quarta-feira, 29 de julho de 2009

A Mobilização e os fretados

Há muito tempo eu venho discutindo com vocês sobre o transporte fretado. E todas as vezes eu falava da mobilização. Como é importante a união dos empresários, funcionários e dos usuários em favor da causa.

Eu batia na mesma tecla em todas as reuniões, porém, ninguém parecia tão preocupado e no final a Portaria surgiu e todos ficaram “surpresos” e começaram a fazer manifestações pelos fretados. No entanto, os protestos devem ser pacíficos. Nada de brigas e tumulto. A gente tem de continuar com a mobilização, mas sem prejudicar quem não tem nada a ver com o assunto.

Graças a união pelos fretados já conseguimos mudanças: a primeira é parar na Av Luis Carlos Berrini em pontos organizados. Se a mobilização tivesse acontecido desde o primeiro momento, esta semana não teríamos tanta confusão e problemas.

Eu sou presidente da Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal e vou levar o debate para o Plenário agora em agosto. Juntamente com outros vereadores vamos ter Audiências Públicas para lançar um Projeto-Lei específico para a categoria. Portaria é algo transitório e provisório. A Lei será definitiva.

Para isso, preciso da sua opinião! Pense formas de mobilização pacíficas e que vão ao encontro de propostas benéficas para todos nós.

Você pode e faz parte do processo político de nossa cidade. Participe!

Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

9 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde
Porque o nobre vereador não responde as perguntas feitas aqui,"aqui mesmo"seria uma forma de governar junto com a população,já que é esta sua intenção.Não uso fretado,mas pior,trabalho com locadora de van(eventual e não contínuo) e estou(estamos) impedido de trabalhar por uma "lei"que proibiu nossa circulação sem que os responsáveis por tal medida tivessem conhecimento do trabalho que fazemos (turismo,hospedagem,seminarios,etc)atendendo empresas e particulares Somos cadastrados em todos os órgãos competentes.Não somos contra a lei,muito pelo contrário,só queremos condições de trabalho.Desafio o senhor a entrar no site da PMSP e fazer o cadastramento de um percurso.
Sem mais para o momento aguardo ansioso sua resposta.

Sirineu disse...

Desculpe-me
Esqueci do meu nome no comentário acima

Renato disse...

Caro vereador, sou usuário do fretado há 5 anos, por deficiência de um transporte coerente, já que temos que atravessar a cidade para nosso emprego.
Agora tenho que andar mais de 20 minutos da Juscelino até Bandeirantes.
Vamos lembrar dos vereadores na proxima eleição, mas só aqueles que tenhas proposta para as nossas necessidades.

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caro Sirineu há muito tempo eu discuto o problema dos fretados. Desde 1997 eu já tenho contato com as empresas e com os usuários e estou aberto a todo tipo de diálogo. Não é uma questão de desafio ou imposição. Todos os problemas apontados aqui serão discutidos em Audiências Públicas para criação de lei específica. Há muito eu prego a mobilização e fiz reuniões com diversas entidades e com os passageiros, mas ninguém, ninguém dava a importância devida ao assunto. A Portaria é algo transitório. Temos agora é de lutar por uma Lei Definitiva para a categoria. Conto com suas sugestões. Abs, Vereador Ricardo Teixeira

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caro Renato venha então participar das Audiências Públicas e dos debates. Há muito tempo eu já falo sobre o fretamento na cidade e as propostas são feitas exatamente em cima daquilo que os usuários, como você, falam do que é preciso. Abs, Vereador Ricardo Teixeira

Artes da Cissa disse...

Sr. Vereador,
O me deixa mais louca da vida com este prefeitinho e seu secretario é que eles disseram que os fretados poluem, e no entanto eles "criaram" varias linhas de onibus praticamente no mesmo percusso, as informações abaixo constam no site da prefeitura:

NOVAS LINHAS

Para conduzir os passageiros aos destinos mais procurados pelos usuários de fretados, a SPTrans criou 11 novas linhas de ônibus, que começarão a operar, em teste, a partir do dia 25 de julho.

Dessas, duas fazem ligação direta entre a Zona Leste e a região da Avenida Paulista e outras nove atendem aos pontos de contato.

Elas funcionarão de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 5h30 às 9h e das 16h às 20h, e serão operadas por um total de 106 veículos, todos deslocados de outras linhas já existentes.

As linhas são as seguintes:

Metrô Brás - Paulista (via Al. Santos)
Metrô Brás - Paulista (via S. Carlos do Pinhal)
Metrô Brás - Berrini
Metrô Imigrantes - Chác. Santo Antônio
Metrô Conceição - Berrini
Metrô Imigrantes - Pinheiros
Metrô Vila Madalena - Berrini
Nações Unidas - Berrini
Nações Unidas - Faria Lima
Itaim Paulista - Metrô Paraíso
Itaquera - Paulista

Se queriam arecadar dinheiro, porque não criaram uma taxa para os fretados e assim nos deixavam em paz. Ouvi pessoas no "bolsão" Sumaré esta semana que estão vendendo suas casa no interior e voltando para São Paulo para não perder o emprego. Este louco mexeu com a vida de tantos apenas por dinheiro, jamais ficarei convencida que é pelo bem da cidade, nem do transito nem da poluição. sinceramente desacredito cada vez mais nos nossos governantes, são todos interessandos apenas em lucrar e nunca pensam na população.
Cicera

Sirineu disse...

Caro vereador
Obrigado pelo espaço e por ter respondido.
O que nós(locadora de vans) achamos é que estamos sendo taxados de "FRETADOS"sendo que nossas atividades não tem nada a ver com isso.Veja o senhor,Uma locadora de vans que tem sua sede dentro da ZMRF para sair de sua garagem para fazer o teste de fumaça(controlar)que e´exigido pela prefeitura tem que cadastrar
o percursso na prefeitura e esperar a liberação.Levar a van para algum reparo mecânico também!!!Estamos ilhados com fiscais por todos os lados.
Volto a dizer,queremos a lei,e colaborar com ela,mas precisamos trabalhar.
Sempre que o senhor pronunciar a palavra"FRETADO"lembre-se que as locadoras de van estão bem distante
deste segmento.
Obrigado um abraço

Douglas disse...

Caro Vereador Ricardo Teixeira,

O Senhor precisava ver as condições sub-humanas, sim sub-humana, em que somos jogados no bolsão (de lama) da Cidade Jardim, lá é impossível ficar à noite, simplesmente ficamos em cima de um morrinho no meio da terra (que se chover vira pura lama), fora que ficamos respirando fumaça de todos os carros/ônibus/caminhões que passam por lá.

Acredito que até um animal seria melhor tratado do que nós lá naquele lixo.

Porque o Senhor não visita esse bolsão para confirmar o que estou lhe dizendo ?

Fora isso estou chegando com 50 minutos de atraso em casa (mesmo pegando o fretado 5 minutos mais cedo), e o stress é tanto (tanto da demora do fretado quanto para chegar na minha casa) que está insuportável.

Se liberarem 3 pontos na Faria Lima ou alguns na JK, já ajudaria muuuuito na volta, como também liberar a 23 de maio para tráfego.

O que peço é eficiência, não estou pedindo para me deixar na porta do trabalho, mas venho para SP para trabalhar, não para fazer "tour".

Obrigado,

Douglas

Simão Teixeira disse...

Esse secretário tinha mais é que ir comer capim pela raiz...