segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia do Meio Ambiente

No dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e eu começo a semana pensando no que fazemos com o ambiente em que vivemos. Infelizmente chego a conclusão que cada vez mais destruimos o que está a nosso redor e não consigo ver um futuro promissor para as próximas gerações.

A começar pela poluição. Eu sou engenheiro de tráfego e ao andar pelas ruas vejo mais e mais congestionamentos sendo formados. Hoje não há um determinado horário que a gente fale: “agora tem trânsito”. Todos os dias a qualquer hora têm carro parado. O maior poluidor é o automóvel. Você sabia que 90% do aquecimento global é causado pelo escapamento do veículo? E as consequências são o efeito estufa, a sensação de tempo abafado, parece que falta ar e os problemas respiratórios aumentam sensivelmente. Há estudos afirmando que a maioria dos abortos espontâneos são causados pela poluição.

Nós poderíamos começar a refletir sobre o assunto e agir de forma a preservar o meio ambiente. Eu creio que as viagens mais curtas, como ir a padaria, por exemplo, poderia ser feita a pé. Ou melhor, fazer um exercício de bicicleta. Ao invés de andar com o veículo por cinco minutos, substituir por uma boa caminhada de 15. Faz bem para o coração e, principalmente, contribuimos para melhorar o ar que respiramos.

Além disso, cada pessoa poderia plantar e cuidar de uma árvore. Tem muitos bairros que não tem verde é só concreto, concreto e concreto. É algo tão frio – ou melhor quente porque sem árvore a impressão que temos é de uma grande bolha de calor. Eu tenho um projeto-lei que prevê para cada licenciado na cidade de São Paulo é necessário que o proprietário plante uma árvore. Imagina para nossos filhos e netos como seria bonito ver crescer uma área verde e participar disso. O plantio poderia ser uma festa para a criançada e também criar esta consciência de meio ambiente desde pequenos.

O que você acha que deveríamos fazer para melhorar nosso ambiente? Tem alguma lei que seria interessante? Envie sua opinião! Seja Vereador Junto Comigo!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Como é possível se locomover sem o carro em São Paulo?

Os semáforos são programados para dar fluidez ao trânsito, desprezandos os pedestres que precisam atravessar as vias.

Nas faixas de seguranças não semaforizadas a prioridade é dos carros, não das pessoas, como prevê a lei.

Moto e ciclistas não tem seus espaços reservados na via pública.

Diga, como?