segunda-feira, 15 de junho de 2009

Tratamento para acidentados

A partir do dia 1° de julho todo o motorista ou motociclista envolvido em acidente de trânsito – culpado ou não – terá a habilitação suspensa e realizará exames de reavaliação no DETRAN. O autor da resolução é o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que segue uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê a reciclagem do motorista acidentado.

A primeira avaliação será realizada por autoridades de trânsito, como a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – ou Polícia Militar. O curso custa R$ 183,00 e o processo para a reabilitação da carteira de motorista 60 dias.

Não é um período longo, pois poderemos ter a seguinte situação: motorista envolvido em acidente está embriagado. Ao passar por exames psicológicos é detectado que é alcoólatra. Você deixaria esta pessoa pegar no volante novamente? É bem provável que se envolvesse em outro acidente, e desta vez, poderia ser fatal.

A decisão do CONTRAN vai ao encontro da humanização no trânsito e a prevenção a ocorrências com mortes. Quem dera se todos os motoristas – envolvidos em acidentes ou não – pudessem, pelo menos uma vez por ano, passar por algum tipo de reciclagem. Com o passar do tempo nos tornamos mais “relaxados” ao volante, porque já somos mais experientes na direção. Aí mora o perigo, pois deixamos de prestar atenção a nossa volta, deixamos de respeitar algumas leis de trânsito – afinal o que importa passar o sinal amarelo? – e causamos mais acidentes.

De acordo com a CET, em 2008 foram 28.545 acidentes com vítimas e, apenas, 135 condutores foram reavaliados. Um absurdo deixarmos tanta gente solta por aí, que pode causar mais ocorrências e com mortes.

O que você pensa sobre esta resolução do CONTRAN? Os condutores devem fazer a reciclagem? Ela deveria ser obrigatória?

Dê sua opinião e suas sugestões! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Nenhum comentário: