terça-feira, 2 de junho de 2009

12 aviões por dia

A queda do avião da Air France e a morte de 228 pessoas chocou a todos nós neste começo de semana. Uma tragédia para as famílias e eu fico comovido porque eu penso que poderia ser um dos meus filhos, um dos meus irmãos ou dos meus pais. Eu não queria estar na pele das famílias que aguardam por notícias e com esperança de que tudo não passe de um pesadelo e que elas possam abraçar seus familiares de novo.

Daí eu venho para uma realidade que acontece anualmente e ninguém comenta. Uma tragédia invisível para as autoridades e para nós também. A mortalidade no trânsito. Todos os anos morrem 1 milhão de pessoas vítimas de acidentes. Isso dá 2739 mortes por dia, ou seja, 12 aviões Air France. E ninguém faz nada. A morte silenciosa continua acontecendo e parece que não vai acabar tão cedo.

Quando um desastre envolvendo aviões ocorre é uma comoção geral porque é um impacto de imagens muito grande. No entanto, no trânsito é muito pior e não vejo alguém levantar esta questão. Gastam-se milhões de dólares para prevenir acidentes com aeronaves, para torná-las mais seguras, para habilitar pilotos e tripulação, para projetos de engenharia e educação de voo, mas nada, absolutamente nada, para a questão do trânsito. Por ano milhões são jogados fora nas ruas e estradas deste nosso mundo e pouca ou nenhuma verba é destinada para prevenção aos acidentes. Nada para campanhas educacionais, nada para diminuirmos a mortalidade no trânsito.

Só mais uma comparação: enquanto o número de acidentes em aviões diminui a cada ano, com 502 mortes em 109 acidentes, com o trânsito a perspectiva é de aumentar a mortalidade para 2,4 milhões nos próximos anos.

É muito triste esta ocorrência envolvendo um avião, só que não podemos deixar de pensar que 12 iguais a esse representam as mortes no trânsito. É preciso que algo seja feito urgente!

O que você acha que deveríamos fazer para diminuir as mortes no trânsito? Investir em educação basta? Multas mais pesadas resolveriam o problema?

Que tipo de legislação deveria ser criada? Envie sua opinião. Participe! Seja Vereador junto comigo!

Abs
RT

2 comentários:

Raphael R Barbosa disse...

Olá, Dr. Ricardo,

não sei em relação a São Paulo, mas aqui no Piauí a situação também é preocupante. Não só pelas mortes no trânsito, mas por todos os incômodos causados pelo trânsito que, embora não nos impeçam de chegar vivos ao destino, nos matam aos poucos de raiva, stress e coração.

Aqui o que vejo é um excesso de multas por foto-sensores ("pardais"), já que são multas fáceis de aplicar. Mas inexiste qualquer fiscalização de estacionamento em local proibido ou fila dupla, bem como campanhas para não obstruir cruzamentos, veículos lentos pela faixa da direita ou para que as pessoas observem as faixas (há incontáveis casos de ruas com 2 faixas em que os carros insistem em andar no meio, ocupando ambas, o que duplica a extensão do congestionamento).

São fiscalização mais difíceis, pois é necessário colocar um guarda e não uma máquina clicando automaticamente.

Resumindo: não adianta colocar multas mais pesadas, novas leis ou o que quer que seja se não houver fiscalização e conscientização.

E ainda acho que a melhor forma de conscientizar é punir o erro. Porque aí vai valer à pena fazer o certo. Já ouviu que "ofende aos bons quem protege os maus"? Hoje o cidadão correto se sente idiota. Eu fui multado por excesso de velocidade (passei com 68 e o limite era 60, com tolerância até 66) mas precisava correr porque um engarrafamento havia me atrasado (causado por estacionamento em local proibido).

Esses probleminhas de trânsito é que matam a gente dia a dia.

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caro Raphael aqui em São Paulo passamos pelos mesmos problemas com operação de trânsito. Eu sou funcionário da CET - Companhia de Engenharia de Tráfego - desde 1977 e criei algumas regras para caminhões circularem a direita e uma cartilha com procedimentos de operação de trânsito. Sem dúvida o grande segredo é a operação. Mas envie um e-mail e vamos debater o assunto. É interessante saber o que acontece em outros estados. Recentemente fui a seminário em Fortaleza e reparei que na cidade faltava investimento em operação de trânsito. Eu não vi nenhum agente de trânsito nas ruas e peguei um grande congestionamento devido a um veículo quebrado. Um grande abraço,