quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mototáxi agora é lei

O presidente Lula sancionou ontem, dia 29 de julho, lei que regulamenta a profissão de mototáxi. Caberá a cada Prefeitura discutir o problema regionalmente.

Há quase 10 anos eu já falo sobre mototáxi. Em cidades do interior, como São José do Rio Preto e Barretos, já é permitido o transporte de passageiros em motos, porque são poucas as opções de transporte público e os moradores andam muito tempo a pé. A mototáxi facilita a vida destas pessoas.

Aqui em São Paulo eu discuto a regulamentação do serviço de mototáxi na periferia. Estes bairros são como cidades do interior: todo mundo se conhece e, de acordo com a pesquisa Origem-Destino do Metrô, milhares de pessoas fazem viagens a pé diariamente. A moto pode ajudar para chegar até o ponto de ônibus mais próximo, a ir até a farmácia, ao médico, ao mercadinho da esquina, entre outros locais próximos sem ter de caminhar tanto.

Por conta disso, estou propondo um Projeto-Lei específico para a cidade de São Paulo. O prefeito Kassab tem mostrado simpatia a proposta. Na lei do Lula apenas fala no uso do colete refletivo. Em meu Projeto eu proponho total segurança: a obrigatoriedade do uso de colete air bag para condutor e passageiro. Além da fiscalização – primordial para a implantação de qualquer meio de transporte.

No site, no blog e no twitter eu já venho discutindo o assunto há algum tempo e muitos internautas participaram mandando sugestões, como por exemplo, o mototáxi não pode levar pessoas embriagadas ou menores de idade. Esta é uma ótima discussão.

E você, o que pensa sobre o mototáxi? Você é favorável a implantação aqui em São Paulo?

Participe! Dê sua opinião! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem Lula, vamos parar de tampar o sol com a peneira e sermos realistas, o moto-táxi já existe em mais cidade que podemos imaginar.
Vamos regularizar está categoria, tão sofrida!!!!
Parabéns!!!!