terça-feira, 11 de agosto de 2009

Transporte Coletivo Privado X Transporte Coletivo Público

Eu não quero debater diferenças entre os dois, mas frisar que ambos são prioritários e importantes no sistema de transporte de São Paulo.

Tanto o transporte coletivo privado, quando o público, devem ser priorizados em detrimento ao transporte individual. Já está mais do que provado que o carro é responsável pela poluição na cidade e com menos veículos nas ruas teremos um ar mais limpo e mais agradável.

O transporte público não pode concorrer com o privado. Ambos devem ter itinerários diferentes e atender a regiões distintas. É importante lembrar que o transporte privado é financiado 100% por usuários e ajuda muito no trânsito da cidade – afinal um ônibus retira cerca de 20 carros das ruas.

Hoje a gente vê uma disputa entre o público e o privado e ela não pode mais existir. Nós temos de ter consciência que tudo é transporte coletivo e auxiliam na fluidez da cidade. Incentivar seu uso é melhorar a vida de quem mora em São Paulo.

E você o que pensa sobre o transporte coletivo? O que você acha que poderia ser diferente? O que pode melhorar o transporte coletivo público e o que pode melhorar no privado?

Participe! Dê sua opinião! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

26 comentários:

Douglas disse...

Em que sentido os dois devem ter itinerários diferentes ?

O "Marajá" do Secretário poderia muito bem "mapear" todas as rotas dos fretados e colocar ônibus públicos nas rotas dos fretados, nos obrigando a utilizar o "maravilhoso" transporte público.

Sobre o que poderia melhorar no transporte público: Ter lugares disponíveis para sentarmos.

Eu trabalho na região da Vila Olimpia/Itaim e ontem fiquei até mais tarde no trabalho, até às 20h10, fui para o ponto morto de cansado (próximo de onde ele sai) pegar o ônibus para ir até a Luz, qual foi a minha surpresa ?

Tive que ir em pé (isso já é a segunda vez seguida) até a Luz, é claro fiquei "feliz" da vida, morto de cansado e ter que ir em pé e depois de alguns pontos "enlatado" no "melhor transporte do Brasil".

Essa é a diferença do transporte coletivo público x privado, no privado você paga por conforto e no público você paga por desconforto.

Ver. Ricardo Teixeira disse...

Caro Douglas o itinerário do transporte privado não deve passar nos mesmo pontos que o transporte público. Os dois não devem competir e sim serem parceiros. Um grupo que pega fretado tem um destino específico. A grande maioria sai de um ponto, por exemplo, São Miguel e vão todos para o mesmo local, por exemplo Berrini. Então não precisa passar pelos corredores do transporte público porque ninguém vai descendo pelo "meio do caminho". No transporte público diferentes pessoas tem destinos distintos. Abs e continue participando. Ver. Ricardo Teixeira

Gabriel disse...

Boa Noite, meu pai tem uma empresa de ônibus, que serve também ao fretado, estamos muito decepcionado com o que o Sr. Alexandre de Moraes fez, ele simplesmente está acabando com os fretados. Porque os onibus Rodoviarios são bem mais caros que os ônibus urbanos é para estarmos renovando, fizemos financiamento de ônibus e com os ônibus cada dia que passa parando mais não temos como pagar. Se ele liberasse a 23 de maio pelo menos para passar sem ter que parar já seria uma grande coisa, ajudaria muito a gente.
Talvez essa seja uma alternativa que nos ajudará muito.
Temos 30 ônibus, já tivemos que dispensar 15 motoristas e talvez essa semana que vem irão parar mais ônibus porque temos poucos passageiros e serão mais motoristas que teremos que dispensar. Somos uma empresa que esta no ramo a mais de 40 anos, será o nosso fim?

Douglas disse...

Sr. Vereador, quando o Sr. diz destino específico = parada única ?

No antigo itinerário do meu fretado, (que sai de Mogi das Cruzes) não é todo mundo que ia para o mesmo local, tinha um grupo que descia na Juscelino K. / Faria Lima (meu caso), outro grupo descia no Terminal Tietê e outro grupo descia na L.C. Berrini.

Sem dúvida que se liberassem a 23 de Maio seria de grande ajuda.

Eu sei que com essa restrição, estou perdendo no mínimo 40 minutos entre o período da manhã e tarde, estou chegando 20/25 minutos mais tarde e tenho que sair 20 minutos mais cedo para ir até a Cidade Jardim.

Ver. Ricardo Teixeira disse...

Caro Douglas quando eu digo destino específico não quer dizer parada única. A diferença entre o fretado e o público é a parada ponto a ponto. No itinerário do transporte público há uma parada a cada 500 ou 600 metros, no fretado não é assim. Grupos de pessoas podem descer em diferentes locais, como é o seu caso, só que estas mesmas pessoas não pegavam o fretado para descer 2 km depois, como acontece com o transporte público, não é verdade? Um abraço, Ver. Ricardo Teixeira

Ver. Ricardo Teixeira disse...

Caro Douglas quando eu digo destino específico não quer dizer parada única. A diferença entre o fretado e o público é a parada ponto a ponto. No itinerário do transporte público há uma parada a cada 500 ou 600 metros, no fretado não é assim. Grupos de pessoas podem descer em diferentes locais, como é o seu caso, só que estas mesmas pessoas não pegavam o fretado para descer 2 km depois, como acontece com o transporte público, não é verdade? Um abraço, Ver. Ricardo Teixeira

Ver. Ricardo Teixeira disse...

Caro Gabriel no Projeto-Lei apresentado os fretados poderão entrar na área de restrição, desde que cadastrem o itinerário realizado. Nele pode estar descrito 23 de maio como passagem, sem parada. O importante é debatermos o Projeto para que a gente possa realizar as adequações necessárias. Um abraço, Ver. Ricardo Teixeira

Liliane Silva disse...

boa tarde vereador,meu marido possui uma empresa de transporte basicamente tranbalhamos com vans(sprinter para ser mais especifico)prestamos serviços para produtoras e transfer de hotel para aeroportos,para feiras e eventos na cidade, voce não acha que essa lei vai prejudicar tambem o turismo de São Paulo?Afinal a cidade recebe grandes eventos,feiras,shows.como fica a situação das vans e micro onibus que prestão este tipo de serviço?

Unknown disse...

Prezado Sr Vereador Ricardo Teixeira,

Peço por gentileza que o senhor nos diga qual foi seu voto ontem na audiência que deu parecer favorável ao PL dos Fretados?

Soubemos que toda a bancada do PT (11 vereadores) votou contrária ao PL, como podemos saber exatamente qual foi o voto de cada vereador?

Muitos vereadores que se diziam favoráveis à causa dos fretados na Rede Brasil Atual votaram a favor do PL ontem. Isso é uma pena mas nós cidadãos estamos acompanhando o posicionamento de toda a Câmara sobre esse assunto.

Assim saberemos quem de fato atua e se posiciona, e mantém sua posição, e quem é apenas oportunista, que na hora do "vamos ver" cede ao jogo político e acaba "votando com o partido".

Obrigada.

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Cara Liliane o Projeto Lei prevê um parágrafo específico para vans e ônibus de turismo - os chamados eventuais - você terão uma regra específica. De acordo com projeto lei será necessário um cadastro anual da empresa informando o tipo de serviço que presta e depois a cada trabalho uma comunicação ao órgão competente. As regras do Projeto Lei são bem diferentes da Portaria porque não é necessária autorização prévia para cada evento e sim uma comunicação e cadastro uma vez ao ano. Um abraço, Vereado Ricardo Teixeira

Vereador Ricardo Teixeira disse...

No Projeto Lei os fretados já conseguiram uma vitória: eles podem circular dentro da área da Zona de Restrição, desde que cadastrem o itinerário na Prefeitura. A Portaria proibia o acesso a Zona de Restrição, na Lei não valerá esta proibição. Além disso, os vereadores do PSDB estão lutando pela liberação total da Av. Faria Lima. Na questão do turismo, os chamados fretados eventuais, todas as reinvindicações foram atendidas pelo Projeto Lei. E mais: esta foi a 1°votação e eu votei a favor do Projeto Lei em conjunto com a bancada do PSDB. Ainda tem mais duas votações até a aprovação. Até lá muitos substitutivos podem ser inclusos na Lei. Por isso, continuarei lutando pela Faria Lima e por todos os pedidos feitos pelo setor de fretamento. Muito do que a categoria solicitou, nós conseguimos colocar na Lei. Vamos avançar. Um abraço, Ver. Ricardo Teixeira

Unknown disse...

Como eu havia dito, foi mais fácil "votar com o partido"...

Unknown disse...

Enquanto isso já temos mais de 800 motoristas desempregados ou em licença, e 20% da frota de fretados está parada nas garagens, dando um prejuízo de milhões de reais a empresários e cidadãos que só faziam trabalhar e estudar. Tenho colegas e amigos ameaçados de desemprego. Alguns não estão mais conseguindo chegar nas aulas da faculdade à noite. 5 pessoas do meu fretado já estão indo de carro (Campinas x São Paulo). Colegas do nosso motorista, que vêm de Santos e Grande SP/ABC estão com a linha quase vazia e ameaçados de cancelamento, sem conseguir dormir nem trabalhar direito de preocupação. Na base da canetada e do jogo político, milhares de pessoas estão, como sempre, "pagando o pato".

Pato (ou marreco) no jogo de truco é o otário, o bobo, o "café-com-leite". Somos nós usuários de fretado, empresários, micro-empresários, motoristas, fiscais, coordenadores de linha - agora somos nós os "patos" da vez.

Sr. Ricardo Teixeira "parabéns" pelo seu voto favorável ao PL do Kassab. Li o PL e não identifiquei nele em nenhum lugar a possibilidade de inclusão de novos pontos em lugares como Faria Lima, Juscelino Kubitschek e na região da paulista.

Como fica o pessoal da Baixada Santista? Trabalhadores, professores, estudantes, com orçamentos e vidas já organizados há anos? Como ficamos nós 600 mil usuários de fretado??

Se a Câmara dos Vereadores - receptáculo de nossas derradeiras esperanças - compactua e endossa essa lei absurda?

Gabriel disse...

Esta muito difícil conseguir uma autorização, alias quase impossível!
Como e onde se faz esse cadastro porque pedir autorização esta dificil?

É Aline Cristina o Ricardo Teixeira votou a favor, entre no http://redesocial.ricardoteixeira.com.br/group/fretados vc vai ver quem votou a favor e quem votou contra, tem alguns vereadores.

Unknown disse...

PS> As multas decorrentes das infrações previstas pela portaria 058/09 também estão sendo descontadas dos salários dos motoristas (ao redor de 900 reais/mês).

Alguns funcionários da CET informaram extra-oficialmente a dois motoristas de nossa empresa que não estavam multando nos dias 27 e 28 de julho. Porque sabiam que as multas iam ser descontadas do salário dos motoristas.

Sr Alexandre de Morais, como anda de Toyota Corolla pago com dinheiro público, com certeza não deve estar muito preocupado com isso.

Gabriel disse...

Não entendi, porque a favor depois de tanto "apoio" ao fretado!

Unknown disse...

Se as vias limítrofes da ZMRF (já popularmente conhecida como "zona do Kassab") não são área restrita e sim área livre, na portaria diz que as vias limítrofes não pertencem à ZMRF.
Então porque o embarque e desembarque de passageiros é proibido nessas vias?
Afinal, elas pertencem ou não à ZMRF?

Temos só 3 pontos na Marginal Pinheiros inteira que podemos parar para embarque e desembarque de passageiros. Mas a Marginal Pinheiros não é via limítrofe? Então a portaria está em desacordo com o que está sendo praticado.

E isso vale para todas as vias limítrofes.

Alguém pode me explicar?

Mais uma vez, quem é favorecido é quem anda de carro...

Ricardo Teixeira, emplacando 12 mil carros por mês, vc ainda acha que São Paulo não vai parar?

Lourdes disse...

Eles (Alexandre de Moraes e Kassab)não devem ter amor próprio não devem ter Deus no coração para estar fazendo uma coisa dessas com pessoas que só querem trabalhar, porquê não se preocupam com a saúde que está um caos. Se quisermos saúde temos que pagar, se quisermos estudar temos que pagar, e os impostos que pagamos serve pra quê?
É um absurdo tirarem nosso serviço desse jeito, como os motoristas vão conseguir emprego sendo que todas as empresas de ônibus estão passando por dificuldades, por causa dessa lei.

Lourdes disse...

Ricardo Teixeira votou a favor, NÃO ENTENDI!

Ver. Ricardo Teixeira disse...

Aline, Lourdes e Gabriel, no artigo 9° da lei está escrito que os ônibus poderão entrar na área de restrição desde que façam o cadastro do itinerário e tenham um local para estacionar. Não precisa ser dentro da empresa, pode ser em um estacionamento. Não poderá mais parar no meio da rua, mas se tiver um local próximo ao seu trabalho poderá ser realizada parada. A Portaria difere da lei neste sentido. Na Portaria nem pode entrar, na Lei há possibilidade. Independente se vem da Baixada ou do interior, a empresa de fretado informará o percurso a ser realizado por aquele ônibus. O que estou lutando agora, juntamente com os vereadores do PSDB, é que diminua a zona de restrição e entre a Faria Lima. A questão do cadastramento está sendo discutido junto com a Lei, já que faz parte do parágrafo 9°. O que eu quero dizer é o seguinte: as discussões tem de ser em cima da Lei. Não adianta discutirmos mais a Portaria. Estamos caminhando para que uma Lei específica seja aprovada. Na próxima Audiência Pública precisamos debater estes pontos questionáveis da Lei. Lourdes eu votei a favor da lei porque ela atende a diversas solicitações feitas pelos próprios empresários e entidades do setor de fretados aos vereadores. As pessoas que fazem eventuais - turismo - foram contempladas com diversos pontos. Os rotineiros - que são fretados que vocês pegam - também foram beneficiados com vários artigos da Lei. Estou trabalhando em alguns substitutivos, juntamente com o setor de fretados. Eu nunca deixei de trabalhar com a categoria. Aliás, há 12 anos eu trabalho com os fretados. Todos os pedidos foram levados ao Secretário e ao Prefeito e muitos foram atendidos. Espero que a gente discuta muito a Lei daqui para frente. Um abraço, Ver. Ricardo Teixeira

Unknown disse...

Sr Ricardo Teixeira, para o fretamento contínuo, 7 empresas, 400 ônibus, apenas 1 empresa dispõe do tal estacionamento dentro da área restrita.

O PL não apresenta nenhuma solução para quem vem da Baixada Santista, Mogi, Suzano, ABC, Cubatão e Vale do Paraíba. Essas 10 ou 15 mil pessoas estão sem alternativa e o PL apresentado continua mantendo a punição a essas pessoas que cometeram o "vil pecado" de querer morar em uma cidade e trabalhar ou estudar em São Paulo.

De qualquer forma tivemos uma grata supresa em meio a tantas decepções e frustrações.

Os 11 votos da bancada do PT, contrários ao PL. Isso foi uma lufada de ar fresco no meu coração - mesmo que tão fugaz quanto uma estrela cadente.

Vimos pessoas revoltadas na TV. Vimos pessoas chorando desesperadas na audiência no Anhembi sábado. Nada disso, nem mesmo as centenas de opiniões veiculadas pela imprensa contrárias a essa lei, sensibilizaram o prefeito, o secretário de transportes e a maior parte da Câmara.

Como eles podem sequer dormir à noite? Ou dispõem de Valium a granel?

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Cara Aline eu estava na Audiência Pública e vi as reclamações. Realmente a Portaria é muito, muito restritiva. Todos estávamos conversando sobre a criação de uma Lei e fomos pegos de surpresa com a Portaria. Agora estamos tentando votar uma Lei que atenda as principais reivindicações de cada um: Poder Público, Fretados, Usuários, Especialistas do Setor. Como eu disse foi uma primeira votação e os Vereadores do PSDB estão trabalhando em diversos pontos da lei. Simplesmente dizer que é contra a lei, não ajuda. Quando eu falo que muitos pontos que a categoria de fretados solicitou foram atendidos na Lei é porque eu tenho conversado diariamente com o pessoal para propor modificações e sugerir propostas para a criação de uma Regulamentação definitiva. Eu já defendo os fretados desde 1997 - quando nem era Vereador - e eu mais do que qualquer pessoa quero o melhor para você usuária e para a cidade. O fretado é muito bom para São Paulo, só que agora a gente tem de discutir as regras para que ele faça parte do sistema de transporte coletivo da cidade. A questão do artigo 9° precisa ser melhor discutida, como você disse. Mas, já é uma grande abertura frente ao que temos hoje. Um abraço, Ver. Ricardo Teixeira

Anônimo disse...

Eu não entendo essa lógica de tirar os fretados dos corredores comerciais (Faria Lima, Paulista, Berrini) e jogá-los, concentradamente, em bairros residenciais como Perdizes. Antes, os coletivos fretados espalhavam pela cidade, agora, concentram em bairros residenciais. Pior, sobrecarregando as linhas de ônibus que servem os moradores (Term. Lapa, Apiacás, virando um inferno kassabiano.

Lourdes disse...

Venho aqui como dona de casa e esposa de um dono de empresa de fretado fazer um comentário, desabafo, depoimento se lá o quê...
Estamos desesperados porque antes de surgir essa portaria que "proibiu os fretados a trabalhar" tivemos que fazer troca de ônibus pela exigência da prefeitura por causa dos 15 anos, porque o fretado não ganha tanto quanto o onibus urbano, o fretado só transporta passageiro de manhã e a noite, não o dia todo como o urbano, não ganhamos tanto assim então não dá para trocar de ônibus tão fácil, além disso o onibus Rodoviario custa bem mais que o urbano, por isso antes mesmo dessa lei dos 15 anos meu marido já havia feito a troca de alguns ônibus agora não temos como pagar, pois já tivemos que parar 10 ônibus, mandar funcionários embora e com certeza do jeito que esta tendo poucos passageiros vai parar mais até acabar com o fretado, porque os passageiros estão indo de carro, pode ver as estatisticas de reportagem sobre o transito como esta. Quem começou com essas restrições foi a Marta, proibindo os onibus de passar na Praça da Sé, que aconteceu nas proximas eleições o PT caiu. Empresários e passageiros que são chefes de sessão, diretores, secretárias, são pessoas que tem um cargo mais elevado dentro de uma empresa, vamos dizer que somos de uma classe média, votamos no PMDB e não no PT aí Quando estava Serra na prefeitura ele colocou o Kassab, votamos na próxima eleição em quem? No Kassab porque não queriamos PT no comando. Somos eleitores que vota no Fernando Henrique, no Alckimin, no Serra e não no PT, quando a Marta fez essa proibição, criou várias taxas ("Martacha").Na próxima eleição quem ganhou não foi o PT porque até o povo viu que era abusivo e essa restrição proibição aos fretados esta mexendo muito com a população porque não é só os passageiros e os empresarios do setor que estão envolvidos, são os motoristas suas familias, nossas familias e as familias dos passageiros também.
Este e o momento que precisamos do seu voto do voto do seu partido, porque essa portaria é abusiva Kassab foi muito radical a unica coisa que queremos é trabalhar para podermos pagar nossas dividas, ele (Kassab) não deveria ser tão radical como foi,poderia ter regulamentado aos poucos colocando fiscalização entrado em acordo com as associações e se quisesse retirar os fretados que fosse aos poucos. Bom esse é o meu desabafo, comentário espero que tenho ajuda de alguma forma.
Obrigada
E que Deus abençõe a todos!

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Cara Lourdes eu também considero a Portaria abusiva, é por este motivo que estou lutando por uma Lei que seja definitiva e que seja boa para todos: motoristas, empresários como seu marido, usuários e poder público. Na audiência de sábado (15/08) o secretário demonstrou sensibilidade e informou que está avaliando todas as sugestões e que muitas farão parte da Lei. Se continuarmos com o diálogo, tenho certeza de que chegaremos a um consenso. Um abraço, Ver. Ricardo Teixeira

Unknown disse...

Com certeza diálogo por parte da Prefeitura e da Secretaria de Transportes é que não houve.

Se assim não fosse, não teriam baixado essa portaria em pleno recesso parlamentar, praticamente proibindo e inviabilizando o transporte fretado na Capital.

Em dois dias de volta às aulas já vimos índices de congestionamento acima da média de manhã e à tarde. Não precisamos de mais provas de que a proibição aos fretados não vai surtir nenhum efeito no trânsito da capital.

Já temos dezenas de vans clandestinas circulando na zona de restrição e oferecendo seus serviços em panfletos colados nos postes e em sites da internet.

São gente que está rindo à toa com as medidas adotadas contra os fretados.

São gente que está tirando o seu lucro em cima do desespero de gente de bem, honesta, cidadã e pagadora de impostos, como o marido da Sra. Lourdes.

Amanhã vamos ver o que vai acontecer na votação do PL na Câmara. O comportamento de cada vereador e sua resposta aos nossos clamores ficarão indelevelmente gravados em nossas memórias.

Aproveitei e coloquei meus dois deputados federais eleitos, srs. Luciano Zica do PT e Nelson Marquezelli do PDT a par dessa "iluminura" que é a proibição aos fretados em São Paulo.

Que, conforme o Datafolha nos informou hoje, só é aprovada por 27% dos paulistanos.

Não precisamos de protestos, deixar de trabalhar para ficar no ócio no vão do MASP, à espera de que luz se faça na cabeça dos políticos deste país.

As situações reais e as opiniões lúcidas de gente técnica, que entende de trânsito, há 1 mês alertando e agora se confirmando, respondem a todos que achavam o contrário: a proibição aos fretados é uma imbecilidade sem tamanho e não irá melhorar em nada no trânsito.

2009 já está sendo um dos anos mais chuvosos da história da Capital.

Até São Pedro está colaborando para alertar, a quem ainda pensa o contrário, de que se medidas urgentes e racionais não forem tomadas, São Paulo VAI PARAR SIM.

Mas São Pedro nunca gostou muito de São Paulo mesmo...