaria divulgada poderá ser provisória, até que, depois de discussões com os usuários, transportadores e Poder Público, exista a regulamentação definitiva para o fretamento.

A sua opinião também é importante. Todos os e-mails, recados, comentários no blog e no twitter serão levados ao conhecimento do prefeito. Você usuário ou não do fretamento deve sugerir e falar o que pensa.

Somente com a união dos esforços chegaremos a um acordo que será a palavra de cada um de nós.

Abs,

RT

4 comentários:

Douglas disse...

Bom dia Vereador Teixeira,

Estou desapontado com as medidas do Prefeito e do Secretario, moro em Mogi das Cruzes e trabalho na Vila Olimpia, levo em torno de 1h30m a 1h40m para chegar ao meu local de trabalho, quando não utiliza fretado precisava pegar três conduções e levava mais de três horas!!!

Se isso acontecer prefiro vir de carro.

Danilo Miranda disse...

Moro em São Bernardo do Campo e trabalho no Centro de São Paulo, utilizo o fretado a 2 anos e estou satisfeitíssimo com o serviço prestado.
Não posso dizer o mesmo dos 3 transportes públicos que preciso utilizar para sair de casa e ir até o trabalho, caso não fosse de fretado(fiz esse trajeto durante alguns meses). Os ônibus intermunicipais sempre lotados e demoram demais para passar, o "Expresso Tiradentes" até que não é uma má opção, mas também já está sempre lotado nos horários de pico. Agora, o pior de todos mesmo é o Metrô, na parada Pedro II às vezes é necessário passar uns 4 metrôs para vocÊ conseguir entrar (se jogar lá pra dentro... ).

O Secretário disse que foi feito pesquisas, com quem? não conheço nenhum usuário que respondeu alguma pesquisa dessas...

Se o custo que esta mudança aumentar muito, vou ser mais um carro nas ruas de São Paulo

Sapo's Links Page disse...

Sou usuário de ônibus fretado há mais de 3 anos, também em nosso ônibus não foi realizada nenhuma pesquisa de opinião.
Acredito que o trânsito e a poluição deverão aumentar, pois os carros que virão não serão inspecionados, já que são de fora da cidade.
Acredito também, que como no exemplo dos caminhões, irão “boratar” Lotações (Vans) que irão complementar o trajeto dos ônibus, também aumentando a poluição e o trânsito.
Existem listas com assinaturas, solicitando ao Prefeito a suspensão da proibição que estão com as associações dos Fretados.
Alexandre M. Barboza

Gabriel disse...

É um absurdo ter acontecido isso, o Kassab não deveria ter feito isso. Não teve consideração nenhuma pelos seus eleitores que tenho certeza que a maioria das pessoas que utilizam o fretado é seu eleitor ou melhor foi e não será mais.