quinta-feira, 11 de março de 2010

Dia Mundial do Rim

Hoje, 11 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim. Pode parecer mais uma daquelas datas sem importância, só para constar no calendário. Porém, é preciso ficar atento porque os rins são vitais para o corpo humano. Eles filtram o sangue, regulam a pressão arterial, atuam para evitar anemia e doenças ósseas, dentre outras atribuições de grande relevância para a nossa sobrevivência e bem-estar.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia estima que pelo menos um em cada onze brasileiros apresenta algum grau de doença renal e 90% dos pacientes não sabem que estão doentes, porque os sintomas só aparecem quando o rim já perdeu 50% da função. Nos últimos oito anos, segundo levantamento da entidade, os casos de pacientes no país que precisam de diálise aumentaram em 84%. A partir daí, aparecem sinais, como anemia leve; pressão alta; inchaço ao redor dos olhos e nas pernas; mudanças no hábito de urinar (passar a fazê-lo várias vezes, principalmente à noite); e do aceito da urina (muito clara, sangue na urina etc.).

O diagnóstico precoce é a melhor solução para verificar se há alguma doença em vista. Mesmo sem sentir nada, teste os rins. Inclua em sua rotina os exames de Urina I e Creatinina sérica.

Além disso, há algumas dicas para prevenir as doenças renais: tomar água, controlar o peso, fazer exercícios físicos regularmente, não fumar, não beber (mas, se não aguentar, beba com moderação e NÃO DIRIJA), se diabético ou hipertenso, controlar estas doenças tão bem quanto possível.

Aproveite o dia de hoje para pensar em como você está tratando os seus rins! E cuide dele muito bem!

Abs,

RT

Nenhum comentário: