sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Terceiro Mandato

Está em discussão no Senado e na Câmara Federal a história do 3° mandato. Se aprovado, o presidente, governador e o prefeito poderão disputar a reeleição duas vezes o que daria 12 anos de governo sem interrupção. Pensando nisso eu faço uma pergunta: Ainda estamos em uma democracia? Eu vivi e lutei pelas Diretas Já, fiz parte de movimentos estudantis, briguei para que a gente pudesse escolher nossos governantes livremente e, agora, de repente uns poucos políticos vem com esta história.

Eu sou totalmente contra o 3° mandato. Daqui a pouco vem o 4°, o 5°...até virar governo vitalício e daí ser uma DITADURA e voltarmos com todo aquele pesadelo de censura, punições sem precedentes...nem quero me lembrar disso.

Eu penso que poderíamos ter um mandato único de seis anos e a reeleição ser proibida! Assim, daríamos a chance de renovação na política e novos nomes poderiam entrar no cenário eleitoral.

A medida também valeria para vereadores, deputados e senadores. Deveria ter um limite de no máximo dois mandatos para cada categoria. Hoje o que vemos são vereadores, deputados e senadores vitalícios. A carreira virou “emprego” com carteira assinada. Os novos políticos não têm chance de entrar porque as Câmaras e o Senado viraram “fazendas com os donos dos currais” tomando conta de tudo e fechando a porteira.

Nós precisamos de novas ideias, propostas, de “sangue novo” na política. Não dá mais para tolerar o empreguismo político e deixar como está.

O que você acha da minha sugestão? Você apoia o terceiro mandato para presidente, governador e prefeito? E sobre a reeleição vitalícia de senador, deputado e vereador?

Dê sua opinião! Participe! Seja Vereador Junto comigo!

Um comentário:

Dinovan Dumas disse...

A maléfica intenção de "emplacar" o "terceiro comando" (não basta ter o "primeiro") no Brasil é mais uma tentativa de afronta ao Estado Democrático de Direito, aos pressupostos insculpidos na Constituição da República e, pior, na confiança deposita pelo povo no parlamento federal.

Como bem dito por um Migalheiro Informativo (www.migalhas.com.br), "...estamos, assim, vivendo o pior dos cenários dos últimos tempos; daqueles que acompanhamos nos países vizinhos e tanto repudiamos. Que o Legislativo era subserviente às gostosas emendas e aos saborosos cargos, já se sabia. Imaginávamos, porém, - talvez ingênuos - um pouco de noção histórica. Com um Legislativo desse nível, e que vive chafurdado em meio a denúncias, os pretensos ares institucionalizados que se querem dar não irão tirar a mácula golpista da iniciativa".

Dinovan Dumas
Advogado