quarta-feira, 24 de junho de 2009

Creche noturna

São Paulo funciona 24 horas. Se a gente quiser comer uma feijoada às 2 da manhã há lugares que vendem. Para se ter uma ideia quase a população de Curitiba inteira vive do trabalho noturno na cidade. São garçons, copeiras, recepcionistas, faxineiras, enfim, 1,8 milhão de pessoas que fazem de São Paulo a terceira maior cidade do mundo.

Uma parte das mulheres que trabalham no período noturno tem filhos. Onde as crianças ficam quando elas saem para o serviço? Provavelmente com uma mãe, uma tia, uma prima...ou acabam pagando uma babá para olhar dos filhos enquanto vão trabalhar. Muitas delas tem o salário tão baixo que mal dá para sobreviver e ainda tem a conta da empregada.

Uma solução seria a criação de creche noturna. Um serviço público gratuito para auxiliar as trabalhadoras que não tem com quem deixar os filhos e precisam do emprego para ajudar a pagar as contas de casa. Por que o Poder Público não pensa em criar este espaço? Em muitas empresas a faxina começa às 20 horas e vai até de manhã. Os restaurantes, disk-pizza, lanchonetes, também funcionam noite a fora. Por que não investir nisto?

E você o que pensa sobre a creche noturna? Resolveria o problema de muitas mães? Qual seria o horário de atendimento? Eu penso que poderia ser das 20h às 6h.

Eu quero saber a sua opinião. Participe! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho execelente. Sou mãe, trabalho à noite e preciso de uma babá para ficar com meu filho até às 23 horas.
Não entendo como São Paulo, uma cidade imensa, não tem um serviço
deste.

ALESSANDRA BARBOSA disse...

ACREDITO QUE SERIA ÓTIMO, SOU DA AREA DA SAUDE, TENHO UMA FILHA DE 1 ANO E SEIS MESES, TRABALHO TODAS AS NOITES DAS 19 AS 7 HS, E VEJO NESTA SITUAÇAO MUITAS COLEGAS, ESSA IDEIA JA DEVERIA EXISTIR HÁ MUITO TEMPO. ACREDITO QUE ALÉM DE CRECHES EXTERNAS, OS HOSPITAIS EM PARTICULAR, DEVERIAM TER CRECHES PROPRIAS, POIS QUANTAS MULHERES EXISTEM DENTRO DE UM HOSPITAL INDEPENDENTE DO HORARIO, INCLUINDO MEDICAS, AUXILIARES E TECNICAS DE ENFERMAGEM, ENFERMEIRAS, COPEIRAS,AUXILIARES DE LIMPEZA E ETC... QUE DEIXAM SEUS FILHOS COM VIZINHOS OU FAMILIARES PORQUE SEM TRABALHO NÃO SE COME NÃO É.

Carolina disse...

Seria a solução dos meus problemas, estou grávida de 8 meses e jé enlouquecendo só de pensar com quem vou deixar meu filho quando acabar minha licença, pois sou professora de educação profissional e leciono das 19h as 23h, além de trabalhar na área da saúde. Creio que o horário deveria ser a partir das 18h, para suprir todas as categorias profissionais.

Anônimo disse...

Eu acho perfeita a ideia, seria a solução do problema de muitas mães. Eu apoio e creio que quem implantar essa modalidade em sp será lembrado por muito tempo certamente e com muito carinho por todos os pais e mães.

jaqueline santana costa disse...

eu tenho 3 filhos 10 5 2 anos pago a metade do meu salario para uma baba minha filha de 10 anos fica com minha mae pois ela não tem saúde para cuidar dos outros 2 meus filhos ficam em casas separadas acho uma judiação mais trabalho das 16 as 24 em uma pizzaria e tenho que sustentar meus filhos fico revoltada de ver tanto dinheiro ser gasto para a copa e não investirem nisso já tem as creches basta funcionarem 24 horas seriam mais empregos já que teria mais funcionários e um alivio para milhares de mães já que conheço pessoas que necessitam de emprego e conseguiram a vaga mais não conseguiram alguém para cuidar do seus filhos por causa do horário basta pelo amor de deus na situação em que se encontra tantas famílias desempregadas com oportunidade de trabalho ficarem de mãos atadas ou deixarem seus filhos sozinhos por desespero sem conseguir se concentra por causa de uma coisa tao simples eu troco a copa por creches noturnas e tenho certeza que a maioria da população carente também troca niguem pidio nossa opinião para fazer a copa e gastar tanto dinheiro e nosso esse dinheiro acho que na eleição deveríamos ficar em casa não vai mudar nada mesmo como disse o tiririca pior que ta não fica

jaqueline santana costa disse...

desculpem , eu fiquei tao empolgada que esqueci ate as virgulas, e que também não tive oportunidade de terminar os estudos, e estou escrevendo do meu serviço.eu que escrevi esse livro ai em cima, trabalho,na pizzaria lafavorita rua do sacramento,628/rug ramos sbc de segunda a sábado das 16 as 24,telefone 41772799,espero que alguém queira contar minha historia e sensibilizar o governo para conseguimos a vitória ,aceito doações de roupinhas para meus filhos, não tenho vergonha melhor pedi do que roubar e eles persisam ainda mais agora no frio.obrigada