quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Somos quase 30 milhões de veículos e 9 milhões de motos

Ontem eu estava lendo o caderno de Economia do Estado de S. Paulo e fiquei estarrecido com a notícia: frota brasileira já tem 27,8 milhões de veículos. Um crescimento de 38% nestes dez anos.

No entanto, o ritmo de aumento da população foi de 12,7% - três vezes menos. Com os impostos reduzidos as pessoas se sentem incentivadas a adquirir um novo veículo, porém o espaço viário urbano continua o mesmo.

Além disso, mais carros nas ruas significa mais congestionamento e mais poluição. Ontem falávamos dos índices altíssimos de poluição que já atingem o interior do Estado. Se o crescimento da frota continuar, como será nosso futuro?

Na matéria também foi apontado que temos 1,32 milhão de veículos velhos circulando pelas ruas. Isto é muito prejudicial para as cidades: mais gases poluentes são emitidos e a frequencia de quebra destes carros é muito maior e geram muito mais transtornos no já caótico trânsito de muitos municípios brasileiros.

Um outro agravante é o aumento do número de motocicletas: foram 243% a mais de 2000 para cá. Passamos de 2,49 milhões para 8,55 milhões de motos. O resultado: mais acidentes devido ao despreparo de muitos jovens motociclistas que veem na moto vantagens para chegar mais rápido ao trabalho com baixo custo. Somente em São Paulo ocorrem duas mortes por dia envolvendo motos.

Nós temos de começar a pensar como será a vida daqui para frente. Investimentos de transporte coletivo são realizados – pelo menos aqui em São Paulo nunca se investiu tanto em metrô e trem como agora. Além disso, oferecer mais vantagens para que as pessoas deixem o carro ou a moto em casa e passem a utilizar o transporte público de massa.

E você o que pensa este aumento da frota de veículos? Será que vamos parar?

Dê sua opinião! Participe!

Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

7 comentários:

Douglas disse...

Quem vai querer deixar o carro ou a moto em casa para utilizar o "transporte público de massa" (o melhor do Brasil, sic) ?

Para ir em pé por mais de uma hora e enlatado ?

Para mim essas medidas só funcionam na teoria, eu duvido que irão funcionar na prática.

É muito fácil falar quando se tem o conforto de um carro oficial ou Helicóptero da PM a disposição.

Na teoria é tudo bonito e funcional, mas na prática não é o que vemos.

Um dos poucos transportes coletivos de qualidade era o fretado, que os Srs. "mataram" no dia 19/08/2009.

Todo esse drama com os fretados só me "ajudou" (e minha família também) a escolher os partidos que vão ganhar nossos votos de 2010 em diante.

Vitor Miranda disse...

É com grande insatisfação que venho expressar meu sentimento referente a atuações de vocês “Inoportuna, intolerável, insensata e incoerente” decisão tomadas em relação à restrição dos Fretados.

Mais uma vez mostraram-me que realmente não são sensíveis e tão pouco, gratos aos seus eleitores, os mesmos que nas eleições nos vendem sonhos, mas que na “HORA H” nos proporcionam realidades que nos fazem ver que o mundo esta repleto de Seres Humanos, ou melhor, de falsos Seres Humanos, que não se importam com os diretos de escolha e até mesmo com a necessidade individual de cada cidadão.

Muito obrigada a vocês, bancada do PT , Jamil Murad e Netinho de Paula, que realmente entenderão o que é o sistema de fretamento, e, que sobre tudo lutaram pelo direito de termos um transporte digno.
A partir de hojeserão lembrados como os que não se preocupam com a população, mas sim com a posição que tomaram frente a um “tolo” e incoerente projeto de lei, que somente favorece a Prefeitura), meus pêsames, pois de hoje em diante terão que conviver com um Cidadão que fará o possível e impossível para mostrar a sociedade que vocês não são merecedores nem se que de atenção, quanto mais de votos em época de Eleição.

Saibam que sou mais um que sofro com as imposições desta restrição, hoje meu itinerário leva 3 horas e meia para chegar a seu destino.

Quando trafegávamos pela 23 de Maio, tínhamos em média um itinerário de aproximadamente 2 horas e meia.

Será que vocês sabem o que é isso? Claro que não, pois se soubessem estariam buscando melhorias à população, e, não à prefeitura, muito menos a políticos que precisam mostrar a sociedade que estão fazendo alguma coisa, se for para ver o que fizeram (aprovação de lei “incabível”) prefiro ficar sem ver nada, pois iludir-me com vocês, NUNCA MAIS.

Douglas disse...

Resumindo:

No final foi tudo uma "troca de favores".

Os vereadores (exceto do PT e do PCdoB, os que merecem nosso voto de confiança e nas urnas daqui para frente) aprovariam a lei (da ditadura) contra os fretados + o aumento de salário do "Geraldo" Kassab (o coitado ganha pouco, "só" 12 mil) se liberassem os muros para poluição visual com propaganda eleitoral, "ferindo" a lei Cidade Limpa.

Depois somos nós, trabalhadores, que somos taxados de "folgados", "Mauricinhos" e que "colocam as questões financeiras acima do bem estar coletivo".

O que estamos vendo hoje em SP é o reflexo da "Jestão" (como diz Paulo Henrique Amorim) Serra/Kassab = Menos empregos, mais carros nas ruas e menos transporte coletivo de qualidade, onerando ainda mais o coitado do trabalhador.

Essa comissão de fretados que supostamente existe na Câmara deveria ser desativada, não serve para nada mesmo ...

Cristófalo disse...

E agora Vereador, acabaram-se os fretados, a ZMRF vingou?

De que adiantou dar opiniões, e fazer audiências públicas?

Terei mesmo que continuar utilizando carro para ir trabalhar?

Nas proximidades da Paulista e Consolação, não tem condições de andar de Terno, Gravata e LapTop de transporte público... E a grande maioria dos trabalhadores dessa região estão indo de carro.

O Trânsito estava menos ruim do que está agora...

Existe alguma esperança, ou teremos que engolhir esse absurdo à seco?

Unknown disse...

Sr Ricardo Teixeira está se abstendo de responder?

Por medo, por vergonha ou por descaso mesmo?

Agora sabemos as verdadeiras caras por trás das máscaras. Dos lobos em pele de cordeiro.

Sr Ricardo Teixeira eu, de minha parte, desautorizo o senhor a falar em nome dos usuários de fretados. A dizer que nos apóia e nos defende desde 1997.

Depois deste mês de agosto, sua postura, seus pronunciamentos e ao fato de que todo o tempo falou uma coisa e na "hora H" fez outra, junto o senhor ao mesmo balaio de fisiologismo, demagogia e hipocrisia que grassa a grande maioria dos políticos deste país.

O seu nome não esqueço mais. Meus votos, meu apoio, de minha família e de todos os meus amigos e colegas de fretado, o senhor pode esquecer.

Em São Paulo irei apoiar PT e PCdoB de agora em diante. Os vereadores do PT e PCdoB deram um exemplo de firmeza de posição e coerência de idéias neste assunto.

Não mais visitarei seu blog. Esperava comentários sobre seu voto favorável à proibição dos fretados mas nem isso tem aqui.

Para que as audiências públicas? Para que as respostas aos nossos emails? No final, deu no que vocês queriam... uma mão lava a outra, todo mundo passa a ir de carro, o povo se acostuma, São Paulo não é feita para transporte fretado. São Paulo é feita para se andar de carro.

MUITO OBRIGADA senhor vereador. Que tristeza ver esta gigante metrópole entregue às mãos de gente assim. Que vergonha de ser brasileira.

Fretados, Sarney e CSS - esta sexta-feira devia ser apagada do calendário.

Cristófalo disse...

O que será que o Kassab ofereceu aos vereadores para concordarem com o mais imbecil projeto de lei de todos os tempos???

Só O seccretário está para ganhar 300% de aumento salarial!!! Se considerarmos uma inflação de 6% ao ano, levaríamos 50 anos para chegar nesse aumento.

Vocês não percebem que estamos sendo assaltados descaradamente???

Se soltassem todos os bandidos das cadeias e prendessem os políiticos, seríamos menos prejudicados!!!

Os políticos são tudo uma corja de bandidos.

Cristófalo disse...

Meu voto será para o BELE...

http://dadoslimpos.criandorpg.com/cthulhu-in-rio-politico-bom-e-politico-morto/