terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia Mundial Sem Carro

Hoje, dia 22 de setembro, é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Um estímulo para que as pessoas deixem o veículo em casa e façam seus caminhos a pé, de bicicleta ou de transporte coletivo.

Ainda é uma utopia pensarmos que todos deixarão o carro para utilizar outro meio de transporte, porque infelizmente somos dependentes dos automóveis. No entanto, este é o primeiro passo para que, em um futuro próximo, possamos deixar o carro em casa e contribuir para a melhora do meio ambiente. Todos sabemos que o veículo é o maior poluidor da atmosfera e, por este motivo, precisamos de ações urgentes para diminuir o uso do carro.

Uma boa solução é levar os empregos para os bairros. Assim as pessoas não teriam de se deslocar tanto para ir ao trabalho ou a escola e fariam os caminhos a pé ou até mesmo de bicicleta. Tirar o comércio do centro e levar para a periferia ajuda a fomentar a economia local e, principalmente, o trânsito na cidade.

Hoje o morador lá de Cidade Tiradentes sai cedo para chegar ao emprego no centro. Por que não incentivar a construção de empresas no bairro e evitar este longo trajeto? O pessoal leva mais de duas horas para ir ao trabalho. Um absurdo!

É importante investir em transporte coletivo. Mas, devemos também descentralizar a economia de São Paulo. As pessoas devem fazer tudo perto de casa. Com isso, a qualidade de vida será muito maior: menos estresse, cansaço e mais tempo com a família e os amigos.

Esta é a reflexão de hoje.

Abs,

RT

Nenhum comentário: