quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mobilização pelos fretados

Nesta semana estamos assistindo as manifestações no Irã para a realização de novas eleições. Os grandes líderes mundiais apoiam este tipo de protesto porque demonstra a vontade popular frente a decisões repressoras do governo.

Eu não sou favorável a manifestações com mortes e bagunça como por vezes está acontecendo no Irã. No entanto, concordo que a população se mobilize por seus direitos. Passeatas pacíficas e que não atrapalham a vida de outras pessoas são muito bem-vindas, pois é uma forma de o governante saber a opinião das pessoas.

Estou falando tudo isso porque nesta semana houve uma manifestação a favor dos ônibus fretados no vão livre do MASP. Porém, poucas pessoas compareceram. O fretamento leva diariamente 600 mil passageiros. Onde estavam estas pessoas? A proposta é acabar com o fretamento no mês de agosto, se os usuários são contra – como muitos já me disseram – por que não participaram do manifesto?

Aqui no Brasil eu sinto que as pessoas são acomodadas. Ou já arranjaram por si só uma solução para ir ao trabalho. Por exemplo: quem vem do Itaim Paulista para o Centro utilizando o transporte público, gasta mais de duas horas, espremido dentro do ônibus. O mesmo percurso, sentado dentro de um ônibus fretado com ar condicionado e, com direito a “sonequinha”, leva 1 hora. Este usuário deveria estar bastante incomodado com o fim dos fretados. Mas, pelo que vi na manifestação nesta semana, não está não.

É preciso que haja mobilização. Se não houver nenhuma resposta dos usuários, o Poder Público vai achar que a população concorda com o fim dos fretados. Infelizmente se não houver união de todos nada acontece.

E você o que pensa sobre a manifestação pacífica da população? O que você pensa sobre os fretados?

Dê sua opinião! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

6 comentários:

Mayla disse...

A manifestação é uma das formas de demonstrar o descontentamento da população com qualquer decisão do poder público. Afinal, fomos nós que colocamos os políticos onde estão....mas se não há manifestação, indignação, o poder público simplesmente mantem a ideia inicial, e não se prontifica a mudar nada. Quem não ta contente que mostre...ou então, depois não reclame quando acabar os fretados.

Daniela disse...

Ricardo, tenho uma pergunta. O abaixo assinado que passamos não adianta? Sim, a manifestação é importante, porém o que fazer com quem não pode sair no seu horário de expediente para estes manifestos? Nós entendemos porém nossos chefes, diretores, não entendem. Caso a única alternativa seja a manifestação pública, então proponho em outro horário (final do dia).

Gabriel disse...

Não podemos deixar nosso trabalho para poder ir as manifestações. Estamos manistando de outra forma, com abaixo assinados e na internet.
Talvez em outro horário seria a melhor forma.

Francine Tribes disse...

No MASP não tenho como ir... mesmo na hora do almoço. Trabalho em Santo Amaro, é muito longe para mim.

Su disse...

Ricardo,

Também penso que as manifestações públicas são as maiores armas da população contra medidas descabidas do governo. Mas hoje podemos fazer uso de outros veículos para que nossa voz seja ouvida. Este blog seu é um bom exemplo disso. Também os abaixo-assinados virtuais, comentários em blogs, sites dos principais jornais e e-mails são ferramentas que também podem atingir um maior número de pessoas e ajudá-las a romper com a inércia, o comodismo e alienação. Vamos fazer esse movimento a favor dos fretados se disseminar na internet! Pensando pelo lado prático, é o melhor caminho agora.

Abraços!

Anônimo disse...

Talvez não foi o melhor dia e horário, quem sabe outro dia, ou de outra forma podemos nos manifestar.
Porque os fretados acabando vamos ter que ir de carro e será muito mais transito e poluição, sendo essa a causa da retirada dos fretados.