sábado, 18 de julho de 2009

Entrevista na Rádio Record

Nesta sexta-feira, dia 17 de julho, eu estive no Programa do Zé Nello Marques na Rádio Record para participar de um debate sobre moto táxi. No programa também estava Natalício Bezerra, presidente do Sindicato dos Taxistas.

O Zé Nello estava fazendo uma pesquisa com os ouvintes: favor ou contra o serviço de moto táxi. Cerca de 30% das pessoas são favoráveis a implantação da medida. Durante o programa eu pude falar sobre a proposta do meu Projeto-Lei para regulamentar a moto táxi e ouvir a opinião dos ouvintes.

O que me surpreendeu foi o fato de as pessoas serem contra o moto táxi porque tacham o motoqueiro de “bandido”. Nenhum ouvinte falou sobre a questão da segurança, custo ou do trabalho em si. O discurso da maioria foi o mesmo: moto é sinônimo de ladrão.

Um absurdo! Eu conheço muitos motoboys que são trabalhadores, pagam suas contas em dia e sustentam a família. No momento do programa um motociclista da Record estava saindo para trabalhar e eu comentei no ar: “aquele é bandido”?

A gente tem de discutir o moto táxi na questão da viabilidade como meio de transporte alimentador do ônibus, do metrô e do trem. Em meu projeto eu falo sobre a obrigatoriedade do colete air bag para piloto e passageiro. A vida vale muito e não pode ser desperdiçada.

Outra questão levantada durante o programa foi a fiscalização. Isso é muito simples e terá um custo de R$ 10 reais ao mês: a implantação de um chip, ligado a um aparelho celular que transmite via satélite o local de origem e o destino do passageiro que pegou o moto táxi. Simples e eficaz. Tecnologia tem, basta utilizar.

E só para terminar: moto táxi tem de ser só na periferia. Fora do centro expandido. É nas regiões mais distantes que a população carece de alternativas de transporte coletivo e são obrigadas a caminhar muitos quilômetros até chegar a um ponto.

O debate continua aqui no site. Dê sua opinião! O que você pensa sobre o trabalho do moto táxi?

Participe! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Nenhum comentário: