quarta-feira, 22 de julho de 2009

Portaria dos Fretados

Ontem, dia 21 de julho, foi anunciada a Portaria que define regras para o sistema de transporte fretado na cidade de São Paulo a partir do dia 27 de julho.

Não houve nenhuma surpresa e tudo que já havia sido dito anteriormente foi ratificado. A área de proibição de circulação e desembarque é dentro da região do rodízio municipal de veículos. Somente a Av dos Bandeirantes ficou livre para circulação e com uma parada próximo ao Aeroporto de Congonhas.

Uma modificação refere-se a possibilidade de as empresas pedirem a liberação do fretado para o transporte dos funcionários mediante um cadastro. Porém o veículo somente poderá fazer a parada dentro do pátio da empresa.

Os motivos alegados pelo secretário de transportes foram baseados em estudos realizados pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – que previu redução de 11% no trânsito com a retirada dos ônibus fretados. Eu não discutirei os dados técnicos da Companhia, no entanto, a partir de agosto vou propor debates com usuários de fretados, empresas e o poder público para discutirmos o assunto e referendar o estudo.

Após o fim do recesso vou sugerir a redação de um Projeto-Lei específico para o fretamento na cidade. Portaria é algo transitório e São Paulo precisa de legislação definitiva para o tema.

Antes de aprovar a lei faremos muitos debates com a população. Desde já você pode participar aqui no blog, no twitter e no site e deixar uma idéia para o Projeto-Lei e sua opinião sobre a Portaria dos fretados.

Participe dos debates sobre o transporte coletivo público e privado. Você pode e deve participar das decisões sobre o futuro de nossa cidade!

Dê sua opinião! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

14 comentários:

Douglas disse...

Isso é uma vergonha!

É um absurdo nós trabalhadores sermos obrigados a parar em um "bolsão" e esperar um ônibus municipal desconfortável, superlotado (e correndo risco de sermos assaltados) ou um metrô mais lotado ainda para chegar ao nosso destino.

Legal não é mesmo ? Ir para eventos de turismo, religiosos pode ir com tranquilidade e conforto, para trabalhar não.

Parabéns ao Kassab a aos "democratas" (só da boca pra fora) por mais essa "vitória", se um dia sonharam em Governar SP acabaram de perder milhares de votos do: ABCD, Baixada Santista, Bragança Paulista, Atibaia, Campinas, Jundiaí, Vinhedo, Sorocaba, Porto Feliz, Guarulhos, Vale do Paraíba, Mogi das Cruzes e boa parte da Capital que votaram nele para Prefeito.

No ano que vem (infelizmente) eu vou votar no partido da estrela, pois no Serra/DEM (ou seria DIT de Ditadores) nunca mais.

Anônimo disse...

Participe do BLOG FRETADO SIM !
http://fretadosim.blogspot.com/

Cristófalo disse...

"Segundo a prefeitura, serão atingidas cerca de 40 mil pessoas que usam fretados para se deslocar de bairros periféricos e cidades próximas para áreas como os centros financeiros das avenidas Paulista, Faria Lima e Luiz Carlos Berrini.

O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, disse que no máximo 10% dos usuários dos fretados passarão a usar carros particulares".

Façam as contas... Rodam aproximadamente 600 ônibus que rodam na ZMRF... das 40 mil pessoas afetadas, segundo o secretário, 10% irão de carro (por tudo que andei lendo, acho essa estimativa miserável, o real deverá ficar entre 40% a 50%)... isso quer dizer que 4000 carros estarão rodando dentro da ZMRF à partir de segunda-feira.

Saem 600 Ônibus e entram no mínimo 4000 carros!!! Aonde está a massa cinzenta na Prefeitura de São Paulo?

Concordo em gênero e grau com o Luis Nassif...

O staff do Prefeito é fraco, não há estrategistas, pessoas com visão macro da cidade e da população, parece uma arraia miuda da politica menor.

Como pode o Secretario dos Transportes ser a mesma pessoa, um advogado, que presidiu a Febem?

Transporte em uma grande metrople de nivel mundial, como é São Paulo, exige uma senhor especialista, com formação e experiencia na area, não pode ser um advogado que não tem nenhuma relação com essa complexa tarefa de organizar o fluxo fundamental para a economia da cidade.

A chamada rotula central de circulação de São Paulo tem 35 anos, foi implantada pelo Cel.Americo Fontenelle, um especialista, foi tão bem projetada que não se muda há quase 4 décadas. Aonde estão as novas soluções, a capacidade de ver o todo, de planejar um sistema e não quebra-galhos irracionais, como esse de tirar o onibus fretado, que é um transporte coletivo, para deixar as ruas desimpedidas para os carros, um contrasenso na contramão da tendencia mundial, que é exatamente o conrário?

Se analisarmos o secretariado dessa Prefeitura, não se encontrará nenhum grande nome, com exceção de um ou dois, vocacionado para a cidade, com visão do futuro da grande metropole. Só se verá gente pequena, com soluções menores ainda. Não há um grande urbanista, um especialista em transportes, um grande médico, um grande educador. Não vejo futuro nessa administração, São Paulo se auto administra como pode, o Poder Publico é uma lástima, não ajuda e faz tudo para atrapalhar.

Renato disse...

Caro vereador, nos usuários de Fretado estamos preparando uma campanha contra a votação na próximas eleições dos vereadores que não se preocupa com a população

Unknown disse...

Caro RT. é um absurdo ver o que está acontencendo, eu venho há 3 anos de fretado de Poá (alto tiete), para a zona sul (itaim bibi), e fico sei como o fretado ajuda no nosso dia a dia, porque pegar o trem e o metro para essa região é impossivel. Convide o Kassab para pegar o trem em guaianazes as 6:15 e depois tentar entrar no metro brás as 7:00, para ele sentir como é bom o transporte publico, isto do jeito que esta imagina depois da restrição como vai ficar.. estamos falando em mais de 40 mil passageiros dia.

att

Danilo Pedroso
Passageiro de fretado Revoltado.

Douglas disse...

Concordo com o Renato no post acima, e quem não vota em SP boicota o partido do Prefeito (DEM) na sua Cidade (infelizmente eu votei no prefeito do DEM na minha cidade, que por sinal é amigo particular do almofadinha), assim como NÃO vou votar no Serra para a presidente (como Governador não fez para impedir tudo isso acontecer).

Sapo's Links Page disse...

Por fim, novamente sairemos derrotados!

Nenhuma novidade!

Ka disse...

A partir do dia 27, vou trabalhar de carro e todos os meus amigos vão também, pois o Sistema de Tranporte coletivo público de São Paulo fere o fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana ao nos oferecer ônibus e trens lotados e com pouca segurança (com relação a roubos).

No fretado eu ia sentada e podia dormir com segurança até o local de desembarque. Vai fazer isso no metrô para ver o que acontece, se é que alguém consegue dormir em pé... só se for se apoiando no meio da multidão e escondendo a carteira por dentro da roupa.

Não votarei no Kassab e nem nos seus aliados. E sabe como é, para falar bem, a gente fala pra uma pessoa, mas para falar mal, a gente fala para 5 ou mais.

Douglas disse...

Sou de Mogi das Cruzes eu vou reproduzir o post de um(a) conterrâneo(a) feito em um outro blog:

Nós, de Mogi das Cruzes, também estamos indignados como exposto na matéria, e as empresas da região solicitaram a ajuda do Exmo. prefeito Marcos Bertaiolli (DEM) e qual foi a nossa surpresa!!!!
Veja o e-mail da coordenadora da empresa.
http://www.moginews.com.br/materia.aspx?id=37873
"Seria cômico se não fosse verdade!! As restrições estão também agora em Mogi das Cruzes.

Pasmem!! Hoje ao retornarmos para Mogi, fomos surpreendidos por MARRONZINHOS MOGIANOS na Av. Cabo Diogo, informando-nos e sendo categóricos, que a partir de amanha (23/07) os ônibus de fretamento, estão proibidos de circular nas proximidades da Estação de Trem nos retornos de São Paulo.

Inacreditável, estão copiando a idéia do KASSAB. É UMA VERGONHA.

Bom é isso... Acho que a manifestação tem que focar em melar a candidatura do Serra para "pressionar" os puxa-sacos a acabar com essa palhaçada!!!

SERRA + KASSAB + DEM + PSDB = DILMA 2010.

Sapo's Links Page disse...

Pensei que o Sr. estaria hoje pela manhã no metrô conosco.

Anônimo disse...

Um absurdo! É a definição para a situação de hoje pela manhã...
É lamentável termos que andar quilômetros para chegar no trabalho porque o safado do prefeito não soube organizar a situação antes de criar a maldita portaria. Estou revoltada com a situação e a partir de amanhã venho de carro!!! Não é isso que ele quer???

Anônimo disse...

Eu moro próximo da Av. Sumaré. Por lá passava 4 linhas de ônibus. Agora passam 1.234, correspondente aos fretados. Que palhaçada é essa, vereador?

Cristófalo disse...

O Comentário acima deveria ser perguntado ao Secretário de Transportes e ao Prefeito de São Paulo, o Vereador Ricardo com certeza não tem nada a ver com isso, muito pelo contrário... Ele é um dos poucos que estão tentando reverter essa situação.

Unknown disse...

Infelizmente a nossa prefeitura está muito aquém de uma prefeitura de grande metrópole. As pessoas que administram uma cidade do tamanho de São Paulo, deveriam no mínimo ter argumentos para adotar tal medida. Obrigar os 40.000 executivos que PAGAM os fretados (devido a uma deficência do transporte público), a andar mais de 30 min do seu ponto normal de parada ou pegar uma condução que se funcionasse bem, não estaríamos PAGANDO fretados... por favor senhor prefeito, me esclareça melhor seu objetivo.
Eu tenho vergonha de morar em São Paulo.
Nunca mais voto em Gilberto Kassab!
Nunca mais voto no DEM!