domingo, 21 de junho de 2009

Movimento pelos Fretados

Eu estou muito contente pelo que tem acontecido desde a quinta-feira, dia 18/06, à noite. É um verdadeiro movimento de união entre empresários, motoristas e passageiros dos ônibus fretados. Todos ficaram abalados com a notícia de que, em primeiro de agosto, o sistema de fretamento na cidade de São Paulo irá acabar. E é para ficar assustado mesmo, principalmente porque os fretados transportam 600 mil pessoas diariamente.

A grande pergunta é: para aonde vão as milhares de pessoas que deixarão de usar os fretado? A maioria vai tirar o carro da garagem e daí vem mais trânsito e mais poluição por aí. Ou tentar usar o já saturado transporte público. Como entrar dentro de um ônibus lotado na periferia que vai para o centro, é a pergunta mais freqüente.

Hoje eu quero convidá-los para mais uma etapa desta luta pelos fretados. Na terça-feira, dia 23 de junho, às 11 horas, vamos para o vão livre do MASP. Lá faremos uma manifestação pacífica e sem atrapalhar o trânsito. A reunião do povo não pode atrapalhar o povo.

Você deve se lembrar do movimento dos perueiros. Eles eram irregulares, mas uniram forças e conseguiram sua legalização. Na periferia é difícil imaginar o transporte coletivo sem as peruas. E os fretantes devem fazer da mesma forma. Todos devem se unir para não deixar que alguém acabe com a categoria.

O fretamento é o único meio de transporte de massa que não tem subsídio algum do Governo. O sistema é pago pelos usuários. Trabalhadores que geram emprego e renda para melhorar a vida na cidade.

Vamos dizer sim ao ônibus fretado na terça-feira, às 11 horas.

E para terminar eu quero agradecer todas as mensagens e as sugestões de projetos-lei para o fretamento em São Paulo. Sem a sua opinião e a sua participação este assunto já teria morrido e a população que usa os fretados ficaria sem opção.

Eu te espero lá!

Abs,

RT

20 comentários:

Anônimo disse...

Cabe as vcs.Vereadores votarem contra a lei que termina com os fretados. vcs foram eleitos pelo povo

Daniela disse...

Concordo que o fretamento "clandestino" atrapalha o transito com motoristas despreparados, sem treinamento. Por isso sou totalmente a favor de regulamentação, pois pego fretado a mais de 6 anos e nunca vi irregularidades (lista de passageiros fixa, coordenadores, ônibus novos movidos a biodiesel, devidamente inspecionados). Como então a Prefeitura pode imaginar que o transporte público será melhor para a população??? Por acaso já alguma vez pegaram a linha vermelha em horário de pico? É um absurdo!!!

Vereador Ricardo Teixeira disse...

Caro anônimo você tem razão e eu tenho certeza que todos os vereadores são favoráveis ao transporte fretado. Se o projeto for para votação na Câmara Municipal creio que você que ajudou a eleger os vereadores fará pressão para votarmos a favor dos fretados. Mas, se vier uma portaria com norma específica, a pressão de todos terá de vir antes. Abs, Vereador Ricardo Teixeira

Débora Elisa disse...

Acho um absurdo o projeto em querer proibir a circulação de ônibus fretado dentro da área de rodízio, sendo que o mesmo retira muitos carros das ruas e passageiros do transporte público que aliás está muito precário, um metrô ou outro novo NÃO muda nada, por exemplo eu venho de Sto André para Paulista, imagina onibus, trem depois metro com baldeação. São muito lotados. O Secretario Municipal de Transportes acredito que nunca pegou esses transportes e muito menos em horário de pico. O que eles querem? Já estamos em uma crise mundial...querem deixar mais desempregados...motoristas e funcionários de empresas, pois INFELIZMENTE não podemos depender do transporte público, e imagine quantos carros a mais irão circular, é inacreditável! Espero que o bom senso prevaleça e a votação seja em massa para a circulação de ônibus fretado e o que pode ocorrer uma regulamentação com horários corretos e pontos.

Cicera disse...

Sr. Verador,

Pego fretado ha 25 anos, moro na zona leste e trabalho na Consolação, odeio metro e terei serios problemas para chagar ao meu trabalho. A lei só esta me direcionando a voltar a dirigir, como tenho dois automoveis em casa não terei problemas com rodizio, é isto que a prefeitura quer? que muitos usuarios voltem a usar os seus vieculos. Gostaria de convidar o idealizador da lei para usar o metro ou mesmo onibus comum no horario de pico. Pode contar comigo amanhã na Paulista, alias acho que esta medida já deveria ter sido tomada os usuarios precisam se movimentar e mostra quantas pessoas serão prejudicadas com esta lei absurda.
Cicera

Anônimo disse...

