sexta-feira, 3 de julho de 2009

Moto-táxi

O Congresso Nacional está debatendo a profissão de moto-táxi no país. Eu venho discutindo este assunto há muito tempo aqui em São Paulo. O moto-táxi é um serviço muito utilizado em cidades do interior do nosso Estado. Quando eu era diretor de operações do DER eu conheci muitos municípios que tinham este serviço e a população aprovava, porque são cidades que não possuem um sistema de transporte regular e a moto-táxi auxiliava nas pequenas viagens.

É claro que a moto-táxi acaba funcionando na ilegalidade, porque não temos uma lei específica para isso. Aqui em São Paulo mesmo. Nos bairros mais periféricos eu vejo o moto-táxi sendo utilizado frequentemente. É o vizinho que dá uma carona até o médico, até o mercado, até o terminal de ônibus...tem aquela “ajuda” na gasolina. Tudo informalmente. Para as pessoas que não têm acesso ao transporte coletivo a moto é uma ótima opção, já que não precisam andar quilômetros até chegar ao ponto de ônibus ou metrô mais próximo.

Eu apoio a iniciativa do moto-táxi exatamente nestes bairros. No centro expandido temos muitas ofertas de transporte público. Agora quem mora lá no fundão de Parelheiros, Cidade Kemel (próximo a Itaquaquecetuba), Jardim Helena (perto da Rodovia Ayrton Senna) tem que andar muito até chegar a um lugar que tem ônibus. Daí já vai cansado para o trabalho de tanto caminhar. Com a moto-táxi fica mais confortável.

Além disso, a gente tira da informalidade tanta gente que já sobrevive destas pequenas viagens e gera mais empregos. Se houver regulamentação, com regras definidas, sistemas de segurança, por que não seria válido ter a moto-táxi incluída no sistema público de transporte de São Paulo?

O que você pensa sobre o assunto? Você é a favorável a implantação do moto-táxi? Envie sua sugestão! Participe! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Um comentário:

Caio Cesar Moreira disse...

Acho que o moto-taxi é uma boa, porém acredito que deve ser utilizado em regiões com menos densidade de veículos, já que a chance de ocorrer acidentes seria maior.
Digo isso pois as motos são rápidas pois, na maioria das vezes, trafegam utilizando os corredores. Acredito que se a moto-taxi for utilizada fora dos corredores o tempo de percurso gasto aumentará quase equiparando-se ao tempo gasto por um veículo. Porém, em contrapartida, vejo que: ou foca-se no tempo em consequência do risco por trafegar nos corredores ou dá-se mais atenção à segurança em detrimento do tempo. Vejo isso como sendo uma questão bem delicada.
No final das contas vejo que o serviço deve existir, porém quem pegar a moto-táxi deverá arcar com as consequências e pesar o que é melhor para si (considerando os possíveis riscos). Isto é, usa quem quer.