quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fretados: 1° Vitória

Ontem (03/06) a Câmara Municipal aprovou o decreto-lei 530/08 – mais conhecido como a Lei do Meio Ambiente – que prevê um pacote de mudanças climáticas para São Paulo até 2012.

No entanto, um dos assuntos tratados envolve o sistema de ônibus fretados. De proibidos na primeira versão do projeto, passaram a fazer parte de um estudo para regulamentar e disciplinar a categoria. Nada mais justo depois de tanta discussão. E eu sei bem o que foi esta briga porque participei ativamente da campanha prol fretados.

Nós vivemos um momento de mudança de comportamento. O trânsito é caótico e os níveis de poluição estão cada vez mais altos. Todos os especialistas do setor falam em investimentos em transporte público para que a vida na cidade melhore. Daí vem uma lei que restringe a circulação dos ônibus fretados. É um absurdo! Este sistema retira das ruas 300 mil veículos/dia. Já pensou como seria sem os fretados? Nem posso imaginar.

No Brasil a legislação de fretamento é confusa e cada órgão exige alguma coisa diferente. O que propus na Câmara e todos os outros vereadores entenderam e ficaram sensíveis a causa é criar uma lei específica e transformá-la em modelo de gestão de ônibus fretado no país. É inserir de vez esta categoria como forma de melhorar o sistema de transporte nas cidades.

Agora nós temos 60 dias para redigir as regras para a nova legislação de fretamento. Até lá quero a sua participação na elaboração deste projeto. Para você que utiliza o ônibus fretado eu faço um convite: entre em meu site e dê sua sugestão para este assunto. E para você que não usa o fretamento, o que pensa sobre este sistema de transporte?

Participe! Envie sua ideia! Seja Vereador Junto Comigo!
Abs
RT

10 comentários:

Sapo's Links Page disse...

Caro Sr. Ricardo Teixeira

Fica a cargo de quem regulamentar a situação dos Fretados?

Que tipo de regra poderá ser apresentada?

As regras seriam quanto a criculação? Fiscalização dos Clandestinos? ônibus fretados para Empresas?

Como poderemos colaborar com essas regras?

Anônimo disse...

Caro Sapo´s Link a proposta é criar uma legislação de contemple a regulamentação, fiscalização e regras para as empresas de transporte fretado. Uma lei única. A ideia é falar sobre todo o tipo de fretamento - desde aquele utilizado diariamente, até as excursões escolares. Envie um e-mail e vamos discutir mais a proposta. Um grande abraço,

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caro Sapo´s Link a proposta é criar uma legislação de contemple a regulamentação, fiscalização e regras para as empresas de transporte fretado. Uma lei única. A ideia é falar sobre todo o tipo de fretamento - desde aquele utilizado diariamente, até as excursões escolares. Envie um e-mail e vamos discutir mais a proposta. Um grande abraço,

Trabalhador disse...

Sr. Ricardo Teixeira, antes de mais nada fica meu sincero agradecimento, por sua conduta sobre os fretados, stou participando das manifestações passíficas e das votações na camara de sp e das reuniões executadas em associações, mas uma situação me preocupa:
Ficor acordado que será feita uma lei específica para o fretado, tirando da obrigariedade a parada e desembarque nas linhas metroferrovias, isto foi ótimo, mas o que vai adiantar se baixarem um decreto que estamos proibido de passar na Av. Paulista, vamos voltar novamente ao início parar e desembarcar no metrô, ou seja de que valeu brigar por esta PL.
Agora se a Av. paulista fica restrita como já é no sentido da Conçolação também no sentido do Ana Rosa, mas a Al. Santos fica Liberada, tudo bem na medida do possível.

Sr. Ricardo estamos em suas mãos e agreditamos em seu trabalho.

Muito Obrigado

Ricardo Teixeira disse...

Caro Trabalhador a sua sugestão é muito boa e vou levar em conta na hora de construir o projeto-lei. Eu também concordo que são necessárias regras de trânsito e parada, mas não dá para prejudicar o usuário porque senão ele deixa de usar o fretado. Vamos conversar! Um abraço

Marcia disse...

Vereador Ricardo acredito que ''parcerias'' em estacionamentos próximos da Av.Paulista poderiam aliviar o problema. Quem pagaria a conta? as empresas que estão localizadas nos quarteirões vips.(lembrando sempre que a Prefeitura poderia analisar e pensar numa forma de estimular essas empresas, talvez com alguma isenção.Não sei se isso é possível juridicamente(mas vale a pesquisa né?...rs..). Um dos metros quadrados mais caros do mundo, não tenho a informação mas acho que chega perto de algumas Avenidas de NY. abraços Marcia

Saúde e Vida disse...

Gostaria de saber o que o povo que usa fretados irá fazer? Porque acredito que a maioria vai de carro, e ai irá congestionar ainda mais a cidade.

Regiane disse...

Bom dia Vereador Ricardo Teixeira.

Gostaria que o Sr. me explicasse melhor como o senhor prefeito Kassab conseguiu criar a ZMFR antes dos 60 dias informados em seu site e por que será em 27/07/2009?

Eu sou uma usuária de fretado, pela manhã entro na Zona Leste( Av.Sapopemba - Chac.Belenzinho) e desembarco na Rua Estados Unidos, pois trabalho na Al.Gabriel Monteiro da Silva, na volta embarco na Avenida Brasil e desembarco na Av. Sapopemba.
Pelo que entendi das informações que vi nas reportagens, nos tais bolsões terão onibus para integração, como ficará o pagamento deste ônibus que fará aintegração? Pois, pagamos o fretado mensalmente. Inclusive nem sabemos ainda qual será o trajeto destas linhas que serão criadas pelo sernhor prefeito... Não sabemos se elas atenderam a todos que utilizam o fretamento, pois muitas empresas tem trajetos diferentes, para que possam atender as necessidades dos seus passageiros.
A ida para o trabalho, apesar de complicada, pode ser suportável, porém a volta... Eu terei que pegar um ônibus na Av. REbouças e ir até a Paulista, fazer baldeação para linha vermelha, e isto será por volta as 19:00, o pior horário, pois não se entra no sentido Corinthians/Itaquera. Se hoje saindo as 18:00 chego em casa por volta das 19:30, utilizando transporte público, chegarei, com certeza, por volta das 20:30/21:00, para quem tem filhos, tem que cuidar ainda de afezeres domésticos, significa não ter nenhuma qualidade de vida, pois no dia seguintea terei também que levantar pelo menos uma hora mais cedo por volta das 05:00 para entrar no trabalho as 08:00. Isso é um absurdo.
Sei que sua bandeira até agora foi nos defender, por isso estou pedindo explicações e gostaria de saber o que posso fazer para demonstrar minha indignação quanto a essa atitude que na minha percepção para arbitrária.

Eu concordo em regulamentação e idade máxima dos veículos e inspeção veicular... Isso não se descute, porém a criação da ZMRF acho absurda.

Fico no aguardo de seu retorno.

Grata,

Regiane Garcia

fernando disse...

pq els estao proibindo fretado e pondo onibus coletivo para min isso envolve dinheiro pq se fosse para melhoria do transito ou do meio anbiente eles nao colocaria outros onibus no lugar dos fretados eu sei q vcs podem mudar isso entao em desculpe mude para q possa valer meu voto sei q vcs nao tem culpa mais pode nos ajudar os fretados sao melhoria na vida de muita gente nao pego fretado mais sou a favor deles pego coletivo e esse transporte e uma merda

Anônimo disse...

Olá Vereador Ricardo Teixeira,

Gostaria de saber primeiramente o que o senhor está fazendo em relação a restrição dos fretados?
E como o senhor é bem próximo ao Kassab e o Alexandre de Moraes peço gentilmente que dê um recadinho a eles, principalmente ao Kassab, que com certeza não ganhará mais nenhuma eleição, pois mais de 600,000 pessoas estão contra esse decreto, o senhor Gilberto Kassab cavou o seu próprio buraco pois depois dessa nunca mais ganhará nada.