Acho um absurdo Pessoas que não usam esse tipo de transporte Pessoas da lei acharem que o fim é a solução, já está mais que provado que o fretado tira das ruas muitos carros, se o projeto e para não poluir então estão indo contra tudo, já que vai encher de carros as ruas.
Eu pego fretado a 7 anos e pego por um motivo claro, conforto rapidez, e sei que chegarei praticamente todos os dias no mesmo horario.

engraçado pessoas que nunca vão usar serviços publicos de transporte querer acabar com as alternativas que temos.

será que alguem vereador, prefeito, governador já pegou onibus em horadio de Pico ?

Onibus horriveis onde vc precisa subir e descer dentro de um transporte e ficar em PÈ.

quem disse que os usuarios canssados do trabalho gostam de ficar em PÈ, apertados como se fossem cargas, o metro está ficando igual e pelo que parece os novos teram menos bancos, é o fim essas alterações deveriam ser pesquisados antes, igual ao bilhete unico que agora só é possivel passar de meia e meia hora, odinheiro no bilhete é meu, quero pagar a passagem para alguem sou obrigado a esperar 30 minutos no metro para passar novamente ?

agora controlam nossos dinheiros também ? quem fica esperando meia hora numa catraca, gente sem vergonha sabe que a pessoa vai acabar comprando uma passagem para passar.

Devertia ter uma pena severa, igual na china para gente corrupta ou que leza as pessoas de tal forma.

me sinto envergonhado por morar aqui o pais é lindo mais seus governantes são uma mer..

Anônimo disse...

O mais interessante é que um projeto é simplesmente definido sem antes ouvir a opinião pública. Já vi que também a imprensa está conspirando contra, mostrando somente as barberagens de poucos motoristas e não mostraram a verdadeira funcionalidade dos fretados, nem como a população tenta "escapar" dos engarrafamentos cujo índices já foram quebrados... Por isso apóio a manifestação que será realizada amanhã na Paulista, para que possamos enfim sermos OUVIDOS!!! Vamos lutar pelo direito de expressão, e acabar com a ditadura da política burocrática e da imprensa vendida....

Sapo's Links Page disse...

E morremos na praia

José Gouveia disse...

Então a desculpa para se retirar os fretados de circulação é o meio ambiente. É estranho, porque a questão é que a prefeitura agora tem a Controlar, empresa terceirizada contratada para as medições das emissões dos veículos, não é? Não basta exigir que os ônibus estejam devidamente regulados, dentro da lei? Quantos ônibus das empresas urbanas, as novas cooperadas, rodam com ônibus desregulados?
Com a integração com o bilhete único, todos sabemos em que situação o metrô ficou. Tente embarcar na linha vermelha, Leste-Oeste, no horário de "rush".
Estão querendo cercear o direito de ir e vir dos fretados e impedindo a livre iniciativa, a geração de empregos, a locomoção das pessoas com dignidade.
Os fretados não são e nem serão concorrentes da linha amarela do metrô. Até porque ela só começa a operar no primeiro semestre de 2010 ou sabe-se lá quando...
Com certeza, o problema todo é a concorrência e a reserva de mercado da Odebrecht, Camargo Corrêa e das empresas lusitanas de transporte coletivo, que tanto se noticiam irregularidades trabalhistas e previdênciárias.
Até parece que é só o meio ambiente. Se fosse esse o problema, muitos viriam trabalhar de bicicleta, não fosse o relevo da cidade de São Paulo ser geologicamente um desastre e a engenharia reversa de tráfego dessa cidade insistir em fazer com que o trânsito seja totalmente torto e mal-acabado. E agora essa de acabar com os fretados.
Pelo jeito, o cidadão tem o que merece mesmo.

Anônimo disse...

Não vamos morrer na paia coisa nenhuma!!!
À luta democrática companheiros !!!
Derrotismo jamais !!!
Vão livre do MASP já, digo amanhã galera !!!
Eles andam com dólar na cueca e de avião, e nós de lotação ???
Reajam !!! Vocês têm sangue nas veias ou não ???

Anônimo disse...

jose.sou morador em Santo Andre. a 54 anos, minha esposa trabalha em sao paulo a 20 anos nohospital heliopolis, onde chegar no horario, é fundamental e ético pois os pacientes precisam ser atendidos com rapides,e humanidade pelos funcionarios que ali trabalham, sao esses funcionarios que morando, aqui no abc, em ribeião pire, maua sao bernardo santo andré, riogrande da serra, chegam até esse hospital, por meio do ONIBUS FRETADO . Porque no acaso minha esposa que ali trabalha a 20 anos.já pegou os onibus coletivo, por muitos anos onde para chegar ate o serviço são dois, ir e dosis para voltar, são muitos desconfortaveis,as pessoas sao tramportadas como se fossem animais, os condutores dos veiculos parecem que estão dirigindo carroças e sempre de mau umores, já por varias veses, ja deparamos, honibus coletivos capotados. eu acho isso um abissurdo o que estão querendo fazer,contra os fretados. sera que algum desses que etão uerendo tirasos fretados já viajaram dentro de um honibus coletivo para ver avergonha. que é sair caçado do serviço onde a gente da um plantão de 12 horas cançado de tanto corre com os pacientes, sendo as vezes pode ser até um parente, desse que está querendo tirar os fretado .ohla isto estou falando,de alguns que trabalham comigo, e as outras pessoas, que vão, de ribeirão. ate o centro de sao paulo, e voltam com etes honibus que voces chamam de fretado, por sao fretados mas omfato de voce sair cançado e chegar em seu lar inteiro sendo transportados por proficionais aducados e pestativos pois quando um veilo quebra, logo em seguida vem outro substituir , enquanto no coletivo alem de mal confortado e estressante quando vem outro onibus ja vem cheio, ai que paresse umas lata de sardinha , me desculpa, vao procurar outra coisa para mecher deiche as pessoas que tambem pagam inposto e trabalham onestamente e presisam de um veiculo para chegarem mais rapido no serviço.eu sou a favor DO HONIBUS FRETADO

Anônimo disse...

Nunca pensei que isso pudesse se tornar de fato, CONCRETO. Fala-se tanto da melhoria de qualidade vida, em alternativas para diminuir o stress e agora nós, usuários, nos vemos diante de uma lei que não favorece NINGUÉM. Não acho que o fretado não deve acabar pelos transportes públicos não serem de boa qualidade... eles são mas já estão com o máximo que comportam! São Paulo tem uma população enorme. Como já falaram nos comentários acima, queria que o responsável pela criação dessa lei utilizasse o transporte público no horário de pico, é absurdo! O fretado, além de tirar os carros das ruas, contribui pra qualidade de vida dos seus usuários que não precisam se preocupar com o transito, não passam nervoso, estão seguros em ônibus de qualidade que oferecem conforto e motoristas altamente hospitaleiros, gentis e com boa experiência como motoristas. No tempo que estão dentro dos fretados, os usuários podem dormir, ler um livro, acompanhar notícias na TV, escrever em fim, o fretado não pode acabar. Tenho certeza que tendo incentivo e empresas de qualidade oferecendo esse serviço, o fretado só vem a contribuir. Vamos lutar por isso!

Anônimo disse...

Ricardo, contamos com você para convencer seus colegas a votarem contra!

Anônimo disse...

Caro vereador,

Se essa manifestação no vão do MASP não surtir nenhum efeito, eu proponho o seguinte:"

Todos aqueles que deixaram de usar o carro para utilizar o fretado, e que hoje colaboram para melhorar o transito de São Paulo, que venham TODOS trabalhar de carro no dia combinado com um adesivo no vidro:

Eu trabalhava de FRETADO mas, agora a prefeitura de São Paulo prefere que eu ande de carro.

Tenho certeza que isso fará com que as pessoas enxerguem o que para nós é tão óbvio.

Quem está propondo essa medida, certamente não anda de onibus ou metrô pela cidade.

Anônimo disse...

acho tudo isso um absurdo, falta de respeito, quem sofre é o trabalhador, certamente essa pessoa nunca subiu em um obibus nem metro.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a idéia da pessoa que menciona sobre a manifestação não surtir efeito os usuarios utilizarem seus veiculos com a faixa Eu trabalhava de FRETADO mas, agora a prefeitura de São Paulo prefere que eu ande de carro.
Parabens

Anônimo disse...

Revoltante a vontade que dá é aproveitar a epoca de festa junina e fazer uma fogueira, com certeza nas proximas eleições eles não irão mais apareçer, se depender dos usuarios de fretados rsrsrsrsr

Anônimo disse...

Simplesmente será um absurdo caso os Frestados realmente sejam retirados de circulação.!
Utilizando os meios de transportes coletivos levo em média 2 horas e 30 minutos de onde
resido próximo ao Centro (Sé) até o meu local de trabalho, já com a utilização do Fretado
não perco mais do que apenas, isso mesmo apenas 1 hora na locomoção.
Deixar acontecer a morte dos Fretados, será fazer com que o tempo da população seja morto
também. Levando em conta que tudo aumentará (Transito, Poluição...).

Anônimo disse...

O FRETADO NÃO PODE ACABAR!
Como iremos trabalhar. Os vereadores vão com seus carros confortáveis, não vão de metrô.
Mande eles pegarem um dia o metrô na hora do "rush", para ver se eles não votam a favor, é um absurdo, tem tantas coisa para eles verem, vão mexer com o fretado.
Será que não veem que um ônibus polui menos que 20 carros a mais nas ruas, faz menos trânsito que 20 carros nas ruas. É um absurdo.

Lourdes disse...

Vcs vereadores foram eleitos por nós e cabem a vcs votarem a favor o fretado, pq é um bem que FAVORECE a nós seus eleitores por isso precisamos de vcs agora!
Obrigada