terça-feira, 14 de julho de 2009

A Lei do Moto-táxi

Na quinta-feira passada o Senado aprovou uma lei que permite o serviço de moto-táxi em todo o Brasil e cada município terá de realizar regulamentações específicas e, adotar ou não, o serviço.

Aqui em São Paulo eu já venho debatendo o tema há, pelo menos, dez anos. Quando eu fui diretor de operações da DERSA e DER viajei por várias cidades do interior e conheci o trabalho do moto-táxi de perto. Nestes municípios havia poucas ofertas de transporte coletivo e as pessoas eram obrigadas a andar quilômetros a pé e a moto-táxi fazia este serviço de leva e trás com facilidade e comodidade.

Daí eu volto para São Paulo e percebo que os bairros mais afastados são como cidades do interior: todo mundo se conhece, mas quase não há ônibus e o metrô é muito longe. As pessoas têm de caminhar muito até chegar a um ponto. Então eu comecei a pensar sobre a implantação de um sistema de moto-táxi nestes locais.

Há cerca de dois anos eu vi que o serviço começou a se espalhar pela periferia. Na ilegalidade o trabalho tem aumentado cada dia mais. É um vizinho que dá uma ajuda de custo para levar até o metrô; é um amigo que divide a gasolina para ir ao médico e por aí vai.

Eu quero levar este debate em frente aqui em São Paulo e a sua opinião é muito importante. Eu pretendo apresentar um Projeto-Lei para regulamentar a profissão de moto taxista aqui em São Paulo, mas antes eu quero sua opinião. Entre no meu site http://www.ricardoteixeira.com.br/ e participe das discussões no Blog, no Twitter e na Rede Social.

Há alguns tópicos extremamente importantes que farão parte deste PL. Primeiro: o trabalho só poderá ser realizado fora da área do centro expandido. É nos “fundões” que os moradores enfrentam mais dificuldades no acesso ao transporte coletivo. No centro tem trem, metrô, ônibus, van, táxi, enfim, existem muitas opções. Mas, para o pessoal que mora lá na divisa com Itaquá, em Parelheiros, Guaianazes, é mais complicado.

Segundo: é obrigatório o uso de colete air bag para passageiro e para o condutor. A prevenção a acidentes deve ser primordial para quem quer trabalhar. E em terceiro, a fiscalização deve ser eletrônica. Com a tecnologia atual a instalação de um simples “chip”poderá monitorar as mototáxis e não deixá-las sair do perímetro delimitado e também prevenir possíveis infrações de trânsito.

Eu vou propor a realização de Audiências Públicas com os moradores, trabalhadores, técnicos de trânsito, médicos, enfim, com todos que façam parte e possam discutir o tema.

Não dá para ter uma decisão no Senado e São Paulo ficar de fora e deixar a ilegalidade tomar conta das ruas de nossa cidade.

O que você pensa sobre o moto-táxi? Você é favorável ao serviço? Como você acha que deve ser tratado o tema?

Participe! Envie sua opinião! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Nenhum comentário: