sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ciclofaixa de lazer

A partir do próximo domingo você que gosta de andar de bicicleta poderá trafegar com mais tranquilidade entre três Parques daqui de São Paulo: Parque das Bicicletas, Parque do Povo e Parque do Ibirapuera. No total 5 km de pedaladas em uma faixa especial para o ciclista.

A iniciativa do meu amigo Secretário de Esportes, Walter Feldman, tem tudo a ver com o que pensamos para a nossa cidade. Aqui faltam muitos espaços para quem pode ir de bicicleta para a escola, para o trabalho ou mesmo para o lazer. A ciclofaixa funcionará apenas aos domingos, das 7h às 12h, mas já é um bom começo.

Em Berlim, na Alemanha, os ciclistas são totalmente integrados ao trânsito da cidade. Há uma rede de metrô e ônibus por todos os lugares, mas as pessoas ainda utilizam muito o carro. A bicicleta é uma forma saudável para o ar da cidade e é respeitada por todos os moradores de lá.

Aqui em São Paulo as ciclofaixas serão sinalizadas e haverá placas por todo o percurso. O ponto de partida é na Alameda Iraé, segue pelas avenidas Indianópolis, República do Líbano e chega ao Parque do Ibirapuera pelo portão 8. De lá, o acesso é pela Av Helio Pelegrino – cruza a avenida Santo Amaro, Juscelino Kubitschek – vira a esquerda até o Parque do Povo.

Se der certo a intenção é ampliar ao Parque Alfredo Volpi, a USP e ao Parque Vila Lobos.

Aos poucos vamos mostrando que é fácil andar de bicicleta pelas ruas de São Paulo e incentivando cada vez este tipo de transporte.

Abs,

RT

8 comentários:

Anônimo disse...

Que ótima notícia!!!!!
Assim unimos esporte, saúde e melhora o ar que respiramos.

Unknown disse...

Vereador,

Notícias hoje na internet informam sobre o aumento de carros com placas de fora da capital em corredores como 23 de Maio, Rebouças, Ibirapuera, Juscelino Kubitschek e na Chácara Santo Antonio.
Hoje tivemos recorde de congestionamento de manhã. Cheguei na empresa onde trabalho às 9:19, o horário mais tardio este ano.
Estamos torcendo para continuar aumentando os índices de congestionamento. Mas o nosso medo é que os peritos do Ministério Público que estão avaliando as respostas da SMT sobre o trânsito acreditem somente nos "balanços oficiais" divulgados pela CET, que têm sido maquiados e inflados nas últimas 3 semanas, para tentar apoiar a proibição aos fretados.
Me parece que os peritos vão avaliar os congestionamentos agora e dependendo do comportamento da cidade, o ministério irá pedir a revogação da lei, pois ela trouxe os efeitos contrários aos que se propunha.

Será que realmente São Paulo não irá parar?

Unknown disse...

Tá "bonita" a imagem do Kassab na mídia!

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/08/31/ult5772u5129.jhtm

Douglas disse...

Aline, a sua informação procede:

Minha irmã estuda na USP e pega fretado também (a linha dela não foi afetada pela ZMRF, a “Zona da Kassab”, pois o fretado só faz USP e Osasco), como ela sai cedo da USP ela volta de transporte público (TP), o “melhor do Brasil”.

Ela me disse que para voltar está demorando muito mais, um trecho da Vital Brasil para a Paulista que levava 15 minutos de TP, agora é feito em 45, fora que ela andou percebendo no corredor da Rebouças muitos carros com placas de fora de SP, de Embu, Carapicuiba, Sorocaba, Mogi das Cruzes.

Fora que três fatores, que influenciam diretamente no "balanço", não foram lembrados pelo SecreOtário de Transportes (individuais) Marcos Valério:

1 - Várias linhas de fretados foram DESATIVADAS (leia-se proibidas de trabalhar) - alguém teria noção de quantas linhas foram desativadas ? Umas 30 - 50 ?

2 - Dos fretados que restaram eles acabaram fazendo rotas alternativas (dando volta ao redor do mundo) para fugir dos principais corredores, exemplo: Pompeia.

3 - Em 2009, o rodízio de veículos não foi suspenso durante as férias de julho e isso significa menos 20% da frota nas ruas (blog do Paulo Lopes).

É isso aí, é a "jestão" Kassab jogando "poeira nos olhos do povo".

Douglas disse...

"Aos poucos vamos mostrando que é fácil andar de bicicleta pelas ruas de São Paulo e incentivando cada vez este tipo de transporte." - R.T

Com certeza teriamos restrição de bicicletas na "jestão" atual, pois "atrapalham a fluidez do trânsito", o próprio Marcos Valério, SecreOtário de Transportes, já disse uma vez que "os ciclistas atrapalhariam o trânsito"

Douglas disse...

Minha irmã acabou de me falar que tem vários anúncios na USP, mais ou menos assim:

"Fretado executivo com carro Zafira, Praia Grande - SP"

Isso é um exemplo de como as pessoas estão usando o transporte público.

Unknown disse...

Ontem o nosso motorista titular do nosso fretado foi demitido.
A empresa de fretamento está fazendo corte de pessoal e vendendo todos os ônibus com ano anterior a 2004 para gerar caixa.
7 linhas foram suspensas, das 40 ou 50 que fazem Campinas-São Paulo.
A empresa já mandou informar a todos os coordenadores de linhas que em 2009 e 2010 o investimento na frota e em pessoal será zero.
O moral no meu fretado está derrubado. Ver gente honesta e trabalhadora no olho da rua por causa desse acinte da prefeitura e da secretaria, com o endosso dos vereadores, dói e cala fundo em qualquer cidadão de bem.
Estou sem ânimo para falar mais.

Douglas disse...

Concordo Aline, não tem coisa pior do que ver gente honesta e trabalhadora no olho da rua única e exclusivamente por causa dos políticos que "ganharam" milhares de votos desse pessoal, irônico, não é mesmo ?