quarta-feira, 27 de junho de 2012

CEI Vila Guilherme, na zona norte presta atendimento a 235 crianças.


O prefeito de São Paulo inaugurou ontem o Centro de Educação Infantil (CEI) Vila Guilherme, na zona norte. 

A unidade atende a 235 crianças, de zero a quatro anos, em período integral. Em funcionamento desde 20 de junho deste ano, o centro conta com 16 turmas de berçário e oito de minigrupo.

Durante a entrega do equipamento, o prefeito afirmou que ampliar a oferta de vagas da educação infantil é uma das prioridades de seu governo. “Nosso trabalho é incansável”, disse. “Temos hoje mais de 206 mil crianças em creches públicas, conveniadas ou diretas, e vamos até o último dia da nossa gestão criar condições para atender mais crianças”, destacou.

O CEI Vila Guilherme conta com oito salas de aula, brinquedoteca, refeitório e área externa ampla para atividades lúdicas. As crianças permanecem 10 horas por dia no local, onde recebem cinco refeições. São 16 turmas de berçá-rio, com um total de 132 bebês, e oito turmas de minigrupo, para crianças de dois a quatro anos, com 103 alunos, cuidadas por uma equipe de 28 professores e 11 funcionários de apoio.

Localizado na rua Anna Papini Guaranhã, s/nº - altura do nº 536 da  avenida Zaki Narchi – o CEI funciona em imóvel onde havia, desde 1988, uma creche exclusiva para filhos dos funcionários do Instituto de 
Previdência Municipal (Iprem), e foi alugado pela Secretaria Municipal de Educação para abrigar o serviço. 

A secretária de Educação explicou que a oportunidade da nova creche surgiu com a constatação do superintendente do Iprem, José Roberto Ferreira Savoia, de que o lugar vinha sendo subutilizado. “A 

Diretoria Regional de Educação. ilamster@prefeitura.sp.gov.brdo Jaçanã visitou o prédio, percebeu a sua potencialidade e nós iniciamos uma negociação até conseguirmos a autorização para alugar o espaço”.

O imóvel passou por uma reforma custeada pela Sociedade Educativa e Beneficente Estrela da Esperança, instituição conveniada à Secretaria Municipal de Educação, que é responsável pela administração do CEI Vila Guilherme. A entidade também é gestora de outros dois CEIs da região, o CEI Conveniado Particular Cantinho Feliz, que atende 165 crianças, e o CEI Indireto Vila Medeiros, onde estão matriculados 482 alunos. A pintura do espaço foi executada com recursos da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Jaçanã.

NOVAS ESCOLAS

Desde 2005, a Prefeitura de São Paulo já criou 291 novas unidades educacionais, incluindo as escolas dos blocos pedagógicos e os equipamentos culturais e esportivos dos CEUs, em toda a cidade. Outras 72 escolas estão em construção.

Nenhum comentário: