sábado, 22 de agosto de 2009

30 anos de transporte e trânsito

Eu li todos os comentários deixados recentemente por vocês por conta da nova Lei dos Fretados. Quando eu disse que estava surpreso e indignado com a questão da Av Faria Lima, eu falei a verdade, porque quem compareceu a última Audiência Publica percebeu que o secretario mostrou-se aberto ao diálogo e confirmou o estudo para viabilizar a liberação de mais vias.

Estou indignado tanto quanto vocês. É muito fácil ser simplesmente contra alguma ideia ou proposta sem nunca dar a "cara para bater". Eu sempre estarei aqui de cara limpa e peito aberto para ouvir as críticas e tentar propor soluções.

Eu faço reuniões com os fretados há muitos anos e sempre fui muito honesto em todas. Eu sempre falei o que poderíamos fazer e o quanto a categoria precisava se mobilizar. Eu não entrei na vida dos fretados "na onda" da mídia. Muitos de vocês podem ter me conhecido agora, porque o tema foi assunto na imprensa, mas já estou nessa há muito tempo e não sairei.

Eu sou muito transparente e muito franco em todas as reuniões. Eu não me "vendi". Eu tenho opinião e estou sempre aqui dividindo com vocês. A minha posição sempre foi clara.

Eu não sou vereador há 30 anos. Eu sou engenheiro de trânsito. Eu não estou com os fretados para aparecer no jornal ou para ganhar votos. Podem ficar tranquilos. Eu estou com os fretados porque acredito neles. Não é porque perdemos esta, que vamos desistir. A gente tem de continuar insistindo para mudar o que está aí.

A liberação da Berrini foi uma vitória de vocês que finalmente se mobilizaram e mostraram o quanto era importante a inclusão desta via. Agora a gente tem de continuar a união para a entrada da Faria Lima.

Simplesmente cruzar os braços, não dá. Eu não estou dizendo para realizarmos manifestações com violência, enfrentando a Polícia, porque daí outras pessoas podem entender errado a nossa mensagem. Nós temos de fazer movimentos pacíficos, que deem resultados.

Eu lembro até hoje da primeira mobilização que fizemos no vão livre do MASP. Eu estava lá junto com vocês, mas não apareceu ninguém.

O importante é não desistirmos. A luta ainda não acabou.

A gente se encontra por aí.

Um abraço,

RT

35 comentários:

Douglas disse...

Só uma correção: A liberação da Berrini NÃO foi uma vitória nossa, foi uma vitória da fálida Rede Globo, vide "Globo manda e Serra obedece: fretados voltam à rua da Globo"- http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=15117

Só sei de uma coisa: Bye-bye Serra 2010

Cristófalo disse...

Na rua da globo, PODE

Cristófalo disse...

Palavras que refletem exatamente a realidade...

Lei contra os ônibus fretados

Eu não sou ativista e nem tenho perfil de militante política, mas confesso a vocês que esses dias circulei abaixo assinados, promovi discussões, instiguei a opinião das pessoas e até fiz manifestação em praça pública de posse de apito, buzina e faixas de protesto.

Não vou falar sobre tudo que já está sendo dito na imprensa e na Internet. Já discuti esse assunto à exaustão. Agora deixo a teoria para os que nos enxergam como índices nas estatísticas nem sempre confiáveis.

Vou contar a vocês o que acontece aqui na vida real. Aqui no dia a dia de quem mora longe e trabalha na cidade de São Paulo. Aqui onde pessoas são pessoas mesmo. Com vida, sentimentos e cansaço.

Na primeira segunda-feira de restrição aos fretados (27/07/09), ao chegar na estação de metrô Santos-Imigrantes eu olhei pela janela do ônibus e vi uma fila imensa de ônibus fretados esperando para desembarcar ( desovar ) seus passageiros nos poucos metros de chão delimitados pela prefeitura.

Depois vi um “sem número” de trabalhadores descerem dos seus ônibus e se dirigirem todos ao mesmo tempo para a bilheteria. Fiquei imaginando a disputa que teriam que travar para conseguir seu espaço no metrô, pois os índices e estatísticas apontam que atualmente são 9 pessoas por metro quadrado, mas isso foi antes da restrição entrar em vigor. Como será agora?

Vi todas as pessoas perdidas e sem saber para onde ir, para onde olhar e o que fazer. As pessoas a quem me refiro, são os motoristas de ônibus, de táxi, os passageiros, os funcionários da CET, os bilheteiros e funcionários do metrô, os passageiros do metrô ... todo mundo sem rumo e desnorteados.

Vi taxista pegando passageiro no metrô e não conseguir sair por causa do acúmulo de ônibus e gente.

Vi morador tentando sair da sua garagem e ser impedido pela fila de fretados que se formou nas ruas que lhe foram permitidas.

Eu vi gente chorando por perder o fretado no meio da bagunça e ter que descobrir como fazer para voltar para casa. Eu também chorei.

Vi mães e pais presos num transito interminável contando que seus filhos estavam a sua espera.

Vi mulheres e homens pacíficos se revoltarem contra o poder público.

Eu vi as pessoas que trabalham de verdade para sustentar o sistema público se aglomerarem nos “bolsões” das estações que na verdade são alguns metros quadrados completamente desproporcionais à quantidade de passageiros que os fretados transportam.

Dias difíceis !!!

Agora vou lhes contar a sensação que a gente sente estando lá. Porque olhando da televisão, jornais e internet não dá pra vocês alcançarem o grau de dificuldade desses dias.

A gente sente que somos animais irracionais que devem ser adestrados para se limitar apenas aos espaços que lhe são permitidos. Peço que meus companheiros nessa batalha me desculpem pela comparação que se segue, mas é necessário para validar a descrição do sentimento. A gente se sente como bois que vão sendo tocados para seus pastos. E quando houve manifestações é como se a boiada tivesse estourado.

A gente começa a questionar se valeu a pena estudar tanto. Se não seria melhor não ter se esforçado tanto e estar perto de casa ganhando pouco, mas tendo tempo para estar com a família ao invés de ficar horas tentando arrumar uma forma menos sacrificante de voltar do trabalho pra casa.

Cristófalo disse...

Continuação...

A gente percebe que os munícipes de cidades além São Paulo são considerados intrusos e invasores. Fomos julgados como folgados e comodistas e acusados de não nos importarmos com o bem estar geral. E nós somos apenas trabalhadores. Gente boa e do bem. Só queríamos chegar ao trabalho e voltar para casa.

Quando foi que viramos um problema social?!!! Como isso aconteceu?!!! Nós nem percebemos, pois estávamos trabalhando.

E nós que gostaríamos de discutir democraticamente as medidas da prefeitura, pois foi assim que aprendemos na escola e na faculdade. Nós acreditávamos que nossa opinião seria levada em consideração, a final o período sombrio da ditadura já passou. Passou?

Ainda hoje, depois de ter visto tudo isso e muito mais nesses dias difíceis, não consigo acreditar que essa lei é real. Minha humilde inteligência não me deixa entender tamanha “burrice”. Minha consciência de cidadã não me deixa acreditar nesse despropósito social.

Nossos direitos e deveres se perderam na confusão desses dias ... porque já não temos direito de ir e vir ... e por isso quase não conseguimos cumprir nossos deveres ... nós só queremos trabalhar.

Sim, são dias difíceis !!!

Mas antigamente as dificuldades eram causadas por mal feitores e éramos maltratados por ladrões, assaltantes e marginais. Agora temos que nos defender da ação dos nossos governantes. Dos nossos representantes políticos.

Já não se sabe mais quem é mocinho e quem é bandido! Salve-se quem puder!!!

E nós só queremos trabalhar.

(Vanessa Balbo)

Cristófalo disse...

Caro Vereador,

Eu dei inúmeras idéias,

Acreditei,

Cheguei até a fazer propaganda em minha página pessoal e acredito que o Sr. nem chegou a ver (ainda está no ar ---> http://www.cristofalo.com.br <--,

Quando todo mundo estava questionando seu primeiro voto a favor do PL, cheguei a publicar palavras em sua defesa, fui até achincalhado, e saí da rede social pois estava gerando discussõs...

Consegui que a Sul América Trânsito, a Rádio CBN e a Kiss FM, transmitisse na Rádio, no AR e em horário nobre, a convocação para as Audiências Públicas que houveram.

Participei várias vezes do CHAT da Rede Social, e conversando algumas vezes pedi ao Raphael e ao Leandro, de estavam como mediadores de madrugada, que transmitissem algumas palavras e indicações do que havia escrito ao Sr.

Me pediram para falar com o Fabrício Revelli, deixei recado à ele, mas mada me foi retornado.

Minhas esperanças já se esgotaram, desisti, meu carro e o da minha esposa foram nossas soluções para poder continuar com nossos empregos, mesmo que nossas despesas tenham aumentado em várias vezes, pois tive que comprar outro carro para os dias de rodízio (documantação, seguro, manutenção. etc.).

Então peço POR FAVOR que o Sr. me responda sinceramente e objetivamente somente 3 (duas) perguntas...

1 - Quais opções sobraram para quem trabalha nas imedições da Paulista e Consolação, usando roupa social e portando pastas com documentos e laptop? Transporte público não é uma opção, pois é assalto na certa.

2 - Como o Sr. falou, A LUTA AINDA NÃO ACABOU, eu realmente não consigo enxergar como será possível voltar aos fretados... o que pode ser feito para reverter essa situação?

3 - Por que o PL foi votado a favor duas vezes, sendo que se a maioria houvesse votado contra, essa portaria poderia ser derrubada, e a partir daí seria possível regularizar or fretados, sem prejudicar tanto a população, como estão sendo?

Atenciosamente

Fábio Cristófalo

Unknown disse...

Não acredito em você Sr Ricardo Teixeira. Foi acordo de compadres. A gente aprova a proibição aos fretados e em troca o sr Gilberto Kassab deixa a gente emporcalhar a cidade, violentando a lei Cidade Limpa, no ano que vem, ano de eleições.
E de troco a gente aumenta o salário do prefeito para 22 paus.

Simples assim.

Não acredito em você pois a questão fugiu totalmente dos critérios técnicos e democráticos, no tocante aos fretados.

Agora virou lei e a gente que se dane. Em inglês, "period".

A gente pode esquecer a Faria Lima, pode esquecer a região da Paulista, pode esquecer qualquer flexibilização, pois o burocratinha Alexandre de Morais agora é quem tem o poder (à base de portarias) de pintar e bordar sobre os fretados na Capital.

Qualquer coisa que você falar além disso, Sr Ricardo Teixeira, serão meras palavras ao vento. Voláteis como a política em tempos de hoje.

Foi uma semana negra.

CSS
Sarney
Fretados
Mercadante
Guarda Civil Metropolitana
Pedágios no litoral

E nem encher a cara de cerveja no meu fretado na nossa antiga happy hour de sexta eu pude.

Afinal não tenho mais fretado.

Unknown disse...

E a liberação da Berrini foi ordem da Rede Globo. Nossas manifestações por 6 dias seguidos devem ter sido motivo de piadas e gargalhadas num certo Palácio e numa certa Câmara.

Paulo Lopes disse...

Fabio Cristófalo, se lembra quando eu disse que estavam jogando poeira nos seus olhos ??

Acredita agora ??

Abraços.. e não guarde mágoa das nossas discussões, pois eu não as tenho..

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caro Fabio Cristófalo se houve alguma falha de minha assessoria, eu peço desculpas, porque isto não pode acontecer. Gostaria que o senhor me mantivesse informado deste tipo de problema, para que não se repita. Vamos a suas perguntas:

1 - Você pode continuar indo para a Av Paulista e Consolação de fretado. Na Lei fala que os ônibus serão liberados para entrar na Zona de Restrição, desde que parem em um estacionamento. Não pode mais parar no meio da rua. Você e seu grupo podem montar um roteiro de paradas, dentro do estacionamento da empresa ou mesmo em um particular, e descer nestes pontos específicos. O ônibus continua seguindo o caminho dele e fez a sua parada. Você não tem somente a opção do transporte público. Basta organização que os fretados poderão entrar na área de restrição. O que não pode fazer é parar no meio da rua, mas se tiver alguma área fechada, pode. Ao final do dia o ônibus pode ir para este mesmo local e pegar todos com segurança.
2 - A luta ainda não acabou porque as mobilizações tem de continuar. Eu não vou entrar no mérito de emissoras de TV "A" ou "B". Mas vocês fizeram um grande movimento pela Berrini e ela foi liberada. Eu não acredito que a televisão tem mais poder do que vocês usuários todos juntos.
3 - A portaria não seria derrubada se o PL não fosse aprovado. A portaria foi declarada constitucional. A Lei é muito importante porque ela é muito mais ampla do que a Portaria. Além disso, quando votamos a Lei Ambiental em um dos artigos estava escrito que era para acabar com os fretados. Eu e os vereadores do PSDB lutamos para derrubar este artigo e fizemos uma substituição. Ao invés de acabar com os fretados, que o Executivo fizesse um Projeto Lei para regulamentar o sistema. Sem esta abertura as coisas poderiam ser bem piores. Um abraço, Vereador Ricardo Teixeira

Cristófalo disse...

Ok Vereador,

Se existe essa possibilidade, já deve ter alguma empresa fazendo isso, então eu gostaria de saber onde e como ter acesso às linhas de fretados que já possuem essa autorização. Pois a linha que eu utilizava que fazia SBC - Paulista - Consolação deixou de existir, era de uma empresa do Ipiranga, o motorista foi dispensado e os usuários dispersaram. Foi feita uma pesquisa cpm os passageiros antes de desativar a linha, e só 6 dos 41 passageiros iriam continuar, o restante optou pelo carro.

Cristófalo disse...

Caro Vereador,

Essa possibilidade de parar em locais particulares, não procede.

Todos estacionamentos particulares próximo ao centro de São Paulo estão dizendo que a prefeitura não autoriza que os ônibus fretados utilizem estes lugares para embarque e desembarque de passageiros, os fiscais da prefeitura disseram que eles não tem licença para esse tipo de serviço.

E AGORA?

Gabriel disse...

É o vereador fala como se fosse assim "fácil". Já teve empresa que tentou essa autorização e foi negada, não é simples assim ir até a Paulista ou Consolação, dissem que tem outra alternativa de ruas para irem até o local, se quiser passar pela 23 de maio por exemplo só se for ter a parada na 23 de maio senão não consegue.
Sem dizer que a lista de documentos que estão exigindo é um absurdo, as empresas já estão falidas como vão conseguir tirar aquele "tanto" de documentos fora o GPS que todo ônibus tem que ter que custa mais de 2 mil cada um.
Acho que o Sr. Vereador não está sabendo das dificuldades das empresas de ônibus para tirar essa tal de Autorização, a prefeitura fechou o cerco MESMO contra os fretados!

Unknown disse...

Acabou de sair no site do Estadão
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,com-aulas-e-sem-fretado-lentidao-cai-so-4-em-sao-paulo,424277,0.htm

Comédia de horrores.

Unknown disse...

De todas as empresas com contratos de fretamento com o Transfretur, 157 ônibus, somente 1 ônibus comprovou o tal estacionamento particular para poder desembarcar dentro da ZMRF.

156 continuavam proibidos de deixar seus passageiros. Mais de 7000 passageiros.

Estamos indo de carro, como comprova a reportagem de hoje do Estadão. No que depender de nós, os congestionamentos continuarão aumentando. Precisamos chegar pontualmente no nosso trabalho e temos compromissos à noite. Faculdade, buscar os filhos, dar aulas, academia, idiomas, pós-graduação.

São Paulo não nos quer trabalhando aqui, mas continuamos nos sacrificando. Agora nos matamos de estresse dirigindo centenas de quilômetros por dia e revezando caronas. Nossos chefes, colegas, familiares, sabem da idiotice da prefeitura de SP de proibir fretados, mas contam conosco em nossos compromissos profissionais e pessoais.

Mais 1 mês e estaremos superando o congestionamento todo dia. Já saio às 5h da manhã de casa e volto às 8h da noite. O sr Alexandre de Moraes, como conta com Toyota Corolla pago com dinheiro público para trabalhar (e agora com vencimentos aumentados em 300%, melhor ainda), provavelmente acorda às 9h da manhã então não sabe do que estou falando.

Mas vamos continuar "nos virando nos 30" para honrar nossos honestos compromissos dignamente. Azar da prefeitura e da câmara de SP que vão ter que se justificar em breve, como puderam aprovar uma lei com uma finalidade (melhorar o trânsito para os carros) e essa lei surtiu justamente o efeito contrário??

Comédia de horrores. Em cartaz no Hopi Hari. Seria cômico se não soubéssemos que tem um monte de gente trabalhadora, pai de família, mergulhada no desespero neste momento. Eu ainda tenho a opção de vir de carro.

Mas e quem tinha no fretado seu sustento?

Os motoristas de caminhão passaram a dirigir vans e VLUs - mas e quem só sabia transportar passageiros na vida? Vai fazer o que?

47 deles já sabemos - estão em vans clandestinas dentro da ZMRF. A Zona do Kassab.

Parabéns senhores. Conseguiram piorar ainda mais o já caótico trânsito de São Paulo.

Gabriel disse...

É e não é só os usuários, motoristas coitados agora muitos deles desempregados e suas famílias, donos das empresas de ônibus alguns falidos e suas familias que estão indignados, pode ir a uma padaria a um supermercado estão todos contra a atitude do Sr. Kassab, até no ônibus os motoristas e cobradores estão contra, eles nem querem nem fazer essas novas linhas dizem que são muitas horas no trânsito.
Eh vai ser difícil no ano que vem termos o PSDEMB e sua turma estar no poder, não vou deixar isso esquecido não, e espero contar com a colaboração de todos vcs que estão fazendo seus comentários. Não vamos esquecer jamais disso e fazer com que todos não esqueçam!!!

Anônimo disse...

Sr. Ricardo Teixeira, estou vendo muitos aqui dizendo do direito de trabalhar, e eu, não poderia deixar de participar e requerer um direito que também tenho. Já tem 1 ano que trabalho como freelance para locadoras em são Paulo, e por que freelance? Simples, como muitos serviços são viagens, a regulamentação da ARTESP para locadoras não permite que o motorista seja funcionário, mas contratado por quem está locando o carro, seja van, micro ou ônibus. O forte das locadoras, que também se enquadraram como fretamento, dentro da cidade de São Paulo são os eventos e congressos que acontecem entre os meses de março (ou após o carnaval) e a metade de Dezembro, e depois disso diminue-se drásticamente os serviços em função das férias.Antes de entra essa portaria de depois o PL, eu estava certo de ter conseguido um emprego fixo, com meu 1º registro de motorista de ônibus, o que, se o SR. não sabe é, coisa impossível de se conseguir se não se tem experiência (tenho 4 anos de registro como motorista de van e micros e para as empresas isso não tem validade alguma). Depois de tudo o que os Srs. vereadors desta cidade realizaram, meu emprego foi por água abaixo e, com as locadoras meu nível de serviço caiu a 0, sendo que este mês nem consegui fazer para pagar as contas. Enquanto isso, o querido prefeito deu aumentos aos seus secretários, muitos até incompetentes como esse Alexandre de Morais, e aos sub-prefeitos. Também tenho 2 amigos, motoristas, que estavam empregados e agora, depois da Portaria seguida do PL, ficaram desempregados. Quero saber quando teremos nosso direito de trabalhar novamente ou se os Srs. vereadores irão até a casa de quem ficou desempregado, seja motorista, funcionário de empresas de fretamento e até mesmo usuários que tiveram de abandonar seus empregos, para nos deixar dinheiro para pagarmos nossas contas no final do mês? Você e os outros vereadores, escolheram como profissão, fazer política e nós, escolhemos sermos motoristas, os vereadores que aí estão agora,tem o DEVER de trabalhar para a cidade, e nós também queremos trabalhar Sr. vereador. Não se esqueçam que nas eleições, vocês que aí votaram favorável as idéias do prefeito, mas não da população, podem (e com certeza irão) perder o direito de trabalhar, assim como nós perdemos.

Leonor disse...

Não entendi, o senhor coloca tanto no blog falando que a luta continua e que está ao lado dos fretados, e APROVOU a lei que restringe... de que lado o senhor está? e qual foi a posição do senhor quanto ao aumento do teto salarial e da pichação de muros pelos candidatos no período eleitoral?

Unknown disse...

Viu? Somos gente trabalhadora, digna, honesta.

Somos pessoas que votam.

Não somos carga nem outdoors. Nós votamos.

Cada opinião exposta aqui é uma conta a mais no rosário infindável de gente prejudicada pela proibição aos fretados.

Vimos hoje no Estadão que a medida já surtiu o efeito contrário ao desejado. Ao invés de diminuir o congestionamento, aumentou. Isso muitos cronistas e analistas já previam há 2 meses.

Vai ficar difícil para alguém sustentar essa idiotice dessa lei, se ela não serviu pra nada, só pra prejudicar gente honesta e trabalhadora.

Pra variar.

Douglas disse...

"Eu não acredito que a televisão tem mais poder do que vocês usuários todos juntos." - R.T
.
.
.
Pois é né, essa mesma emissora que tem "menos poder que o povo" já até derrubou Presidente e "quase decidiu" as eleições para Governador do Rio em 1982 (vide caso Proconsult/Brizola), liberar a rua do Quartel General dela é brincadeira de criança.

Douglas disse...

Como disse o amigo (ou amiga) anônimo logo acima o Alexandre de Moraes, que descobriu a pouco tempo que a Berrini não tem Metrô, é um tremendo imbecil, assinale abaixo a alternativa mais "engraçada" de suas "pérolas" já lançadas na mídia:

1) "...os ciclistas atrapalhariam o trânsito..."

2) "Há medidas para ampliar a segurança, mas não implantamos, pois prejudicam o trânsito."

3) "O impacto de um acidente com morte é o mesmo de um veículo quebrado."

4) O Transporte Publico de SP é o melhor do Brasil

5) "... essa restrição veio pra ficar e pra auxiliar não só o transporte público (leia-se o ex-usuário de fretado bancar do bolso o lixo do transporte público) , mas o trânsito como um todo”.

6) “Eu deixaria meu carro em casa se tivéssemos bons corredores, Metrô, linhas rápidas (hahahahhaha). E esse é o desafio. Quando há esse oferecimento as pessoas vão. Hoje seria uma hipocrisia minha dizer que não ando de carro oficial"

7) Todas acima

Unknown disse...

Douglas, o que vc espera de um secretário de transportes que antes de comandar a FEBEM era contínuo, menino de recados, tirador oficial de xerox em uma certa vara de um certo tribunal da Capital?
Deu no que deu, lambeu os sacos certos e agora o Desembargador que é presidente do TJ-SP come miudinho na mão dele.
Eu queria saber aquela cassação da Liminar numa sexta-feira às 9h da noite quanto custou.
Será que o secretário mandou umas caixas de uísque?
Uns cupons de desconto no Bourbon, Villa Lobos e Cidade Jardim?
Ou umas horinhas de graça no estabelecimento do Sr. Oscar Maroni?

Fácil meu amigo. Enquanto a gente tá aqui se matando pra saber como vencer o trânsito, e gastando nossas horas de almoço mandando currículo (nossos e de nossos colegas) pra cair fora dessa cidade, essas ilustres pessoas estão brindando com Logan ou Buchanan's cowboy.

É triste mas é a realidade...

Ver. Ricardo Teixeira disse...

Caro Anônimo o transporte eventual - que é o seu trabalho - foi bastante contemplado na Lei. Agora as empresas fazem um cadastro anual e poderão acessar a área de restrição. Turismo e negócios foram resolvidos com a Lei. Um abraço, Vereador Ricardo Teixeira

Ricardo Teixeira disse...

Caro Cristofalo nos artigos 9 e 10 da Lei descreve que o ônibus pode entrar na área de restrição se tiver um Plano de Operação, contendo o ponto de parada em estacionamento particular. Para conseguir a liberação de entrada é necessário entrar com o pedido no DTP. Os técnicos da Secretaria Municipal de Transportes avaliarão caso a caso. Coloco abaixo os artigos. Os donos de estacionamento ou os fiscais não irão contra a Lei. Um abraço, Vereador Ricardo Teixeira

Art. 9º. Atendidas as condições previstas nos artigos 2º a 4º desta lei, no período compreendido entre 5 (cinco) e 21 (vinte e uma) horas, de segunda a sexta-feira, poderão transitar na ZMRF, desde que devidamente cadastrados nos órgãos competentes e que obtenham Autorização Especial de Trânsito, os seguintes veículos de fretamento:
I - veículos que realizam o transporte rotineiro de passageiros, inclusive de estudantes;
II - veículos que realizam o transporte não rotineiro de passageiros, voltados ao atendimento das seguintes finalidades: turismo, seminários, religião, hospedagem, cultura, esporte e lazer.
Parágrafo único. A Autorização Especial de Trânsito será válida:
I - pelo prazo máximo de 1 (um) ano, respeitada a validade do respectivo CVS, no caso dos veículos que realizam o transporte rotineiro de passageiros;
II - pelo período correspondente à prestação do serviço a que se refere o evento, com prazo máximo de 1 (um) ano, no caso dos veículos que realizam o transporte não rotineiro de passageiros.
Art. 10. Para obtenção da Autorização Especial de Trânsito, prevista no artigo 9º desta lei, as operadoras que realizam o transporte rotineiro de passageiros deverão:
I - apresentar um Plano de Operação, o qual deverá:
a) indicar a origem, destino e itinerário de sua viagem, quando couber;
b) prever o local de embarque e desembarque de passageiros, que deverá se situar nas instalações disponibilizadas pela contratante do serviço;
c) conter a relação completa dos usuários do serviço de fretamento.
II - instalar aparelho identificador de localização – GPS, com tecnologia de comunicação GPRS, compatível e validado no Sistema Integrado de Monitoramento – SIM da São Paulo Transporte S.A. – SPTrans.
§ 1º. A Secretaria Municipal de Transportes analisará o impacto viário e, demonstrado o interesse público, poderá ou não autorizar o itinerário indicado pela requerente em seu Plano de Operação ou, ainda, solicitar alterações que sejam mais adequadas às condições de trânsito e transporte no Município de São Paulo.
§ 2º. A Autorização Especial de Trânsito somente será concedida após vistoria do veículo, realizada pela Secretaria Municipal de Transportes, que comprove a instalação do GPS a que se refere o inciso II do “caput” deste artigo.

Paulo Lopes disse...

Vereador, esses artigos não passsam de balela..

Quer a prova ??

Se todas as linhas que vem da zona leste e atravessam os bairros da Móoca e Ipiranga p/ chegar até a av. dos bandeirantes (ponto da rua alvorada), pedissem autorização p/ transitar pela 23 de maio e av. ibirapuera, o sr. acha que e SMT daria ???

A lei não garante NADA aos usuários e dá plenos poderes p/ a prefeitura agir ao seu bel prazer..

Anônimo disse...

Sr. Ricardo Teixeira, o Sr. respondeu "o transporte eventual - que é o seu trabalho - foi bastante contemplado na Lei. Agora as empresas fazem um cadastro anual e poderão acessar a área de restrição. Turismo e negócios foram resolvidos com a Lei." Por que o Sr. pessoalmente não faz uma pesquisa entre as empresas de ônibus de turismo e as locadoras para confirmar se isso realmente é verdade? O Sr. está afirmando uma coisa completamente fora da realidade.Na teoria tudo é muito bonito mas na prática a verdade é outra. Então eu lhe pergunto: se melhorou com a lei,o Sr. está dizendo então que não sou bom profissional e que as empresas para quem trabalhei já a 1 ano não me chamam para trabalhar porque não querem? É isso que o Sr. está afirmando? Mas eu mesmo vou lhe responder: Não chamam pois não estão conseguindo trabalhar! Na empresa que eu havia dito ter conseguido emprego fixo, possue em sua frota 12 carros:8 ônibus, 2 micros e 2 vans e, a última vez que estive por lá somente 2 carros estavam trabalhando, os 2 micros que viajaram para fora de São Paulo. Ao meu ver, para o Sr. todos que aqui lhe escrevem contando fatos reais de pessoas desempregadas, em especial os motoristas, não estão deixando de passar por mentirosos. Sinceramente, Vssas. Excelências tem sorte de não viver em um país como França, China e outros onde, esta hora o povo já teria jogado coquetel Molotov na polícia e destruído toda a cidade, pois ninguém mais suporta esta situação de Vssas. Excelências serem os donos da verdade e de Vssas. vontades.

Unknown disse...

Claro que violência não resolve nada, mas a manifestação pacífica e democrática neste país infelizmente também não resolve.

O fato é que, mesmo com centenas de pessoas presentes nas audiências da CCJ sobre essa lei dos fretados; mesmo com milhares de manifestantes parando 5 das mais movimentadas avenidas em São Paulo; mesmo com adesivos, placas, faixas, banners, sites, abaixo-assinados circulando etc.; tudo o que foi nosso direito democrático e pacífico de manifestar nós usamos.

E que resultado deu? Nenhum.

A lei dos fretados foi aprovada e os fretados estão proibidos, ponto final. As exceções são pensadas para não atenderem ninguém. O fato é que a medida é impopular e não tem respaldo nenhum. E, como cereja do bolo, também não serve pra nada na prática, pois vimos ontem no Estadão que os congestionamentos aumentaram 11% ao invés de diminuir na primeira semana de volta as aulas.

Contra fatos não há argumentos. E que o sr Ricardo Teixeira não se meta a tentar defender essa lei ou vai passar por duas-caras perante nós, usuários e ex-usuários de fretado, nós que temos um perfil diferenciado e somos sim formadores de opinião.

Claro que a gente vê que para algumas coisas é conveniente ao PSDB ser oposição a nível municipal, e para outras é mais conveniente ser aliado. A gente vê isso claramente pq a gente não é idiota.

O Senado está ilustrando bem isso. O quanto é bom ser oposição e o quanto é bom ser situação. Dependendo de quanto Maria leva no final.

Se o sr Ricardo Teixeira acha que o diretório municipal do PSDB não se comunica com seus vereadores eleitos, isso me parece um reflexo imediato dessa perda de identidade ou perfil "em cima do muro" ou "faça o que eu digo, não faça o que eu faço" desse partido, que há mais de 14 anos manda e desmanda em São Paulo, com as funestas consequências que temos convivido.

De Rose Neubauer a Fleury, de Sérgio Cabral a Manfred von Richthofen, da lei dos genéricos aos pedágios e ao Rodoanel, do sucateamento da malha férrea aos calotes em precatórios e um longo etc. que tem a linda batuta do PSDB a comandar com maestria.

A proibição dos fretados é só mais um gato nesse balaio negro, triste e constrangedor.

Pobres de nós com Alckmin no governo e Serra na presidência, se esse for o destino. O que haverá de vir de cabeças tão iluminadas, depois disso tudo que temos visto?

Sr Ricardo Teixeira sugiro que mude de partido.

Mas se assim for, que não vá para DEM, nem PMDB. Nem PV. Nem PSol. Nem PTB. Nem PSC.

Melhor: não vá para partido nenhum.

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caro Paulo Lopes e Caro Anônimo o que eu escrevi é a Lei. Se as empresas fizerem um Plano de Operação com itinerários, horários de partida e chegada, pontos com estacionamento próprio, por que a Secretaria não levaria em conta as informações? Se a própria Secretaria que escreveu a Lei e abriu este precedente depois de ouvir o setor. O que a Portaria proibiu, a Lei está abrindo. Anônimo eu não disse que vocês são mentirosos. Na Audiência Pública os eventuais - vans de turismo e locadoras - entenderam que foram contempladas. Repito: a gente não pode ter como base a Portaria, porque na Lei muita coisa mudou. Abraços, Vereador Ricardo Teixeira

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Cara Aline eu percebo que você gosta de política e tem muitas opiniões sobre o assunto. Eu nunca fiz "duas caras". Eu sempre tive a minha posição bem clara. Eu não defendo os fretados só porque sou Vereador. E também não defendo a Secretaria só porque sou Vereador. Eu defendo que exista bom senso para a criação de leis específicas para cada setor. Eu briguei diversas vezes por causa dos fretados e não usei a mídia para isso. Eu tento juntar o que o setor necessita, com o que o Poder Público propõe. Muito foi feito. Da Portaria para a Lei houve um pequeno passo. Da Lei do meio ambiente - que acabaria com o fretamento - os vereadores do PSDB conseguiram fazer um parágrafo a favor da categoria. Para que o Executivo regulamentasse o fretado. Problemas partidários todos têm. Eu sou um dos poucos que tem coragem de "dar a cara" e apontar os erros. Eu não me escondo Aline. Eu tenho posição! Ótimo falar contigo sobre política! Um abraço, Vereador Ricardo Teixeira

Sandro Aparecido disse...

Acabei de postar no site do Paulo Henrique Amorim. Quero ver se vem resposta.

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=15117&cpage=1#comment-170845

Douglas disse...

"Pobres de nós com Alckmin no governo e Serra na presidência, se esse for o destino" - Aline Cristina.
.
.
.
Eu colocaria um cenário ainda mais sombrio: Kassab como governador e Serra na presidência.

Aposto uma ficha de fliperama que o Kassab será candidato e terá TODO o apoio do Zé Pedágio para ser o seu sucessor (assim como teve o apoio na candidatura a Prefeito, agindo como traíra com o Alckmin).

Eu espero e estou torcendo muito para que isso não aconteça, de qualquer forma é bom se precavir para o ano que vem e ir mandando curriculos, currículos para trrabalhar FORA do Brasil.

Unknown disse...

Vereador, política não é uma coisa que se "gosta" ou "desgosta".

A coisa pública para mim é sagrada. Ao menos devia ser. Uma missão. Como a medicina, como decidir ser padre, assim devia ser o abraço de uma pessoa à carreira política.

Qual é a imagem que político tem neste país?

Corrupto, que procura levar vantagem (a velha Lei de Gerson), que faz acordos e maracutaias, que usa das prerrogativas do cargo a seu bel-prazer, que se permite todo o tipo de prevaricação contando com a sensação de impunidade e de estar acima do bem e do mal.

Isso tem nome e se chama "crime do colarinho branco". Crime de quem sabe da Lei, crime de quem tem acesso e meios a dinheiro público e a conhecer pessoas, setores, serviços, órgãos e meandros nos três poderes.

Me dá pena. Me dá nojo. Me dá ódio.

Da mesma forma que emburreceram o povo para que o povo aceite esse lixo que vemos na TV hoje em dia (em todos os canais, sem exceção), parece que emburreceram o povo para que o povo aceite esse lixo que fazem da política.

Gente do naipe de Maluf, Quércia, Sarney, Collor, tinha que estar na cadeia, ou tinha que ir cuidar de netos, viajar pelo mundo, dar lugar a gente que queira e possa fazer alguma coisa pelo povo.

Tenho opiniões formadas sim. Raciocino, não uso minha cabeça só pra sustentar um monte de cabelo. Por isso que essa lei de fretados não dá pra engolir vereador. À luz da razão e da inteligência de qualquer cidadão pensante, essa lei é uma aberração.

Quer saber de outra aberração? O prefeito aqui de Campinas quer trazer o trem-bala para o centro da cidade. Ao invés de otimizar e aproveitar a malha rodo-ferroviária de Campinas e região, levando com linhas exclusivas os passageiros ao trem-bala em Viracopos, o prefeito quer gastar rios de dinheiro à toa para uma obra que é uma violência ao centro de uma cidade antiga como Campinas.

O nosso centro já degradado vai descambar de vez com o tal trem-bala que logo logo vai ter o nome mudado para trem-estilingue ou trem-espingardinha de chumbo, pois de "bala" não vai ter nada.

E vocês, políticos, meramente por estarem aí, desse lado, julgam que podem fazer esse tipo de coisa. Parece que pode tudo, e que dinheiro dá em árvores.

"Ah o povo se adapta, o povo se acostuma" "No começo vai ter manifestação, passeata, mas depois a poeira assenta" e TUDO BEM???

Me dá pena. Me dá nojo. Me dá ódio.

E vocês foram eleitos para pensarem por nós, fazerem por nós, serem nosso braço executor na coisa pública. Coisas que estão na Constituição e são obrigação do Estado nos fornecer, a gente tem que pedir com o boné na mão, igual esmola! Tem que pedir remédio por liminar judicial! Tem que entrar com mandado de segurança pra poder cursar uma boa escola ou faculdade, mais perto de casa! Tem que fazer panelaço na frente das creches para que parem de servir lavagem como merenda para nossos filhos! Poxa, enquanto isso o que vocês políticos ficam fazendo?

Onde vocês estavam quando essa lei de fretados surgiu na cabeça da prefeitura de São Paulo? Por que essa birra do Kassab e do secretário com fretados? Poxa, dá pra organizar, dá pra regulamentar, estabelecer pontos específicos, sugerir itinerários alternativos, guinchar os irregulares e clandestinos, e dava perfeitamente pra liberar os fretados antes das 7h da manhã.

Se a regulamentação tivesse se embasado em critérios técnicos, a gente aceitava sem pestanejar. Mas os critérios são burocratas! São demagógicos! E a lei só faz proibir e ponto final!

Dá a impressão de que tudo isso, inclusive a tal Comissão de Fretamento que diz que vai haver, é tudo jogo de cena. Tudo para inglês ver, como se diz.

E está TUDO BEM??

A gente vê um monte de amigos, colegas, entre desesperado e revoltado com essa lei absurda e está TUDO BEM?

Poxa, me dói sabe. Por isso meu tempo de política foi na época dos caras-pintadas e só.

E estão querendo ressuscitar a CPMF...

Me dá pena. Me dá nojo. Me dá ódio.

Vou torcer pro meu Coringão que eu ganho mais...

Paulo Lopes disse...

ALINE..

VOCE É MINHA "ÍDOLA"..

Conseguiu dizer o que há anos esteve entalado na minha garganta e que eu não soube expressar de maneira tão clara !!!

QUER SABER MAIS ??

À PARTIR DE HOJE, MEU SLOGAN É:

"VOTE NULO, NÃO DESPERDICE SEU VOTO"

And.. "Zéfiní"...

Lourdes disse...

É Aline tb acho que é birra, porquê o Sr. prefeito está colocando ônibus urbano para fazer linhas que antes era do fretado, tudo ônibus velho, caindo aos pedaços. Aí Pode!!!
Enquanto nós donos de empresas temos que ter ônibus tudo novinho. Como vamos conseguir sendo que os fretados só transportam passageiros de manhã e a noite e agora com poucos passageiros como vamos conseguir trocar de ônibus, nunca, isto tudo é um absurdo! É dá uma revolta muito grande. Precisamos de muito mais pessoas reclamando, tudo bem já foi, já tem a lei, não tem mais jeito, mas devemos nos unir e expandir essa nossa revolta para que não aconteça essa injustiça com outras pessoas, porque o que queremos e simplesmente trabalhar. E estou de acordo com o Paul Lopes:

"VOTE NULO, NÃO DESPERDICE SEU VOTO"

E como ele disse vc tb é minha Idola Parabéns pelas suas palavras.

Lourdes disse...

No dia que saiu a liberação da Berrini, tinha uma enquete no site do SPTV da Rede Globo sobre o fretado, no mesmo dia tiraram, não colocaram nem o final da enquete, simplesmente tiraram e não mais se comentou sofre o fretado como vinham comentando.
E também na semana após a votação da lei dos fretados no mesmo SPTV saiu uma reportagem que colocaram duas televisões de plasma de 22" em ônibus da prefeitura para passar a programação da Rede Globo do dia anterior. É tudo um bando de serpentes.Isto tudo é um absurdo!

Douglas disse...

Certeza absoluta que é "birra", o mentiroso do Secretario já "inflou" dados da CET (pois ele manda la também) e com a influência dele conseguiu que o Desembargador revogasse a liminar que permitia a livre circulação de fretados duas horas após o ocorrido.

Esse SecreOtário faz parte da escória de SP, ele e o Kassab tem fobia de trabalhadores honestos, essa é a única explicação para tudo, depois somos nós que somos os Mauricinhos (nunca vi Mauricinho acordar 4h30, 5h00 da manhã), folgados, "agitadores".

Não ainda reclamar com a imprensa daqui, teriamos que reclamar com a imprensa internacional mostrando fotos, fatos, etc.

E ainda dizem que "Colocamos nosso interesse financeiro acima do bem estar coletivo", acho que essa frase deveria se aplicar aos vereadores que votaram a favor do projeto em troca da volta da "Cidade Suja" em benefício deles.

Meus Parabéns Aline.