sexta-feira, 12 de junho de 2009

Fones de ouvido para motoristas

Nesta semana eu vi uma reportagem na televisão que falava sobre o uso de fones de ouvido por motoristas de ônibus na cidade mineira de Belo Horizonte. A medida, segundo as empresas, é para beneficiar em longo prazo os funcionários que cumprem longas jornadas no trânsito.

Realmente o barulho dentro do ônibus é infernal. De acordo com médicos chegam a 80 decibéis, ou o mesmo que ter um liquidificador ligado próximo ao seu ouvido o tempo todo. Os motoristas e cobradores dos coletivos em nosso país são heróis, porque enfrentam o trânsito, a poluição, o barulho e passam por um estresse muito grande nas ruas.

O problema do uso destes fones de ouvido é a segurança dos funcionários, dos passageiros, dos outros motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Com este aparelho não dá para escutar uma ambulância, o apito do agente de trânsito, uma buzina, enfim, não dá para saber o que acontece a seu redor. Quem trabalha dirigindo sabe que é preciso ficar atento e utilizar a visão e a audição sempre. Quando você perde um dos sentidos, como fica?

O correto seria que os motoristas tivessem melhor qualidade no trabalho. Não ter de dirigir ouvindo o barulho ensurdecedor do motor e diminuir a jornada de serviço. Eu vejo funcionário por aí que fica 13 horas no trânsito, só para ganhar um pouco a mais no final do mês. Um absurdo o abuso pelos quais uma pessoa tem de passar para ganhar o pão de cada dia!

Eu sou contra o fone de ouvido. Ele é necessário atualmente porque falta investimento em qualidade e segurança no trabalho. Se nossas autoridades fizessem valer os direitos dos funcionários, eles não teriam tantos problemas futuros de saúde.

E você o que acha desta ideia dos fones de ouvido para motoristas? Participe, dê sua opinião! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Nenhum comentário: