terça-feira, 15 de setembro de 2009

Trânsito é a causa de morte de jovens no mundo

Quando a gente pensa em juventude logo vem a cabeça vitalidade, força e, principalmente saúde. No entanto, especialistas alertam que a cada ano mais de 2,6 milhões de jovens morrem com menos de 20 anos de idade.

Segundo pesquisa das Universidades australianas Melbourne e Brisbane, da University College London (Inglaterra), Universidade de Genebra (Suíça) e a Organização Mundial de Saúde, uma em cada quatro mortes se deve a fatores externos e, não a doenças. E mais: 10% das mortes se devem a acidentes de trânsito, 6,3% correspondem a suicídios, 6% estão relacionadas com atos violentos e apenas 5% foram por causas médicas. Ou seja, o trânsito mata mais que qualquer outro fator muito mais perigoso.

Por que isto acontece? A principal causa é a mistura perigosa de álcool e direção. A Lei Seca foi boa no começo, mas sem a rigidez da fiscalização, voltou tudo na mesma. Além disso, os jovens abusam da velocidade. Recentemente vimos um deputado do Paraná que matou dois adolescentes em uma batida de automóvel. Ele estava embriagado e correndo a 190 km por hora. Um absurdo! Dois jovens que tinham uma vida toda pela frente que foram destruídos por um desrespeito as leis de trânsito.

Se a gente não começar a fazer alguma coisa, cada vez mais jovens morrerão. Não dá para fingir que está tudo bem. Não adianta falar que o ensino está ruim, se não teremos para quem ensinar daqui a alguns anos.

Milhões de famílias desvastadas por conta de imprudência no trânsito. Está na hora de tomarmos medidas mais rigorosas para que exista o respeito as leis e que a gente não perca mais a juventude no volante.

A blitze somente não adianta, se não houver a imposição para fazer o teste do bafômetro. Hoje o cidadão pode optar por não realizar o teste. E ele se livra depois das penalidades, pois não há provas contra ele. Daí ele continua dirigindo bêbado, provoca um acidente, mata pessoas, e só depois de provocar uma tragédia será julgado?

Está na hora de acabarmos com esta hipocrisia e salvarmos nossos jovens. Eu fico no pé dos meus filhos, incentivando a direção segura. Orientando “se dirigir não beba”. Tem de ficar de olho, porque a juventude não imagina que um dia pode ocorrer um acidente e até mortes.

Recentemente eu aprovei um projeto de lei que proíbe a venda de bebida alcoólica próximos a estádios de futebol. Uma forma de prevenir o torcedor que sai bravo ou alegre demais do jogo, “enche a cara” e sai dirigindo por aí. Agora é fiscalizar e fazer a lei cumprir!

No meu site www.ricardotexeira. com.br você encontra este Projeto Lei e muitos outros. E você ainda pode dar sua opinião.

O que você pensa sobre este alto índice de mortalidade dos jovens no trânsito?

Participe! Dê sua opinião! Seja Vereador Junto Comigo!

Abs,

RT

Nenhum comentário: