quarta-feira, 27 de maio de 2009

Moto-táxi. Uma idéia viável para São Paulo?

A partir de hoje estaremos juntos em mais este espaço. Pretendo utilizar o meu Blog como mais uma forma de integração entre mim e você. Aqui vamos discutir as ideias dos projetos antes mesmo deles irem para proposta de lei. Eu espero que você também participe do Blog com opiniões e envio de sugestões. Não se esqueça de também acessar o mandato on-line, a rede social e o twitter. Seja Vereador Junto Comigo!

E para começar hoje eu quero falar sobre o serviço de moto-táxi. Muita gente deste interiorzão já até utiliza os serviços de táxi na moto. Eu me lembro de ter ido até Fernandópolis – que fica perto de São José do Rio Preto – e ver que o serviço de moto-táxi é muito usado. Eu fiquei pensando sobre isso enquanto caminhava por algumas ruas do bairro do Itaim Paulista, que fica na Zona Leste. Só este bairro tem 300 mil habitantes. Do tamanho, ou eu acho até maior, do que muitas cidades do interior. E lá as pessoas vivem mesmo como se fosse uma cidade pequena. É ótimo passear pelas ruas aos domingos a tarde porque o pessoal fica sentado na porta de casa colocando a conversa em dia. E tudo isso me fez chegar a conclusão: Por que não implantar o serviço de moto-táxi nestes locais?

Eu vi a dificuldade das pessoas em pegar um ônibus ou metrô e, pior, às vezes o pessoal nem tem acesso ao transporte público e é obrigado a andar quilômetros e quilômetros a pé. Eu percebi que os governantes só se preocupam em levar transporte público para os bairros dentro do mini anel viário. Os moradores que estão de fora acabam se sacrificando para pegar uma condução. Isso não é só no Itaim Paulista não. É em São Miguel, Parelheiros, Perus, Guaianazes, no Capão Redondo...O moto-táxi acaba sendo uma alternativa para que o trabalhador possa chegar até o terminal de ônibus mais próximo sem que tenha que ficar cansado de tanto andar a pé.

Eu não estou querendo me desfazer dos taxistas não! Eles são companheiros e sempre nos ajudam quando precisamos e levam muita gente por toda São Paulo. A moto é para aqueles locais que nem o táxi consegue chegar. É para aquele interiorzão mesmo – que fica dentro da cidade de São Paulo que mais parece um mundo – e não tem opção nenhuma de transporte ou o sistema público é insuficiente para atender todo mundo.

A proposta realmente é bem polêmica porque a gente sempre vê a moto como sinal de acidentes e mortes. Só que se a gente for analisar os acidentes acontecem dentro do mini anel viário – que é o centro da cidade. Fora dele são mais raros os casos, porque parece que o pessoal se cuida mais. Porque conhece quem está levando na garupa. Às vezes é até aquele vizinho bem idoso que acaba pegando uma carona para ir ao médico e até ajuda o motorista com o dinheiro da gasolina. A geração de emprego também é um ponto importante. A pessoa está desempregada e, se for moto-táxi regularizado, pode também ter seu “ganha pão” com dignidade.

Se o serviço de moto-táxi for bem feito, se o motorista respeitar as regras de trânsito e tiver tudo regulamentado, direitinho no papel? Será que não daria certo?

É algo para discutirmos. O que acha desta ideia?
Abs
RT

5 comentários:

Unknown disse...

Prezado Ricardo Teixeira;

Acho que esta idéia é realmente muito polêmica. Mas pode ser benéfica. Sera que seria bom? Pois sempre vemos taxistas fazendo bobagens, loucuras no trânsitos.
Imagina isso com uma moto. Será que estes motoristas serão mais prudentes? Quanto a maioria dos acidentes ocorrem no mini centro, é por que a quantidade é maior. Mas realmente. Facilitaria muito a vida de pessoas na região como Gaivota (Cocaia), Grajau, Parelheiros, e muito mais regiões de difícil acesso. Como conheço Zona sul, pude citar estas regiões. Existirão várias que se beneficiarão.

Raphael R Barbosa disse...

"Se o serviço de moto-táxi for bem feito, se o motorista respeitar as regras de trânsito e tiver tudo regulamentado, direitinho no papel? Será que não daria certo?"

Daria, dá, como provam experiências em cidades pequenas. Mas não pode liberar pra todo mundo, não pode ter moto-táxi não regulamentado, tem que coibir os que andam sem capacete (mesmo os caronas ou passageiros), não pode permitir mais de 3 pessoas (incluindo o motorista) em cada moto, etc.

E não basta fazer leis e regulamentos. Precisa fiscalizar e punir quem desobedece!

marcia collarile disse...

Concordo com você Raphael.

Não bastam as leis para os Moto-taxis, moto-boys, etc.

Seria maravilhoso o trabalho se houvesse respeito por parte de motoristas dos veículos e vice-versa: dos motociclistas para com os motoristas.

Isso se consegue, na minha opinião a longo prazo com cursos, conscientização das pessoas.

Demora? pode ser, mas são estruturas e isso sim vale a pena investir.

Acredito que o trabalho Moto-taxi seja interessante começar com trajetos entre-bairros ou locais com menos circulação de veículos porque daria para fazer uma experiência.

Marcia

marcia disse...

Apenas uma sugestão para o blog: daria para colocar a data próxima ao tópico? Exemplo: ''Projeto para os motociclistas...data que foi postado:....'' E se já foi decidido algum projeto ou lei aprovada que seja postado aqui neste espaço. Uma maneira bem interessante de dar '''feedbacks' (retornos) aos internautas que participam. Obrigada! abraços Marcia

marcia disse...

Acho que somente este tópico ficou sem a data ou é continuação do outro tópico que fala sobre os onibus fretados? sorry...Marcia