segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pare de Fumar

Hoje, dia 31 de maio, comemoramos o Dia Sem Tabaco. Uma forma de conscientizar o tanto que o cigarro faz mal a saúde. Principalmente depois das cenas terríveis que vimos na semana passada de uma criança de dois anos na Indonésia que fuma 40 cigarros por dia e, quando seus pais negam o cigarro, a criança bate a cabeça na parede, grita e faz chantagens.

Uma imagem triste. Aliás, o vício daquela criança foi incentivado pelo pai...só que ele não sabe que fumar faz mal e está matando seu filho.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o cigarro é a principal causa de morte, que poderia ser evitada, em todo o mundo. Por ano, são cerca de 4,9 milhões de óbitos em função do consumo de tabaco. Aqui no Brasil, de acordo com informações do Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 200 mil mortes ao ano sejam provenientes de cigarro.

Se por um lado vemos a criança de dois anos fumando, não podemos nos esquecer dos adultos. Neste ano, a OMS quer conscientizar as mulheres. Cada vez mais o público feminino fuma, e muito.

Além de problemas cardíacos, enfisema e câncer de pulmão, o uso do cigarro pelas mulheres pode acarretar outros problemas, como maiores taxas de infertilidade, problemas no parto, nos ossos e menopausa precoce. Fumar na gravidez então! O bebê pode nascer com má formação e problemas respiratórios gravíssimos. Isto se sobreviver até o parto!

Eu ouço muita gente falar que é difícil largo o vício. Mas é preciso muita força de vontade e atitude. Eu fumei por 10 anos, mas parei para dar o exemplo para meus filhos. Quando eu vi o quanto o cigarro os prejudicava eu parei. E falo todos os dias para eles o quanto o cigarro faz mal. Eu melhorei muito depois que larguei o vício. Minha respiração melhorou, meu paladar, meu hálito, eu me tornei uma pessoa melhor!

E você fuma? Já tentou largar o vício? O que poderíamos fazer para ajudar as pessoas a largarem o cigarro?

Participe! Dê sua opinião!

Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Um comentário:

Anônimo disse...

boa tarde, parei de fumar antes da lei anti fumo, não foi difícil, pois estava preparando o psicológico para parar, usei adesivos durante 14 semanas e já a mais de um ano, sinto vontade mas dá pra controlar e consigui evitar o retorno.