quinta-feira, 28 de maio de 2009

Fretamento será regulamentado

Estou muito feliz e com a sensação de dever cumprido! Ontem na Câmara Municipal realizamos o debate entorno da criação de lei específica para tratar dos ônibus fretados na cidade de São Paulo. Os vereadores entenderam que a lei 530/08, mais conhecida como Lei do Meio Ambiente, juntava poluição com fretamento, fazia uma confusão e não resolvia o problema.

Ficou acordado que até quarta-feira, dia 03 de junho, nós redigiríamos um novo texto para que no artigo 47 da lei 530/08 esteja escrito que deve ser criada legislação específica para tratar do tema ônibus fretados. Nós pretendemos levar a discussão para o prefeito e o secretário de transportes para sensibilizá-los de que é necessário que se faça uma regra somente para os fretados, e que eles façam parte do sistema regular de transporte na cidade como umas das metas para a diminuição dos congestionamentos de São Paulo. Afinal, eles transportam diariamente 600 mil pessoas e tiram 300 mil carros das ruas todos os dias!

Nós iremos fazer audiências públicas para criar a lei de acordo com as necessidades de cada um: de você morador, do usuário, do empresário de ônibus, do pessoal do trânsito, de todos os envolvidos para que tudo seja escrito da forma mais correta e que atenda a todos os interessados.

O que você acha da proposta? Envie sua idéia já para começarmos a redigir o Projeto-Lei dos fretados na cidade!

Participe! Seja Vereador junto comigo!

Abs
RT

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite. Sou uma das usuárias de ônibus fretado que ficou muito preocupada com a votação do projeto de lei 530/08 e por isso me manifestei enviando um e-mail para todos os vereadores. Acredito que o fretado deve sim ter um projeto de lei específico e que seja encarado como uma ótima opção de transporte dentro de SP. Pago a mensalidade do meu bolso, sem ajuda de custo da empresa, mas não reclamo. Considero o fretado um gasto necessário para que eu tenha uma qualidade de vida um pouco melhor. A região da Paulista, onde trabalho, é muito movimentada pelos fretados, mas ainda não opção para todos os usuários interessados. A grande dificuldade é encontrar uma relação de todas as empresas de fretados e suas zonas de atuação. O fretado tem sim quer ser incentivado e temos que ter mais opções de horários e linhas (concorrência) para que o serviço seja cada vez melhor. Também acho que deveria existir uma fiscalização mais rigida com relação a qualidade do ônibus, como controle do nivel de poluição, mecânica e estrutura. Desta forma, teremos como auxiliar o meio ambiente, reduzir os problemas com ônibus quebrados nas vias movimentadas e padrão mínimo de qualidade para o serviço, respectivamente.

Francine Tribes disse...

Concordo plenamente que os fretados precisam ser regulamentados, principalmente no que se refere à manutenção dos mesmos. No passado, eu usava um fretado que pelo menos uma vez por mês, quebrava... era desgastante. Hoje em dia pago um pouco mais caro, mas sei que os ônibus têm manutenção freqüente e, nos 4 ou 5 anos que venho utilizando o mesmo, nunca fiquei na mão.

Sobre as paradas, acredito que o que realmente atrapalha são os fretados que ficam aguardando passageiros atrasados. Se tem horário, tem que cumprir. Isso é algo que incomoda os próprios usuários do sistema de fretamento que por causa de uns e outros, chegam atrasados em casa ou no trabalho.

Acho que é isso!

marcia disse...

Olá Francine, concordo com sua postagem.

A antiga história de sempre: educação no trânsito(cursos básicos, motivações, etc.A CET poderia investir mais nesse assunto) , educação das pessoas (no caso de sairem mais cedo e não deixar oonibus inteiro esperando...)neste caso o motorista do onibus não deveria esperar. Quem tem que estar antes do onibus passar é o interessado. Abraços, se vc. quiser me add. seja bem-vinda a minha página.Marcia