sexta-feira, 5 de junho de 2009

Nova Marginal Tietê

Daqui a 15 dias a principal via de acesso de São Paulo começará a ter uma nova cara. O Governo do Estado assinou a ordem de início para a construção de três faixas para veículos nos dois sentidos da Marginal Tietê. No lugar do canteiro central, as novas pistas pretendem aliviar em 35% os congestionamentos na via. O empreendimento também pretende construir quatro pontes e três acessos a marginal e tudo será concluído até setembro de 2010.

Você deve estar pensando: no dia mundial do meio ambiente ele fala de pistas para carros? O transporte de cargas em nosso país é rodoviário. As ferrovias e hidrovias funcionam timidamente no Brasil. Vocês devem se lembrar do ex-presidente Washington Luis: “governar é construir estradas”. Desde aquela época a mentalidade do automóvel foi crescendo, mas as vias de acesso não. O Rodoanel já devia ter sido construído há quase 30 anos. Eu fui diretor de Operações da DERSA e um dos responsáveis pelas obras do primeiro trecho – que liga a Régis Bittecourt ao sistema Anhanguera-Bandeirantes – e vi o quanto era necessário uma obra desta dimensão para remover o trânsito pesado de caminhões de dentro de São Paulo.

Mas, como os investimentos são poucos e o número de automóveis cresce 800 veículos/dia é necessário abrir mais espaços para a fluidez do tráfego. Quanto maior o congestionamento, mais poluição é emitida na atmosfera.

Além disso, o que mais chamou a atenção foi a compensação ambiental. Para a construção das pistas será necessária a retirada de 559 árvores. Durante as obras serão plantadas 4.900 mudas como forma de compensar o aumento de veículos e a retirada das espécies. Ou seja, vai dobrar o número de árvores existentes hoje na Marginal Tietê. Ao mesmo tempo, 83 mil mudas serão plantadas nas avenidas que dão acesso a Marginal, também como forma de compensar o meio ambiente pela construção das vias.

Eu penso que devemos investir em transporte público para que as pessoas deixem seus carros em casa. No entanto, não podemos jamais pensar que todo mundo vai andar de ônibus ou de metrô. Tem muita gente que não vai deixar seu veículo de lado.

Governar é pensar no todo. O que você pensa sobre isso? Você acha que a construção das pistas melhorará o fluxo das marginais?

Participe! Dê sua opinião! Seja Vereador Junto comigo!

6 comentários:

Anônimo disse...

Está mesmo na hora dos governantes tomarem uma providência sobre a Marinal. Mas como agora teremos a Copa em 2014, ele irão tomar uma atitude.
Até que enfim...

marcia disse...

Vereador Ricardo concordo que governar é pensar num todo.

Várias ações em conjunto podem no futuro dar resultados; tantas árvores retiradas, mas com um pensamento de compensação mais arvores serão plantadas. Mas mesmo assim acredito que a cidade precisa de algo mais significativo talvez uma atitude um pouco mais drástica, ningupem mais aguenta congestionamentos!!!.

Para nós (me incluo) leigos no assunto; fica difícil opinar.Temos pouco tempo para pesquisar os números, e dar realmente uma sugestão que alie o bom senso...

Fica fácil desse jeito dar palpite né? Mas em todo o caso esse é o local certo afinal de contas o site foi criado para este fim...Acredito que pelo menos seja a contribuição que podemos dar neste momento. Abraços Marcia

Ricardo Teixeira disse...

Cara Marcia a internet é um espaço democrático para falarmos sobre tudo e uma grande biblioteca acessível. Eu faço muitas pesquisas de números e informações na internet. Penso que mais espaços de debates e troca de informações são úteis para agirmos pelo todo. Um abraço e continue participando!

Unknown disse...

Nobre vereador,
A comunidade da zona norte sabe da importância desta obra não só para nossa região, mas para toda a cidade de S.Paulo. No entanto, ela implica em desapropriações e reintegrações de posse, e no caso do centenário Clube Esperia a diretoria diz que até agora não foi contatada oficialmente pelo governo, levando preocupação para seus milhares de associados que temem de uma hora para outra ver os muros do clube no chão derrubados por um trator e suas instalações destruidas, sem tempo para as necessárias adequações.

Unknown disse...

Vereador, você esqueceu de mencionar: 559 árvores centenárias.

Elas serão retiradas e não replantadas.

CENTENÁRIAS.

Elas estavam lá antes de nós. E serão removidas. As mudas que serão replantadas não calam a indignação do povo, vereador, não calam.

E se for para plantar essas mudas e deixá-las abandonadas, é melhor nem prometer. Estou cansada de ver na cidade árvores replantadas, com as grades de proteção as machucando ou simplesmente vandalizadas.

Marcio disse...

Vereador, já que foram reformar, porque não fazer algo que ajudaria todo mundo? Porque só pensar nos carros?

Veja essa comparação.

http://www.ciclobr.com.br/diasemcarro/noticias85_Incrível_a-Freeway_do_Maluf_e_melhor_que_a_do_Serra.asp

Isso mesmo, a Freeway do Serra consegue ser mil vezes pior que a do Maluf. É mole?