quinta-feira, 1 de abril de 2010

Recuperação da CET

Eu sou um defensor da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego. Afinal, comecei minha carreira profissional lá, juntamente com o nascimento da empresa. Lá me tornei especialista em trânsito e transporte e um estudioso do assunto.

Infelizmente hoje a CET encontra-se sucateada. Boa parte dos 800 veículos está fora das ruas, com idade média – pasmem – de nove anos e sem manutenção. Em 2009 apenas sete veículos novos foram adquiridos, enquanto que a população de uma forma geral compra 500 carros por dia.

Há poucos marronzinhos para dar conta de todo trânsito. Apenas 2.200 para 4 milhões de veículos. Na Cidade do México, por exemplo, muito parecida com São Paulo, há 10 mil agentes de trânsito.

O reflexo é a maior lentidão na cidade, onde a velocidade média é de 15 km. Uma carroça anda a 20 km. E os índices de mortalidade aumentam a cada ano e a cidade fica conhecida como o trânsito mais violento do mundo.

Estas questões envolvem o orçamento. Antigamente todo o recurso das multas ia para um único cofre e, de lá, se dissipava. Agora não. Há um caixa somente sobre a CET, ou melhor, um Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito, e isto fará toda a diferença.

Com mais verba podemos ter mais pessoal, treinar mais agentes, comprar equipamentos, modernizar a frota, melhorar o trânsito. Congestionamento é sinal de menos saúde, por conta do aumento da poluição. Se o tráfego flui os nossos pulmões agradecerão.

Eu acredito na melhoria do controle de tráfego para uma vida melhor e creio que vamos conseguir realizar um programa de investimentos.

E você o que pensa sobre o assunto? Você tem alguma opinião sobre o trânsito de São Paulo?

Participe!Dê sua opinião!

Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Nenhum comentário: