sexta-feira, 17 de julho de 2009

Alterações no fretamento

Depois de muita discussão estamos chegando a um acordo com relação a circulação dos ônibus fretados em São Paulo. O Secretário Municipal de Transportes Alexandre de Moraes já discute a possibilidade de autorizações especiais para ônibus de empresas que atuem dentro da área de restrição.

Já é uma vitória e demonstra que o diálogo e a mobilização têm o poder de mudar! Nós temos de continuar enviando sugestões. Agora, mais do que nunca, devemos nos unir para que novas alterações possam ser realizadas.

Ao acender a possível disponibilidade de empresas passarem o número de funcionários que dependem do fretamento para chegar ao trabalho e descrever qual caminho será utilizado, o secretário abriu uma porta para continuarmos as conversações.

Uma das sugestões seria retirar a restrição fora do horário de pico. Das 5h às 7h da manhã e das 10h às 17h, o trânsito em São Paulo está menos caótico e os fretados poderiam circular. Os problemas de congestionamentos, primordialmente, acontecem das 7h às 10h e das 17h às 20h. Neste momento, as restrições poderiam ser baseadas nas regiões mais saturadas.

Além disso, aumentar alguns outros pontos de parada próximo a grandes centros como Aeroporto e Universidades, por exemplo, já auxiliaria bastante quem depende dos fretados para se locomover.

O debate continua! Não podemos perder a oportunidade de levantar novos questionamentos e chegar a uma solução melhor para todos!

Participe! Dê sua opinião! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

13 comentários:

Douglas disse...

E quem não usa fretado de empresa ?

No meu caso é fretado particular e venho de outra cidade todo dia para SP.

O Secretario falou que a Paulista não terá exceção por ter metrô e ônibus - http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u596282.shtml

E como fica a região da Faria Lima/JK/Berrine (onde a maioria das empresas estão concentradas) onde não temos metrô e os ônibus sofrem com superlotação ?

Não seria o caso de estabelecer pontos fixos de embarque/desembarque ?

Se isso não for concedido, vai prejudicar muitas empresas/pessoas.

Estou vendo que isso só vai incentivar o transporte clandestino e se necessário eu o usarei para não ser mais prejudicado, como também mais carros.

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caro Douglas esta só foi a primeira possibilidade debatida que demonstrou ser uma ótima opção para atender mais pessoas. O seu comentário é bastante pertinente. Levarei adiante a proposta. Abs, Vereador Ricardo Teixeira

Anônimo disse...

Também concordo com o Douglas.Não vai resolver só liberar o fretado para as empresas, por sinal seriam as maiores que teriam esse previlégio!
Tenho ônibus fretado e dependo dele para o sustento de minha família, como a maioria de meus colegas.Acredito que a liberação de mais alguns pontos fixos de paradas ajudaria muito a maioria dos que dependem do transporte e assim seria possível manter o nosso emprego!!!
Até mais.
Renato

Cristófalo disse...

Vereador Ricardo Teixeira, somente liberar os fretados para as empresas seria uma grande injustiça para com os demais trabalhadores.

Assim como eu e minha esposa, existem milhares de pessoas que não trabalham em empresas que tem o porte necessário para precisar contratar um ou mais ônibus fretados.

Os horários propostos para liberação de circulação, das 5 às 7 e das 10 às 17 também não irão adiantar nada, pois está totalmente fora dos horários de entrada e saída da grande maioria dos trabalhadores que utilizam esses meios de transporte.

Eu acredito que a proposta mais coerente seria a de criar Mini-Bolsões em lugares estratégicos da cidade, para aí sim poder se tentar tornar viável a continuação do uso dos fretados.

Já fazem alguns anos, eu e minha esposa guardamos nossos carros na garagem exatamente pelo motivo de aparecerem os fretados, e caso não seja viável o seu uso, teremos que tirá-los da garagem novamente, além de que terei que comprar um outro de baixo valor, para poder suprir os dias de rodízio.

A minha proposta é a de criar Mini-Bolsões dentro da área de restrição, fora das avenidas mais problemáticas, mas que de condição das pessoas terminarem o caminho muitas vezes até a pé, nem que tenham que andar um pouco.

Forte Abraço

Fábio

Cristófalo disse...

Caro vereador,

Seria possível me esclarecer umas dúvidas?

Por quanto tempo uma portaria é válida?

Como uma portaria é transformada em Lei Municipal?

A Cãmara de Vereadores pode derrubar uma portaria?

Abraços

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caro Cristófalo vamos as suas perguntas: A portaria pode ser válida indeterminadamente. Para a portaria tornar-se lei os Vereadores ou o Prefeito tem de fazer uma lei com o conteúdo da portaria. A Câmara dos Vereadores pode derrubar uma portaria. Qualquer dúvida pode enviar para cá! Um abraço, Vereador Ricardo Teixeira

Unknown disse...

Olá Vereador,

Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo apoio à nossa causa, assim como várias outras que estou acompanhando. Pessoas como o senhor deveriam estar em um nível mais alto de hierarquia na política, e não certos acéfalos como estamos presenciando.

As respostas que o senhor deu às perguntas efetuadas pelo Cristófalo, serviram para mim também, pois eu mesma as tinha, mas me deixaram com algumas outras dúvidas...

As medidas que irão ser adotadas pelo Secretário dos Transportes, referente restrição dos fretados, não terão que passar por alguma votação para aprovação? Porquê?

Essas restrições não terão que passar pela Câmara dos Vereadores? Porquê?

De que forma a Câmara dos Vereadores poderia derrubar uma portaria? É possível fazer isso com a que for imposta à partir do dia 27/7?

Eu estou de acordo com o que o Douglas e o Cristófalo comentaram e opinaram...

Assim como o Cristófalo, eu também troquei o Carro pelo Fretado há cerca de 12 anos, e se não for mais possível utilizar o fretado, colocarei o meu carro nas ruas novamente, pois se nem o Secretário dos Transportes utiliza transporte público, mas sim carro oficial pago por nós, porque eu hei de utilizar???

Das 41 pessoas que utilizam o mesmo Ônibus fretado que eu utilizo, 32 utilizarão os carros próprios para ir e vir de seus trabalhos.

Desde já agradeço às suas respostas. Acredito que minhas dúvidas devam as mesmas de muitas outras pessoas.

Obrigada

Lôide Rodrigues

Douglas disse...

SE essa lei prejudicar milhares de pessoas (está caminhando para isso) e SE o Kassab pretende algum dia se tornar Governador de São Paulo, ele tem a noção de que vai perder milhares de votos dos seguintes lugares: ABCD, Baixada Santista, Bragança Paulista, Atibaia, Campinas, Jundiaí, Vinhedo, Sorocaba, Porto Feliz, Guarulhos, Vale do Paraíba, Mogi das Cruzes e boa parte da Capital que votou nele para Prefeito ?

Douglas disse...

Tenho uma pergunta também:

O José Serra pode derrubar essa possível portaria ou pelo ajudar em alguma coisa ?

Acredito que ele nos entenderia melhor que a dupla Secretario/Prefeito.

Anônimo disse...

O que o secretário está dizendo para a mídia não condiz com nada do que disse em reunião à comissão dos fretados!!!!!!!!!Participei da reunião de minha associação hj e isso foi deixado claro.ELE ESTÁ MENTINDO PARA A MÍDIA PARA SE MOSTRAR BONZINHO E PREOCUPADO COM A POPULAÇÃO, na real ele quer que se danem os prejudicados, literalmente.
O que podemos fazer para que essa situação seja esclarecida a TODOS realmente como ela é?
Um abraço.
Roberta.

Douglas disse...

Como disse a Roberta no post acima, pelo que eu li nos jornais a impressão que eu tive foi a mesma, o Secretario está de muita má vontade, essa é minha opinião analisando o conteúdo escrito nos jornais e eu não participei de nenhuma reunião.

Anônimo disse...

Vereador Ricardo Teixeira,
Primeiramente parabéns pelo apoio que tem demonstrado a nós usuários de fretados.
Eu tenho uma dúvida.
Pego ônibus fretado a 6 anos, porém de 3 anos para cá passei a utilizar VAN como locomoção de fretamento. Este tipo de automóvel também sofre esta restrição?
Todas as respostas que tive foi que não se aplica para VAN's, mas mesmo assim preciso de uma garantia para que o meu motorista não corra um risco desnecessário.
Antes de mais nada, desde o início estou me manifestando, já que além de utilizar o fretado, tenho diversos parentes e amigos que também estão sofrendo com esta nova (possível) lei.
Agradeço desde já seu retorno.
Fabiene.

Anônimo disse...

Caro vereador Ricardo Teixeira, sendo PRESIDENTE DA COMISSÃO DOS TRANSPORTES na camara, qual sua função lá?Tem poder para alguma decisão?Não é possível fazer algo mais decisivo na ação a favor aos fretados, fora o "apoio" que vem dando?
Agradeço a atenção.
Roberta.