terça-feira, 27 de outubro de 2009

Redução inteligente

Hoje ao ver os jornais fiquei feliz em ler a seguinte manchete: Táxi será mais barato em São Paulo. Eu defendo esta idéia e estou discutindo pessoalmente a proposta com o Secretário Municipal de Transportes Alexandre de Moraes. O objetivo da prefeitura é reduzir a tarifa nos horários de pico e aos finais de semana, quando as ruas estão repletas de motoristas alcoolizados.

Infelizmente o número de pessoas que circulam de táxi em São Paulo caiu. De acordo com o Sindicato do Taxista na década de 80 pelo menos 600 mil pessoas tomavam táxi diariamente. Hoje esse número não passa de 350 mil. Comparado aos ônibus, linhas de metrô e trens podemos afirmar que o táxi foi o único sistema de transporte público que perdeu passageiros nos últimos anos. Definitivamente algo deve ser feito.

Mas o que explica essa queda no número de usuários?
Eu acredito que seja porque nossa tarifa é a mais cara do país. Para se ter uma idéia, o quilometro rodado em São Paulo custa 68% a mais que no Rio de Janeiro e ficar parado em um congestionamento significa desembolsar 77% a mais em comparação a cidade maravilhosa.

Também defendo a idéia de que o taxista deve ganhar mais, por isso a proposta deve ser bem formulada. Sei que o Secretário Alexandre de Moraes já está se encontrando com a categoria para encontrar a melhor solução.

Temos uma frota de 33 mil táxis que circulam muitas vezes ociosos, sem clientes. Pensem comigo. Se houver mesmo a redução a cidade só tem a ganhar. No período diurno aumentariam o número de usuários e com isso, menos passageiros utilizariam ônibus e até mesmo o seu carro, o que acarretaria em melhorar o trânsito na cidade. Já no período noturno evitaríamos mortes ocasionadas por motoristas embriagados e finalmente a lei Seca passaria a ser cumprida.

É importante que novas propostas comecem a ser discutidas para melhorar a circulação em nossa cidade. No meu site www.ricardoteixeira.com.br a discussão continua. O que você acha sobre a redução da tarifa de táxi na cidade de São Paulo? Envie sua opinião.

Participe e seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Nenhum comentário: