segunda-feira, 24 de agosto de 2009

24 mil mortes relacionadas ao Fumo

O uso progressivo do cigarro causa problemas ao fumante e as pessoas que estão próximas ao usuário. As doenças vão de uma simples rinite, a uma catarata, câncer de pulmão, AVC e morte súbita de bebês. É a causa de morte de quase 17 mil homens e mais de 7 mil mulheres.

Eu nem preciso dizer mais nada quanto a isso. No entanto, nos jornais de hoje há uma reportagem que assusta: “menina já fuma como menino”. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo detectou o aumento de mulheres adolescentes que adquiriram o vício do cigarro. Nos jovens entre 14 e 18 anos, 8,6% fumantes são meninos e 6,7% são meninas.

Tudo está relacionado a uma questão da mídia e a pressão dos “namorados”. A televisão mostra mulheres bonitas e sensuais com um cigarro na mão. Na cabeça de uma adolescente que sonha em ser igual a atriz do cinema, isso tem consequências seríssimas!

A propaganda de cigarro foi proibida nos meios de comunicação. Agora falta uma campanha maciça demonstrando os malefícios do fumo. A gente tem de começar a mostrar jovens saudáveis e felizes – que não fumam – e afirmar o quanto é bom a vida sem a nicotina.

A campanha do Governo do Estado sobre a Lei anti-fumo está acertando ao colocar os artistas apoiando a ideia. No entanto, é preciso ir além!

Nos programas infantis, nas novelas, nos programas das tardes de domingo, enfim, utilizar todo tipo de comunicação para não deixar que os jovens entrem no vício, pois depois que começam a fumar fica muito mais difícil largar.

Além disso, o cigarro é uma porta aberta para outros tipos e droga, como a maconha, a cocaína, o crack etc.

Vamos lutar pela saúde!

Abs,

RT

Um comentário:

Toninho/Precinho disse...

O giba não para!!!!!!!!!