terça-feira, 26 de junho de 2012

Cidade Limpa recolhe mais de 1,3 milhão de propagandas irregulares em apenas cinco meses.


A quantidade de materiais apreendidos entre janeiro e maio deste ano é 150% maior em relação ao total de remoções feitas em todo o ano de 2011

Em 2012, a Operação Cidade Limpa atinge um marco desde a sua criação: em apenas 5 meses já foram recolhidas 1.372.205 peças, como faixas, placas, banners, lambe-lambes, entre outros. Esse número representa um aumento de mais de 150% do total de remoções de 2011, quando 537 mil propagandas irregulares foram apreendidas. Este crescimento deve-se à intensa fiscalização realizada pelas Subprefeituras, que adotaram novas estratégias de atuação, com o apoio da Coordenadoria do Programa 

Cidade Limpa, ligada à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.
As ações fiscalizatórias e de remoção ocorrem diariamente, a fim de combater a poluição visual da paisagem urbana. Na última quarta (13), por exemplo, 24 pessoas foram alvo dos grupos de fiscalização da Lei Cidade Limpa e da Polícia Civil, que, por meio de um trabalho conjunto de diagnóstico e identificação, desenvolveram ações estratégicas para abordar os infratores da legislação. A partir disso, foram lavrados 24 Termos Circunstanciados (registrados para infrações de menor potencial ofensivo, que resultam em inquéritos policiais e processos).

Além da apreensão das peças os infratores da Lei 14.223 devem pagar multa no valor de R$ 10 mil para cada item, com acréscimo de R$ 1 mil para metro quadrado excedente do tamanho permitido. De janeiro a maio deste ano, foram aplicadas 1.700 multas; já em todo o ano de 2011, ocorreram cerca de 4.500 autuações.

“Temos que manter o espaço público livre deste tipo de irregularidade. Para isso, intensificamos os trabalhos de fiscalização e conseguimos retirar uma quantidade recorde de material. Apenas nos primeiros cinco meses deste ano, removemos uma quantidade superior ao dobro do que foi removido em todo ano passado”, explica o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo.
Até o momento as Subprefeituras que mais recolheram peças irregulares foram São Miguel Paulista com 488.474 apreensões, seguido por Santo Amaro com 223.123, Guaianases com 134.812 e São Mateus com 98.552 apreensões.

“O número de mais de 1,3 milhão de materiais retirados é gigantesco e simbólico para toda equipe, que dará continuidade às ações fiscalizatórias. Além disso, continuaremos buscando o apoio da Polícia Civil para diagnosticar e investigar possíveis infratores da Lei Cidade Limpa”, ressalta José Rubens, coordenador do grupo especial para a gestão do projeto, criado em janeiro de 2011.

Fonte site Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário: