quinta-feira, 12 de julho de 2012

Prefeitura e Estado ampliam convênio para a construção de creches.


A Prefeitura de São Paulo ampliou convênio com o Governo do Estado para a construção de 20 Centros de Educação Infantil (CEIs). O repasse do governo estadual será de R$ 40 milhões e a iniciativa beneficiará cerca de 4 mil crianças.

A Prefeitura de São Paulo ampliou convênio com o Governo do Estado nesta quarta-feira (11) que permitirá a construção de 20 Centros de Educação Infantil (CEIs). O repasse do governo estadual será de R$ 40 milhões e a iniciativa beneficiará cerca de 4 mil crianças. O convênio foi assinado no início de julho e oficializado hoje.

As unidades serão construídas nos seguintes distritos: São Mateus, Cangaíba, Capão Redondo, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Tremembé, Freguesia do Ó, Grajaú, Vila Curuçá, Jaraguá, Jardim Ângela, Itaquera, São Rafael, Campo Limpo, Cidade Líder, Jardim São Luís. Os distritos de Grajaú, Jardim Ângela, São Rafael e Jaraguá receberão, cada um, dois CEIs.

O convênio é mais uma das frentes formadas para o atendimento de crianças de 0 a 3 anos em creche e irá beneficiar alunos que ainda aguardam vagas em locais distantes da cidade. A Secretaria Municipal de Educação vai continuar ampliando o número de matrículas em creches com construções e convênios. A rede de creches da cidade conta atualmente com 1.493 unidades que prestam atendimento às crianças em seis horas diárias, com profissionais qualificados, apoio pedagógico e cinco refeições diárias, desenvolvendo o processo de acolher e educar.

Foi desta forma que o número de matrículas cresceu na atual administração de 59 mil, em 2005, para 130 mil matrículas em 2010. Com a reorganização da Educação Infantil, que ampliou o atendimento para crianças de até 3 anos e 11 meses, já há 206,4 mil crianças matriculadas em creches na cidade de São Paulo.

A capital é uma das poucas cidades do País que não limita vagas apenas para mães que trabalham nem permite que os cadastros sejam feitos apenas no início do ano. As famílias podem procurar as unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino durante todo o ano.

Parceria

Este é o segundo convênio que a Secretaria Municipal de Educação e o Governo do Estado de São Paulo firmam para a construção de creches. O último foi assinado em novembro de 2011 para a criação de 22 novos Centros de Educação Infantil. Desses, 16 estão com obras em andamento e os outros seis em fases anteriores ao processo construtivo. A previsão é que algumas unidades já sejam entregues neste ano. Com a ampliação anunciada hoje, a capital passará a contar com 42 novas creches, podendo chegar a ter mais cerca de 8 mil vagas.

A verba repassada será destinada exclusivamente para as despesas com as obras. Cabe ao município arcar com as despesas de custeio necessárias para o funcionamento e manutenção das creches.

Nenhum comentário: